Vetor: Uma aula de thrash metal moderno
Resenha - Chaos Before End - Vetor
Por Junior Frascá
Fonte: Entrou na Sala
Postado em 19 de agosto de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente depois de muitos anos de luta, os santistas do VETOR colocam no mercado seu primeiro disco! E, caro amigo leitor, a espera valeu a pena, pois o que temos aqui é uma verdadeira aula de thrash metal moderno!!!
E isso tudo graças ao talento irrepreensível de Eduardo Jr – Vocais, Pedro Bueno – Guitarras, Ricardo Lima – Guitarras , Luiz Meles – Baixo, e Afonso Palmieri – Bateria, que conseguiram criar uma obra coesa e cativante, embora brutal e crua na medida certa.
Como fica claro durante todo o interregno do álbum, a banda prova que não é preciso apenas o excesso de velocidade para fazer um som agressivo e brutal, pois tudo aqui é variado, com várias mudanças de andamento, groove e ótimas melodias. E temos aqui influências que vão de TESTAMENT e EXODUS, até os momentos mais pesados de COMMUNIC e NEVERMORE.
Todos os músicos são excelentes, com performances muito acima da média. O trabalho de cordas (baixo e guitarras) é primoroso, criando um peso absurdo, e Afonso é um verdadeiro "animal" na batera, com uma técnica monstruosa (escute "Strike Command", por exemplo, na qual ele inclui até uns blast beats em certas passagens), e tudo isso junto forma um amalgama sonoro intenso e cheio de energia, e da melhor qualidade.
Além disso, Eduardo Jr. também é um excelente vocalista, fugindo do padrão "retão" do thrash, com ótimas variações, indo do brutal ao lírico (sem excessos) com muito facilidade.
Sinceramente é difícil indicar destaques em uma obra tão homogênea, então vou apenas citar a faixa título, que parece que foi feita para deslocar vértebra por vértebra da coluna do ouvinte, pois é de uma brutalidade e técnica de espantar, e mesmo assim consegue cativar facilmente o ouvinte; e "Into the Sound of the Wind", que mostra toda a variação sonora do quinteto, em especial de Eduardo.
O disco foi produzido por Ivan Pelliciotti, e mixado e masterizado na Suécia, pelo renomado Fredrik Nordström, que souberam deixar o som perfeito para o estilo proposto pela banda, com tudo bem na cara, sem muita frescura.
Sem dúvida um dos melhores discos do estilo que escutei esse ano, e que coloca o VETOR ao lado de VIOLATOR e WOSLOM como as melhores bandas do thrash metal brasileiro contemporâneo. Não pense duas vezes, compre já!
Chaos Before End - Vetor
(Shinigami Records - Nacional - 2015)
Músicas:
01. Intro Religious Falsehood
02. Strike Command
03. Chaos Before the End
04. My Torment
05. Limits Within Procreation
06. In the Sound of the Wind
07. Vetor
08. Endangered Species
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Baterista do Joy Division e New Order não entende o Rock and Roll Hall of Fame
Por que a Crypta nunca fez cover da Nervosa, segundo Luana Dametto
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
Robert Plant disponibiliza o EP "All That Glitters..." em outubro
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Jornalista rastreia os elogios ao Rock in Rio e diz ter encontrado um padrão estranho
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
David Ellefson diz que o Megadeth não existiria sem ele
Bon Scott, o eterno Rocker...
A lenda do rock que não subiu ao palco na despedida do Sabbath e mandou recado pro Yungblud
Bruce Dickinson: ele não sente mais o gosto do açúcar

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



