Steven Wilson anuncia que novo álbum de estúdio está quase pronto
Por João Renato Alves
Postado em 11 de fevereiro de 2026
Durante entrevista ao Immersive Audio Album, Steven Wilson revelou que seu próximo disco solo está sendo finalizado. O multi-instrumentista e produtor britânico deixou claro que os fãs não devem esperar uma sequência de seu trabalhos mais recente, o elogiado e premiado "The Overview" (2025).

"Está quase pronto. É um álbum muito estranho. É o completo oposto de 'The Overview', que era um disco exuberante, grandioso e também sobre um tema muito vasto - bem, o maior tema possível que você possa imaginar, literalmente o cosmos como o conhecemos. Este é um disco muito mais introspectivo. Ainda é muito conceitual. Ainda é muito experimental e as faixas são - bem, para mim, soa como outra peça musical única, nesse sentido. Mas é muito mais angular e experimental de uma forma que me deixa realmente empolgado. E é tudo o que posso dizer no momento. Muito diferente."
O artista ainda falou sobre como lidou com os aspectos de produção da nova obra. "A maneira como gravo discos é, por definição, bastante complexa. Adoro as possibilidades do estúdio. Adoro sobreposições de faixas. Neste novo, em particular, há muitos elementos que eu chamaria de design de som. Não quer dizer que eles não estivessem presentes em todos os meus discos, mas digamos que os levei a outro nível. Há muitos efeitos sonoros que te transportam para um lugar específico e uma sensação particular. Também há muito uso de sons lo-fi, mantendo as coisas às vezes em mono... Mas estou tomando muitas decisões neste álbum para manter tudo muito minimalista e mono, mas também sabendo que esses elementos podem ser igualmente impressionantes em surround, porque você tem algo muito pequeno e mono. Você pode posicioná-lo discretamente em um local específico da sala. Às vezes, quando você tem elementos que foram gravados quatro ou cinco vezes, eles parecem vir de todos os lados.
O que também é interessante no áudio espacial é ter algo que simplesmente soa mono e a capacidade de posicioná-lo de forma muito, muito precisa em um local específico. E isso pode ser tão eficaz no áudio espacial quanto o som imersivo em grande escala. Então, estou usando muitos reverbs mono, reverbs de mola. Tudo isso se relaciona com o conceito do disco, sobre o qual não posso falar muito agora, mas manter as coisas soando quase antigas e enferrujadas. E acho que isso será muito eficaz no áudio espacial, porque tenho muitos desses elementos. Estou tocando muitos instrumentos que nunca toquei antes. Estou tocando bateria em algumas faixas, além de violinos, oboés, harmônios. É um disco com um som muito... não quero dizer que é um disco com som nostálgico, porque não é. Há muito uso de tecnologia moderna também. Mas, sim, será um disco estranho, e acho que será uma mixagem Dolby Atmos muito interessante - o tipo de mixagem que nunca fiz antes, no sentido de todas esses pequenos detalhes e coisas que serão colocadas de forma muito discreta, especialmente em um alto-falante ou em uma posição na sala."
"The Overview" marcou um reencontro do líder do Porcupine Tree com as influências progressivas. O trabalho contou com duas faixas que juntas chegaram a quase 42 minutos de duração. Chegou ao Top 10 em 9 paradas europeias, com destaque para o 1º lugar na Alemanha e 3º no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


Steven Wilson anuncia que novo álbum de estúdio está quase pronto
Registro ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento em Blu-ray 4K Ultra HD
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
A música de artista Prog que arrancou lágrimas de Robert Trujillo
Guns N' Roses não aprovou remix de "Use Your Illusion" feito por Steven Wilson


