Vetor: Uma aula de thrash metal moderno
Resenha - Chaos Before End - Vetor
Por Junior Frascá
Fonte: Entrou na Sala
Postado em 19 de agosto de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente depois de muitos anos de luta, os santistas do VETOR colocam no mercado seu primeiro disco! E, caro amigo leitor, a espera valeu a pena, pois o que temos aqui é uma verdadeira aula de thrash metal moderno!!!
E isso tudo graças ao talento irrepreensível de Eduardo Jr – Vocais, Pedro Bueno – Guitarras, Ricardo Lima – Guitarras , Luiz Meles – Baixo, e Afonso Palmieri – Bateria, que conseguiram criar uma obra coesa e cativante, embora brutal e crua na medida certa.
Como fica claro durante todo o interregno do álbum, a banda prova que não é preciso apenas o excesso de velocidade para fazer um som agressivo e brutal, pois tudo aqui é variado, com várias mudanças de andamento, groove e ótimas melodias. E temos aqui influências que vão de TESTAMENT e EXODUS, até os momentos mais pesados de COMMUNIC e NEVERMORE.
Todos os músicos são excelentes, com performances muito acima da média. O trabalho de cordas (baixo e guitarras) é primoroso, criando um peso absurdo, e Afonso é um verdadeiro "animal" na batera, com uma técnica monstruosa (escute "Strike Command", por exemplo, na qual ele inclui até uns blast beats em certas passagens), e tudo isso junto forma um amalgama sonoro intenso e cheio de energia, e da melhor qualidade.
Além disso, Eduardo Jr. também é um excelente vocalista, fugindo do padrão "retão" do thrash, com ótimas variações, indo do brutal ao lírico (sem excessos) com muito facilidade.
Sinceramente é difícil indicar destaques em uma obra tão homogênea, então vou apenas citar a faixa título, que parece que foi feita para deslocar vértebra por vértebra da coluna do ouvinte, pois é de uma brutalidade e técnica de espantar, e mesmo assim consegue cativar facilmente o ouvinte; e "Into the Sound of the Wind", que mostra toda a variação sonora do quinteto, em especial de Eduardo.
O disco foi produzido por Ivan Pelliciotti, e mixado e masterizado na Suécia, pelo renomado Fredrik Nordström, que souberam deixar o som perfeito para o estilo proposto pela banda, com tudo bem na cara, sem muita frescura.
Sem dúvida um dos melhores discos do estilo que escutei esse ano, e que coloca o VETOR ao lado de VIOLATOR e WOSLOM como as melhores bandas do thrash metal brasileiro contemporâneo. Não pense duas vezes, compre já!
Chaos Before End - Vetor
(Shinigami Records - Nacional - 2015)
Músicas:
01. Intro Religious Falsehood
02. Strike Command
03. Chaos Before the End
04. My Torment
05. Limits Within Procreation
06. In the Sound of the Wind
07. Vetor
08. Endangered Species
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Como era a divisão financeira de direitos autorais no Raimundos, segundo Digão
Axl Rose: drogas, atrasos, agradecimentos ao Nirvana e muito mais
A incrível canção do "Black Album" que James Hetfield tocou anos antes em São Paulo

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



