Avantasia: Saldo positivo em álbum de altos e baixos
Resenha - Ghostlights - Avantasia
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 05 de fevereiro de 2016
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O anuncio do álbum Ghostlights, o sétimo trabalho de estúdio do Avantasia, foi um tremendo alívio para os fãs da metal opera, que viram seu líder Tobias Sammet (vocalista, baixista, tecladista e líder também do quinteto de power metal Edguy) sugerir em uma coletiva de imprensa que o projeto seria encerrado ou, ao menos, interrompido por algum tempo.
Seguindo a mesma fórmula do álbum anterior, The Mystery of Time, o músico reuniu um time relativamente enxuto de convidados, com pouca repetência de participações. O resultado agradará ao fã médio, mas deve muito para boa parte da discografia de 15 anos do projeto.
O fraco e comercial single "Mystery of a Blood Red Rose" foi estranhamente escolhido para abrir o álbum. Quer dizer, ele começa a história, então é claro que deveria servir de introdução, mas não dava pra colocar essa letra em outro instrumental? Ao menos ele rendeu ao Avantasia a honra de ser finalista na lista de candidatos a representar a Alemanha no Festival Eurovisão da Canção de 2016 - um feito a ser celebrado por toda a comunidade do heavy metal. A segunda faixa, a épica "Let the Storm Descend Upon You", empolga mais, mas fica na sombra de quase todas as canções longas de álbuns anteriores.
A coisa começa a melhorar nas três seguintes: "The Haunting", com Dee Sneider; e "Seduction of Decay", com Geoff Tate e um riff característico das fases mais pesadas do Edguy. Nenhuma das duas poderia fazer feio com convidados tão icônicos. A faixa título, com Michael Kiske e Jørn Lande, empolga não só pelos dois mestres, mas também porque é o primeiro lampejo real de power metal no disco, com velocidade e melodias marcantes.
"Draconian Love" parece uma continuação de "Dying for an Angel", do The Wicked Symphony. Aqui, o convidado Herbie Langhans ganha um papel fora de seu timbre usual, e é Tobias quem acaba salvando o dia. Quer dizer, Herbie é ótimo, mas por que chamá-lo para dispensar sua voz arranhada, com aquele jeitão de Andi Deris? Eric Clayton, por exemplo, faria mais sentido aqui.
A pesada "Master of the Pendulum" ganha pontos por tirar um proveito satisfatório de seu convidado: Marco Hietala, do Nightwish. Por outro lado, a sonolenta "Isle of Evermore" é uma grande decepção, com Sharon den Adel, uma das melhores vocalistas da atualidade, sendo subutilizada em uma performance menos do que burocrática.
Quase fechando o álbum, uma ótima tríade: "Babylon Vampyres", "Lucifer" e "Unchain the Light". Em maior ou menor grau, elas recuperam a velocidade e o clima de "Ghostlights" para agradar aos fãs mais sedentos por pedais duplos. Por fim, temos a interessante "A Restless Heart and Obsidian Skies", com o inigualável Bob Catley. Há ainda a boa faixa bônus "Wake up to the Moon", que reúne os principais convidados em um trabalho que se revela eficaz ao tentar comportar seis vocalistas em um espaço menor que cinco minutos.
O saldo desta montanha russa de faixas empolgantes e decepcionantes acaba sendo positivo, principalmente porque Tobias novamente entregou um disco razoavelmente agradável a partir de um time reduzido, algo que ele já havia conseguido - com melhores resultados - em The Mystery of Time, que, vale lembrar, foi enriquecido ainda pela participação de uma orquestra.
Seria delirante esperar de Ghostlights algo à altura da dupla The Metal Opera, feita sob outra realidade financeira e, principalmente, sob outro direcionamento musical de Tobias. Ao mesmo tempo, seria desonesto colocar as expectativas tão lá embaixo só porque a fórmula mudou. Se você é fã de power metal com toques de hard e metal tradicional, este trabalho é um item interessante. Se você despertou de um coma ontem e acabou de ouvir falar em Avantasia, este com certeza não é o melhor ponto de partida para conhecê-lo.
Abaixo, o lyric video de "Ghostlights":
Track-list:
01. "Mystery of a Blood Red Rose"
02. "Let the Storm Descend Upon You"
03. "The Haunting"
04. "Seduction of Decay"
05. "Ghostlights"
06. "Draconian Love"
07. "Master of the Pendulum"
08. "Isle of Evermore"
09. "Babylon Vampyres"
10. "Lucifer"
11. "Unchain the Light"
12. "A Restless Heart and Obsidian Skies"
Outras resenhas de Ghostlights - Avantasia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Social Distortion confirma dois shows no Brasil em novembro
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
O músico que Lars Ulrich considerava parte insubstituível do Metallica
Ex-Smiths, guitarrista Johnny Marr confirma show no Brasil em novembro
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
Quando Slash tentou entrar pro Kiss mas foi rejeitado por um motivo cruel
A banda brasileira que abriu tantos shows gringos que virou alvo de antipatia
Som ruim, fezes e urina: Um brinde à farsa de Woodstock

Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia



