Murilo Sá: Evolução evidente em agradável segundo disco
Resenha - Durango! - Murilo Sá & Grande Elenco
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 24 de agosto de 2016
'Pra onde vai o mundo? Pra onde vai o mundo? Onde é que ele vai? Onde é que ele vai?'. Há 30 anos, Os Replicantes já se preocupavam com o rumo de tudo isso que está aí, como mostram os versos de 'A Verdadeira Corrida Espacial', faixa presente em seu clássico disco de estreia, 'O Futuro é Vortex' (1986).
Independente do destino, a trilha sonora está garantida graças a nomes como Murilo Sá. Lançando seu segundo álbum, o multiinstrumentista baiano (fortemente identificado com a cena gaúcha) deixa claro o amadurecimento em relação ao trabalho de estreia, 'Sentido Centro' (2014). Durango!, que sai no início de setembro, é um mergulho em diferentes influências lisérgicas e psicodélicas, devidamente domesticadas pelo apelo pop onipresente. Com belas melodias e interpretações bastante pessoais, Murilo proporciona uma audição recompensadora ao ouvinte.
Cercado por grandes músicos - Charly Coombes (teclados, ex-Supergrass), Pedro Pelotas (teclados, Cachorro Grande), Gabriel Guedes (guitarra, Pata de Elefante), Tomas Oliveira (baixo, Mustache & Os Apaches) e muitos outros -, Murilo Sá comanda uma banda afiada e que deseja voar alto. Partindo na maioria das vezes das teclas do piano, teclado ou do bom e velho Rhodes, as músicas conseguem transmitir, ao mesmo tempo, um clima atual e vintage.
As doze faixas do play trazem letras que relatam causos do cotidiano, como crônicas urbanas muito bem construídas. Seguindo algo que é até meio cultural no rock natural do Rio Grande do Sul, a ascendência da típica sonoridade inglesa sessentista bate ponto durante todo o disco, com ecos de grandes nomes do período como Beatles, The Who, Kinks e afins, porém essas influências caminham em direção a um resultado contemporâneo, que passa longe de soar datado. E, no meio disso tudo, ainda surgem inspirações próximas de Sá, como o recentemente falecido Júpiter Maçã.
Sempre com boas ideias, Murilo Sá & Grande Elenco conseguem brindar os ouvidos de quem topa com Durango! com canções bastante fortes, e isso fica claro em 'Pra Me Fazer Feliz', 'Guardanapo Azul', a deliciosa 'As Coisas Que Só Você Vê', 'Modo Automático' e a bela 'Quando Precisar de Alguém'.
Mais um excelente disco de um artista que mostra cada vez mais o seu grande talento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
Por que Metallica é a pior banda para se assistir ao vivo, segundo vocal do Gwar
O que significa "brinquedo de star", cantado por Cazuza em "Bete Balanço"
Por que Fabio Lione, do Angra, não consegue mais escutar Power Metal

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



