Abbath: Coleção de faixas fortes e consistentes
Resenha - Abbath - Abbath
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 10 de fevereiro de 2016
Entre todos os integrantes do chamado True Norwegian Black Metal, Abbath talvez tenha sido o que ficou com a imagem mais caricata nos últimos anos. Não me entendam mal: isso não se deu pela música em si, mas sim pela imagem do guitarrista e vocalista do Immortal. Sua icônica maquiagem, bem como a prestatividade em posar para fotos bem humoradas (ainda que algumas dessas imagens sejam fruto de um humor involuntário), transformaram Abbath em um dos maiores memes musicais dos últimos anos. Um status um tanto injusto, visto que Olve Eikemo (seu verdadeiro nome) possui papel central e determinante na trajetória do Immortal e do próprio black metal norueguês.
"Abbath, sua estreia solo, foi lançada em 22 de janeiro pela gravadora francesa Season of Mist e traz o vocalista e guitarrista acompanhado por King ov Hell (baixo, Gorgoroth, Audrey Horne), outro dos grandes nomes da cena norueguesa. Kevin Foley, baterista que atende pelo codinome de Creature e tem passagens por bandas como Decapitated e Sabaton, completa o time que gravou o disco. Trata-se de um álbum que, de acordo com declarações do próprio Abbath, é composto por canções que eram destinadas ao próximo disco do Immortal, mas que com a sua saída da banda acabaram sendo aproveitadas aqui.
O que temos nas oito faixas (dez na versão deluxe) é um black metal que não soa muito distante da típica sonoridade da cena norueguesa, mas que consegue, ao mesmo tempo, soar contemporâneo e atual. A parceria entre Abbath e King ov Hell, músicos rodados, experientes e, acima de tudo, protagonistas da construção da típica sonoridade do metal extremo escandinavo, renova elementos como os clássicos riffs cíclicos de guitarra, os onipresentes blast beats e o clima épico tão natural à carreira de Abbath.
A escolha por uma produção e mixagem mais atuais e distantes da rispidez e crueza comuns aos discos clássicos de bandas da mesma geração dos músicos envolvidos é um acerto a ser elogiado. O próprio Immortal estava trilhando caminho semelhante em seus últimos álbuns - "All Shall Fall" (2009) é um ótimo exemplo -, e ainda que isto retire o ar gélido penetrante das canções, compensa com peso e muito mais profundidade sonora, em todos os aspectos.
Com uma coleção de faixas fortes e consistentes, Abbath alcançou um resultado digno de nota em sua primeira experiência solo. O disco é muito bom, atestando a forte herança da árvore genealógica natural da Noruega, profundamente influente em toda a cena do metal extremo.
Excelente!
Outras resenhas de Abbath - Abbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
James LoMenzo, baixista do Megadeth, fala sobre a saída de Kiko Loureiro
A música que surgiu como anotação em caderno e virou um dos maiores hits dos anos 80
Produtor Rick Rubin revela qual foi o rockstar "mais difícil" com quem já trabalhou
A reinvenção de Abbath, um ícone do Black Metal, em seu primeiro álbum solo
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



