Steven Wilson: Coleção de outtakes de seus últimos álbuns
Resenha - 4 ½ - Steven Wilson
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 09 de fevereiro de 2016
Com pouco mais de 35 minutos, "4 ½", novo lançamento de Steven Wilson, é uma coleção de outtakes registrados nas sessões de gravação de seus últimos álbuns. São apenas seis faixas, sendo três delas instrumentais, todas oriundas do processo criativo que deu ao mundo os ótimos "Grace for Drowning" (2011), "The Raven That Refused to Sing (And Other Stories)" (2013) e "Hand. Cannot. Erase." (2015).
Explicado o contexto, o que temos é Steven Wilson transitando pelo universo sonoro característico de sua carreira solo: o rock progressivo contemporâneo, rico em experimentações e marcado por performances instrumentais excepcionais de cada um dos músicos - incluindo aí feras de alto gabarito como o guitarrista Guthrie Govan e o baterista Marco Minnemann.
Logicamente, há ecos de canções já conhecidas, fato justificado pela natureza das faixas. "My Book of Regrets", por exemplo, tem passagens que remetem à "3 Years Older", música que está no último disco do artista. Ela, ao lado de "Don't Hate Me", são as faixas mais longas e complexas do trabalho, ambas com mais de nove minutos de duração e as marcantes alternâncias de dinâmicas que tanto agradam Wilson e seus fãs. "Don't Hate Me", inclusive, é belíssima e teria lugar de destaque em qualquer um dos álbuns de Steven.
No outro lado da moeda, músicas como "Year of the Plague", "Sunday Rain Sets In" e "Vermillioncore", todas instrumentais, funcionam com paisagens sonoras que criam a trilha para os deslocamentos urbanos do dia a dia de cada um de nós.
Sem a pretensão e a profundidade de um álbum completo, "4 ½" traz boas ideias e faixas criativas (uma constante na carreira de Steven Wilson, é preciso frisar). Uma pequena joia, que levanta mais um alicerce na trajetória daquele que é o principal nome do rock progressivo atual.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
Supertramp: A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da banda
A música "dançante" dos anos 2000 que bateu recorde histórico no Spotify
A categórica opinião de Kiko Loureiro sobre Slash

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



