Pyogenesis: Uma evolução sublime em um disco excelente
Resenha - A Century in the Curse of Time - Pyogenesis
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 09 de fevereiro de 2016
O Pyogenesis é uma banda alemã formada em 1990. Entre 1994 e 2002 eles lançaram cinco álbuns, todos com a sonoridade predominando entre o doom e o death metal. E então entraram em um limbo, do qual só saíram este ano, com o lançamento de seu novo disco. E é aí que a coisa começa a ficar realmente interessante.
"A Century in the Curse of Time", o tal álbum novo, traz um novo Pyogenesis. É uma nova banda, com uma nova sonoridade, que em nada remete aos trabalhos antigos. E, devo dizer, com um som muito mais interessante do que tudo que eles gravaram antes. Dá pra classificar o Pyogenesis atual como metal moderno, com algumas pitadas de alternativo e doses generosas de groove. Uma música absolutamente empolgante e muito bem feita, que coloca a banda em um patamar superior e até então inédito.
Com guitarras bastante pesadas e refrãos sempre muito fortes, o grupo aproxima-se do pop no sentido de ter produzido canções extremamente cativantes, daquelas que chegam com tudo e grudam automaticamente na cabeça. Sem muitos pudores estilísticos, o que temos é um caldeirão de influências costurado com a estética sonora do heavy metal.
A produção, cristalina, deixa tudo ainda mais forte. Há uma abundância de linhas vocais repletas de melodia e harmonias na melhor tradição de ícones como Queen e Yes, além de riffs de guitarra bem chicletes, tornando a absorção de tudo muito simples e direta.
A longa e climática faixa-título, com mais de quatorze minutos, encerra o disco com altas doses de musicalidade, deixando um saboroso sabor de quero mais na boca - ou melhor, no ouvido. Outro destaque instantâneo é "Steam Paves Its Way (The Machine)", a pedrada que abre o álbum de maneira sensacional.
"A Century in the Curse of Time" é uma espécie de "De Volta para o Futuro" do Pyogenesis. Parece que a banda pegou o DeLoren de Emmett Brown e Marty McFly lá no início dos anos 2000, foi dar umas voltas algumas décadas à frente e retornou agora, em 2015, cheia de novas abordagens, conceitos e sonoridades. Uma evolução sublime em um disco excelente.
Outras resenhas de A Century in the Curse of Time - Pyogenesis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Narrador Luiz Carlos Jr. manda ver em cover de "Holy Diver"; assista vídeo
Nathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell
A incrível canção que tem "o maior som de bateria do mundo", de acordo com Phil Collins
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



