Vespas Mandarinas: Poesia contra a anemia

Resenha - Animal Nacional Ao Vivo - Vespas Mandarinas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Claudinei José de Oliveira
Enviar Correções  

8


Uma das gratas surpresas do rock nacional nos últimos anos, a banda Vespas Mandarinas tem lançado, em 2015, DVD com show baseado em seu álbum de estreia "Animal Nacional", no qual a temática e o enfoque das letras desafiam o marasmo e o lugar comum num rock direto e urgente.

Guns N' Roses: a história da saída de cada integranteRock, Revolução e Satanismo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda Vespas Mandarinas, quando do seu surgimento, despontou como possibilidade de livrar o rock nacional do estado anêmico que, há décadas, o avassala, principalmente em relação à sua condição midiática.

Idealizada pelos guitarristas-vocalistas Thadeu Meneghini, que tocou no trio Banzé! e Chuck Hipolitho, do Forgothen Boys, a banda foi definida com a entrada do do baterista André Dea e do baixista Flavio Guarnieri. Depois de aparar as arestas em dois EPs, lançaram, em 2013, "Animal Nacional", o ótimo primeiro álbum, que é a base deste DVD, gravado, também em 2013, no Centro Cultural de São Paulo e lançado agora.

O palco no nível e em meio à plateia, as imagens captadas abusando da super e subexposição de luz e a iluminação simples realçam, e dão peso, às características sonoras da banda: um rock curto, grosso e urgente em sua sonoridade, com claras influências "garageiras".

As letras, no entanto, são realmente o diferencial da banda. Muitas vezes os integrantes afirmaram ter como parâmetro os "grandes letristas" do rock nacional dos anos 1980, fato endossado nas parcerias entre eles e Bernardo Vilhena (antigo letrista de Ritchie e Lobão, entre outros), e entre eles e Arnaldo Antunes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Porém, longe da veneração e da reciclagem, comuns nesses casos, as letras das Vespas Mandarinas trazem a "relevância poética" normalmente associada àquela época para a realidade atual.

Assim, a mediocridade que, muitas vezes, norteia nossas atitudes cotidianas é pega de calça na mão em versos de extrema beleza e exatos, em cada uma de suas letras, valorizando o tempo do espectador como único, sem necessidade de uma segunda chance.

Um exemplo é a tocante balada "Distraídos Venceremos", cujo título foi "roubado" de um livro do poeta paranaense Paulo Leminski.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As letras das Vespas Mandarinas, em sua grande maioria, são da autoria de Adalberto Rabelo, uma espécie de "quinta vespa", parceiro de Thadeu desde a época do Banzé!. A propósito, ele participa fazendo vocal em algumas delas, bem como a banda baiana Vivendo Do Ócio, que reforça os vocais de "O Herói Devolvido".

No aspecto sonoro é, ainda, digna de observação a textura das guitarras que, ao longo das músicas, vão se entrelaçando harmonicamente numa "simplicidade" que chega a ser revigorante, diante dos "malmsteens nossos de cada dia". Se o rock nacional ainda não saiu de seu estado anêmico, a culpa não é das Vespas.

E por falar em guitarra, fechando o show, há a participação do Edgar Scandurra em três (!) "covers" de sua banda, o Ira!, influência confessa das Vespas. Aqui cabe o único senão do DVD. Uma das fraquezas do rock brasileiro é a falta de espaço para o trabalho autoral. Talvez, se os "covers" estivessem distribuídos ao longo do show, já que o repertório da banda é curto, fosse diferente, mas a impressão que fica é a de que "estava indo tão bem", ainda mais se levarmos em conta que o repertório próprio não fica devendo nada para as músicas da banda do Edgar.

O ataque das Vespas
O ataque das Vespas

Tracklist do DVD:
1."Sasha Grey"
2."O Vício E O Verso"
3."Não Sei O Que Fazer Comigo"
4."Distraídos Venceremos"
5."A Prova"
6."Santa Sampa"
7."Antes Que Você Conte Até Dez"
8."O Amor E O Ocaso"
9."O Herói Devolvido"
10."Cobra De Vidro"
11."Rir No Final"
12."O Inimigo"
13."Um Homem Sem Qualidades"
14."Gritos Na Multidão"
15."Dias De Luta"
16.Núcleo Base"

Extras (videoclipes):
1."Cobra De Vidro"
2."Não Sei O Que Fazer Comigo"
3."Santa Sampa"
4."A Prova"
5."O Herói Devolvido"

Gravadora: Deckdisc




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guns N' Roses: a história da saída de cada integranteGuns N' Roses
A história da saída de cada integrante

Rock, Revolução e SatanismoRock, Revolução e Satanismo


Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock'n'roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280