Avantasia: Saldo positivo em álbum de altos e baixos
Resenha - Ghostlights - Avantasia
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 05 de fevereiro de 2016
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O anuncio do álbum Ghostlights, o sétimo trabalho de estúdio do Avantasia, foi um tremendo alívio para os fãs da metal opera, que viram seu líder Tobias Sammet (vocalista, baixista, tecladista e líder também do quinteto de power metal Edguy) sugerir em uma coletiva de imprensa que o projeto seria encerrado ou, ao menos, interrompido por algum tempo.
Seguindo a mesma fórmula do álbum anterior, The Mystery of Time, o músico reuniu um time relativamente enxuto de convidados, com pouca repetência de participações. O resultado agradará ao fã médio, mas deve muito para boa parte da discografia de 15 anos do projeto.
O fraco e comercial single "Mystery of a Blood Red Rose" foi estranhamente escolhido para abrir o álbum. Quer dizer, ele começa a história, então é claro que deveria servir de introdução, mas não dava pra colocar essa letra em outro instrumental? Ao menos ele rendeu ao Avantasia a honra de ser finalista na lista de candidatos a representar a Alemanha no Festival Eurovisão da Canção de 2016 - um feito a ser celebrado por toda a comunidade do heavy metal. A segunda faixa, a épica "Let the Storm Descend Upon You", empolga mais, mas fica na sombra de quase todas as canções longas de álbuns anteriores.
A coisa começa a melhorar nas três seguintes: "The Haunting", com Dee Sneider; e "Seduction of Decay", com Geoff Tate e um riff característico das fases mais pesadas do Edguy. Nenhuma das duas poderia fazer feio com convidados tão icônicos. A faixa título, com Michael Kiske e Jørn Lande, empolga não só pelos dois mestres, mas também porque é o primeiro lampejo real de power metal no disco, com velocidade e melodias marcantes.
"Draconian Love" parece uma continuação de "Dying for an Angel", do The Wicked Symphony. Aqui, o convidado Herbie Langhans ganha um papel fora de seu timbre usual, e é Tobias quem acaba salvando o dia. Quer dizer, Herbie é ótimo, mas por que chamá-lo para dispensar sua voz arranhada, com aquele jeitão de Andi Deris? Eric Clayton, por exemplo, faria mais sentido aqui.
A pesada "Master of the Pendulum" ganha pontos por tirar um proveito satisfatório de seu convidado: Marco Hietala, do Nightwish. Por outro lado, a sonolenta "Isle of Evermore" é uma grande decepção, com Sharon den Adel, uma das melhores vocalistas da atualidade, sendo subutilizada em uma performance menos do que burocrática.
Quase fechando o álbum, uma ótima tríade: "Babylon Vampyres", "Lucifer" e "Unchain the Light". Em maior ou menor grau, elas recuperam a velocidade e o clima de "Ghostlights" para agradar aos fãs mais sedentos por pedais duplos. Por fim, temos a interessante "A Restless Heart and Obsidian Skies", com o inigualável Bob Catley. Há ainda a boa faixa bônus "Wake up to the Moon", que reúne os principais convidados em um trabalho que se revela eficaz ao tentar comportar seis vocalistas em um espaço menor que cinco minutos.
O saldo desta montanha russa de faixas empolgantes e decepcionantes acaba sendo positivo, principalmente porque Tobias novamente entregou um disco razoavelmente agradável a partir de um time reduzido, algo que ele já havia conseguido - com melhores resultados - em The Mystery of Time, que, vale lembrar, foi enriquecido ainda pela participação de uma orquestra.
Seria delirante esperar de Ghostlights algo à altura da dupla The Metal Opera, feita sob outra realidade financeira e, principalmente, sob outro direcionamento musical de Tobias. Ao mesmo tempo, seria desonesto colocar as expectativas tão lá embaixo só porque a fórmula mudou. Se você é fã de power metal com toques de hard e metal tradicional, este trabalho é um item interessante. Se você despertou de um coma ontem e acabou de ouvir falar em Avantasia, este com certeza não é o melhor ponto de partida para conhecê-lo.
Abaixo, o lyric video de "Ghostlights":
Track-list:
01. "Mystery of a Blood Red Rose"
02. "Let the Storm Descend Upon You"
03. "The Haunting"
04. "Seduction of Decay"
05. "Ghostlights"
06. "Draconian Love"
07. "Master of the Pendulum"
08. "Isle of Evermore"
09. "Babylon Vampyres"
10. "Lucifer"
11. "Unchain the Light"
12. "A Restless Heart and Obsidian Skies"
Outras resenhas de Ghostlights - Avantasia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Lou Koller, vocalista do Sick of it All, morre aos 59 anos
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
A música que David Gilmour escreveu para o Pink Floyd que ele nunca mais quer ouvir
A interessante teoria de Bruno Sutter sobre por que fãs rejeitam Fabio Lione no Angra


Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia



