Avantasia: Saldo positivo em álbum de altos e baixos
Resenha - Ghostlights - Avantasia
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 05 de fevereiro de 2016
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O anuncio do álbum Ghostlights, o sétimo trabalho de estúdio do Avantasia, foi um tremendo alívio para os fãs da metal opera, que viram seu líder Tobias Sammet (vocalista, baixista, tecladista e líder também do quinteto de power metal Edguy) sugerir em uma coletiva de imprensa que o projeto seria encerrado ou, ao menos, interrompido por algum tempo.
Seguindo a mesma fórmula do álbum anterior, The Mystery of Time, o músico reuniu um time relativamente enxuto de convidados, com pouca repetência de participações. O resultado agradará ao fã médio, mas deve muito para boa parte da discografia de 15 anos do projeto.
O fraco e comercial single "Mystery of a Blood Red Rose" foi estranhamente escolhido para abrir o álbum. Quer dizer, ele começa a história, então é claro que deveria servir de introdução, mas não dava pra colocar essa letra em outro instrumental? Ao menos ele rendeu ao Avantasia a honra de ser finalista na lista de candidatos a representar a Alemanha no Festival Eurovisão da Canção de 2016 - um feito a ser celebrado por toda a comunidade do heavy metal. A segunda faixa, a épica "Let the Storm Descend Upon You", empolga mais, mas fica na sombra de quase todas as canções longas de álbuns anteriores.
A coisa começa a melhorar nas três seguintes: "The Haunting", com Dee Sneider; e "Seduction of Decay", com Geoff Tate e um riff característico das fases mais pesadas do Edguy. Nenhuma das duas poderia fazer feio com convidados tão icônicos. A faixa título, com Michael Kiske e Jørn Lande, empolga não só pelos dois mestres, mas também porque é o primeiro lampejo real de power metal no disco, com velocidade e melodias marcantes.
"Draconian Love" parece uma continuação de "Dying for an Angel", do The Wicked Symphony. Aqui, o convidado Herbie Langhans ganha um papel fora de seu timbre usual, e é Tobias quem acaba salvando o dia. Quer dizer, Herbie é ótimo, mas por que chamá-lo para dispensar sua voz arranhada, com aquele jeitão de Andi Deris? Eric Clayton, por exemplo, faria mais sentido aqui.
A pesada "Master of the Pendulum" ganha pontos por tirar um proveito satisfatório de seu convidado: Marco Hietala, do Nightwish. Por outro lado, a sonolenta "Isle of Evermore" é uma grande decepção, com Sharon den Adel, uma das melhores vocalistas da atualidade, sendo subutilizada em uma performance menos do que burocrática.
Quase fechando o álbum, uma ótima tríade: "Babylon Vampyres", "Lucifer" e "Unchain the Light". Em maior ou menor grau, elas recuperam a velocidade e o clima de "Ghostlights" para agradar aos fãs mais sedentos por pedais duplos. Por fim, temos a interessante "A Restless Heart and Obsidian Skies", com o inigualável Bob Catley. Há ainda a boa faixa bônus "Wake up to the Moon", que reúne os principais convidados em um trabalho que se revela eficaz ao tentar comportar seis vocalistas em um espaço menor que cinco minutos.
O saldo desta montanha russa de faixas empolgantes e decepcionantes acaba sendo positivo, principalmente porque Tobias novamente entregou um disco razoavelmente agradável a partir de um time reduzido, algo que ele já havia conseguido - com melhores resultados - em The Mystery of Time, que, vale lembrar, foi enriquecido ainda pela participação de uma orquestra.
Seria delirante esperar de Ghostlights algo à altura da dupla The Metal Opera, feita sob outra realidade financeira e, principalmente, sob outro direcionamento musical de Tobias. Ao mesmo tempo, seria desonesto colocar as expectativas tão lá embaixo só porque a fórmula mudou. Se você é fã de power metal com toques de hard e metal tradicional, este trabalho é um item interessante. Se você despertou de um coma ontem e acabou de ouvir falar em Avantasia, este com certeza não é o melhor ponto de partida para conhecê-lo.
Abaixo, o lyric video de "Ghostlights":
Track-list:
01. "Mystery of a Blood Red Rose"
02. "Let the Storm Descend Upon You"
03. "The Haunting"
04. "Seduction of Decay"
05. "Ghostlights"
06. "Draconian Love"
07. "Master of the Pendulum"
08. "Isle of Evermore"
09. "Babylon Vampyres"
10. "Lucifer"
11. "Unchain the Light"
12. "A Restless Heart and Obsidian Skies"
Outras resenhas de Ghostlights - Avantasia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro

Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



