Hagbard: Os guerreiros do Folk/Viking do Brasil estão de volta
Resenha - Vortex to An Iron Age - Hagbard
Por Marcos Garcia
Postado em 26 de abril de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sim, mesmo depois de apenas um ano desde "Tales of Frost and Flames", o quinteto HAGBARD, de Juiz de Fora (MG) está de volta, desta vez com seu segundo álbum, "Vortex to An Iron Age", que não deixa nada a desejar aos seus antecessores.
Mais uma vez, a banda caprichou, mantendo a personalidade que vemos em seus trabalhos anteriores. Mas há algumas diferenças interessantes: as harmonias, que já era ótimas, ganharam mais corpo e elegância, ao mesmo tempo em que as linhas melódicas estão bem mais trabalhadas e envolventes. Óbvio que o lado mais brutal do grupo continua ali, mas a banda parece ter reforçado o lado mais Folk/Viking de sua música, ficando um pouco mais melodioso. Óbvio que os vocais continuam guturais, mas existem muitas vozes limpas também, as guitarras estão ainda melhores, baixo e bateria caprichando na base rítmica pesada e bem coesa, e os teclados dão aquela atmosfera Pagan da qual tanto gostamos, mas o alinhavo melodioso e certa preocupação com os arranjos estão evidentes. Tanto que existem partes de violinos, vocais femininos bem melodiosos, corais com vozes masculinas limpas, e alguns deliciosos detalhes que poderão ouvir com calma.
Mais uma vez tendo mixagem e masterização de Jerry Torstensson, do Dead Dog Farm Studio, em Säffle, Suécia. Para quem não lembra, é o mesmo que fez os mesmos trabalhos em termos de sonorização de "Rise of the Sea King", logo, a gravação do disco ficou muito boa, com cada instrumento em seu devido lugar, e timbres bem escolhidos (embora fiquem bem próximos do que eles podem apresentar ao vivo), fora um peso avassalador.
Já a parte visual, mais uma vez vemos uma obra de muito bom gosto das mãos de Marcelo Vasco, da PR2DESIGN (que já trabalhou com SLAYER, BORKNAGAR, MYSTERIIS, entre outros), e ficou muito boa, antenada com a proposta musical/lírica do grupo.
Em 9 canções, mais uma vez o HAGBARD atinge um nível musical que não cabe mais no Brasil. Arranjos bem feitos, o som polido e agressivo nas devidas proporções. E isso sem falar nas presenças de Vinicius Faza Paiva nos violinos, Lívia Kodato nas vozes femininas, Luqui di Falco (da banda de Hard Rock GLITTER MAGIC, de Juiz de Fora) no violão, e Maurício Fernandes nos backing vocals, presenças que deram um brilho adicional às músicas.
Não é fácil observar as músicas de "Vortex to An Iron Age" e escolher uma melhor. O disco é nivelado por cima. Mas podem começar a audição pela épica e brutal "Never Call the Sage to Drink in Your Home" (cheia de belos arranjos de teclados, mas vocais de primeira), a mais cheia de detalhes e arranjos bem feitos "Bridge to a New Era" (com a base baixo-bateria aparecendo bastante, fora vocais limpos contrastando muito bem com violinos e vozes guturais); a mais cadenciada e azeda "Iron Fleet Commander" e seus belos toques de violinos; a introspectiva e limpa "Last Blazing Ashes" (sim, uma canção Folk, com bateria, vocais limpos e teclados apenas, dando um toque de bom gosto ao disco), a pesada e climática "Inner Inquisition" (bem trabalhada nos arranjos de guitarras, mas adornada com belíssimas vozes femininas), e a mais bruta "Shield Wall" (embora carregada de uma atmosfera melancólica típica do Folk Metal).
Rebuscando os valores de outrora, como orgulho e honra, sentimentos primordiais que há muito andam sendo esquecidos, "Vortex to An Iron Age" é um disco maduro, e que como foi mencionado acima, mostra que o grupo já deve pensar em viagens para fora do continente, pois a música do HAGBARD está grande demais para o Brasil.
HAGBARD - Vortex to An Iron Age
(2016 - Heavy Metal Rock - Nacional)
Músicas:
1. Intro
2. Never Call the Sage to Drink in Your Home
3. Bridge to a New Era
4. Iron Fleet Commander
5. Last Blazing Ashes
6. Death Dealer
7. Relic of the Damned
8. Inner Inquisition
9. Deviant Heathen
10. Shield Wall
11. Outro
Banda:
Igor Rhein - Vocais
Danilo "Marreta" Souza - Guitarras
Rômulo "Sancho" Piovezana - Baixo
Gabriel Soares - Teclado, vocais limpos, backing vocals
Everton "Tonton" Moreira - Bateria
Contatos:
http://www.hagbardofficial.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
A música do Led Zeppelin que para Robert Plant é o seu "cartão de visitas" como vocalista
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Vocalista quer que novo álbum do Rival Sons seja "para os fãs de camiseta preta"
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



