Deep Purple: Obra prima escultural da genialidade do homem

Resenha - Machine Head - Deep Purple

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Richely Campos
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

O homem tem aspirações, desejos, é impulsionado por razões ideológicas, tem necessidade de compreensão do espaço onde vive e dele gerarem frutos para o hoje e o futuro. O homem é uma máquina pensante, um ser engenhoso em busca da perfeição, que seja individual, coletivo, espiritual ou determinante no cerne da razão.

Deep Purple: queriam Glenn Hughes na banda antes de Roger Glover sairTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos

O álbum "MACHINE HEAD" lançado em 1972 da banda DEEP PURPLE é a obra prima escultural da genialidade do homem, do seu valor, de seu desejo de ser completo. Álbum este composto por IAN GILLAN vocal; ROGER GLOVER baixo; RITCHIE BLACKMORE guitarra; JON LORD teclados e IAN PAICE bateria. A propensão tangível da cabeça do homem em ascensão está definida neste ato. É a fase mais hard rock da banda e a minha preferida, fase esta que explora dignamente todos os seus membros e suas respectivas funções, para nos apresentar o que é rock and roll. Este registro é responsável pela minha educação musical, sou grato a estes caras para a eternidade.

Acompanhe este carro movido à gasolina hard rock porque a música de abertura do álbum irá fazê-lo seguir e seguir por esta estrada sonora impecável, "HIGHWAY STAR" abre essa obra clássica. GLOVER fazendo a introdução juntamente com a guitarra cortante de BLACKMORE, surgindo à base poderosa da guitarra conectada com as marcações dos teclados, GILLAN salientando seus gritos fantásticos e quando PAICE dá aquela virada na bateria e o vocal magistralmente assume o controle é simplesmente de arrepiar. Os efeitos da guitarra criando um clima gradual que sucede o solo singular de LORD que o mesmo concebe de maneira sublime. O ponto alto da música é o solo de BLACKMORE um dos melhores da história do rock, único.

"MAYBE I'M A LEO" o baixo Rickenbacker de GLOVER dita à regra com um blues recheado de groove. Sua audição prazerosa atinge uma sensibilidade envolvente. O vocal de GILLAN bem engajado, os duelos solistas de BLACKMORE e LORD alinhados e a bateria de PAICE o grande destaque da música.

"PICTURES OF HOME" está música é uma obra de arte. Sua abertura na bateria traçando os caminhos para os acordes refinados da guitarra são fascinantes e no transcorrer da canção seus membros nos presenteiam com suas performances ajustadas e de primeiro padrão. O solo de BLACKMORE nos exatos 01:39 é uma pintura, o solo de LORD aos 02:56 é lapidado e iniciando aos 03:41 o solo de GLOVER é bárbaro.

"NEVER BEFORE" soa um pouco dissonante do restante das faixas que compõe o disco, mas é puramente coesa. Vocal interpretado com mais vigor em seu início, a música dá uma quebrada no ritmo ficando com uma atmosfera mais pop e depois retorna a base inicial. Destaco em seus segundos finais a orgia sonora que os teclados do maestro JON LORD elucidam.

"SMOKE ON THE WATER" o que dizer desta obra-prima, o que comentar, está explícito, apenas deixo o riff dizer por si só a grandeza que é esta música, o álbum se resume a este riff memorável.

"LAZY" a preguiça faz com que o seu corpo estagna no tempo numa trajetória única sem reviravoltas, sentindo-se acomodado para a novidade. Se você se identifica com o que foi citado, então deixa esta música de lado. Esta canção é sensacional, com suas nuances jazzísticas delirantes, delimitando a grandiosidade que é "MACHINE HEAD" para a história do rock.

"SPACE TRUCKIN'" fecha o disco com maestria e respeito. Riff introdutório bem ornamentado, GILLAN demonstrando toda sua força vocal, bases consistentes de GLOVER, solo característico de BLACKMORE e bateria destruidora e requintada de PAICE. Concluindo assim de maneira exata este álbum essencial.


Outras resenhas de Machine Head - Deep Purple

Deep Purple: Uma verdadeira aula de hard rock setentistaResenha - Machine Head - Deep PurpleResenha - Machine Head - Deep Purple




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Deep Purple"


Deep PurpleDeep Purple
Queriam Hughes na banda antes de Roger Glover sair

Solos de guitarra estendidosSolos de guitarra estendidos
Os melhores feitos em shows ao vivo

Glenn HughesGlenn Hughes
Produtora de POA se pronuncia sobre show cancelado

Glenn HughesGlenn Hughes
Produtora do Rio se manifesta sobre show cancelado

Glenn HughesGlenn Hughes
Turnê inteira pelo Brasil, com 9 shows, é cancelada

Em 19/08/1945Em 19/08/1945
Nascia a lenda Ian Gillan, do Deep Purple

Deep Purple: vídeo oficial de "Smoke on the Water" ao vivo em 1988Em 01/08/1951: nasce o talentoso Tommy Bolin

Deep PurpleDeep Purple
Em trilha sonora de filme do Tarantino

Ian Gillan: veja vídeo de "Hang Me Out To Dry"

SlashSlash
Ensinando namorada a tocar "Smoke on the Water"

Ian Gillan: "Strange Kind Of Woman" ao vivo em MoscouDeep Purple e Stephen Bentley-Klein: "Lazy" em homenagem a Jon Lord

Lynn Turner e TägtgrenLynn Turner e Tägtgren
"É o Deep Purple encontrado o Pain"

Ian GillanIan Gillan
Vocalista do Deep Purple lançará disco solo ao vivo

Deep PurpleDeep Purple
Paul Rodgers quase tomou o lugar de Coverdale

Purpled by MarksPurpled by Marks
As metamorfoses do Deep Purple

Os 11 mais (ou menos)Os 11 mais (ou menos)
O Suprassumo do Superestimado parte 2


Time MagazineTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos

SlashSlash
A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay

Dedo x PalhetaDedo x Palheta
Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate

Europe: toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl RoseA História Impopular dos Rolling Stones - Livro 2 - Mick TaylorNando Reis: resolvido o mistério da música "Segundo Sol"Dave Mustaine: "eu toco as músicas do Metallica por diversão"

Sobre Richely Campos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336