Vespas Mandarinas: Poesia contra a anemia
Resenha - Animal Nacional Ao Vivo - Vespas Mandarinas
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 29 de julho de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das gratas surpresas do rock nacional nos últimos anos, a banda Vespas Mandarinas tem lançado, em 2015, DVD com show baseado em seu álbum de estreia "Animal Nacional", no qual a temática e o enfoque das letras desafiam o marasmo e o lugar comum num rock direto e urgente.
A banda Vespas Mandarinas, quando do seu surgimento, despontou como possibilidade de livrar o rock nacional do estado anêmico que, há décadas, o avassala, principalmente em relação à sua condição midiática.
Idealizada pelos guitarristas-vocalistas Thadeu Meneghini, que tocou no trio Banzé! e Chuck Hipolitho, do Forgothen Boys, a banda foi definida com a entrada do do baterista André Dea e do baixista Flavio Guarnieri. Depois de aparar as arestas em dois EPs, lançaram, em 2013, "Animal Nacional", o ótimo primeiro álbum, que é a base deste DVD, gravado, também em 2013, no Centro Cultural de São Paulo e lançado agora.
O palco no nível e em meio à plateia, as imagens captadas abusando da super e subexposição de luz e a iluminação simples realçam, e dão peso, às características sonoras da banda: um rock curto, grosso e urgente em sua sonoridade, com claras influências "garageiras".
As letras, no entanto, são realmente o diferencial da banda. Muitas vezes os integrantes afirmaram ter como parâmetro os "grandes letristas" do rock nacional dos anos 1980, fato endossado nas parcerias entre eles e Bernardo Vilhena (antigo letrista de Ritchie e Lobão, entre outros), e entre eles e Arnaldo Antunes.
Porém, longe da veneração e da reciclagem, comuns nesses casos, as letras das Vespas Mandarinas trazem a "relevância poética" normalmente associada àquela época para a realidade atual.
Assim, a mediocridade que, muitas vezes, norteia nossas atitudes cotidianas é pega de calça na mão em versos de extrema beleza e exatos, em cada uma de suas letras, valorizando o tempo do espectador como único, sem necessidade de uma segunda chance.
Um exemplo é a tocante balada "Distraídos Venceremos", cujo título foi "roubado" de um livro do poeta paranaense Paulo Leminski.
As letras das Vespas Mandarinas, em sua grande maioria, são da autoria de Adalberto Rabelo, uma espécie de "quinta vespa", parceiro de Thadeu desde a época do Banzé!. A propósito, ele participa fazendo vocal em algumas delas, bem como a banda baiana Vivendo Do Ócio, que reforça os vocais de "O Herói Devolvido".
No aspecto sonoro é, ainda, digna de observação a textura das guitarras que, ao longo das músicas, vão se entrelaçando harmonicamente numa "simplicidade" que chega a ser revigorante, diante dos "malmsteens nossos de cada dia". Se o rock nacional ainda não saiu de seu estado anêmico, a culpa não é das Vespas.
E por falar em guitarra, fechando o show, há a participação do Edgar Scandurra em três (!) "covers" de sua banda, o Ira!, influência confessa das Vespas. Aqui cabe o único senão do DVD. Uma das fraquezas do rock brasileiro é a falta de espaço para o trabalho autoral. Talvez, se os "covers" estivessem distribuídos ao longo do show, já que o repertório da banda é curto, fosse diferente, mas a impressão que fica é a de que "estava indo tão bem", ainda mais se levarmos em conta que o repertório próprio não fica devendo nada para as músicas da banda do Edgar.
Tracklist do DVD:
1."Sasha Grey"
2."O Vício E O Verso"
3."Não Sei O Que Fazer Comigo"
4."Distraídos Venceremos"
5."A Prova"
6."Santa Sampa"
7."Antes Que Você Conte Até Dez"
8."O Amor E O Ocaso"
9."O Herói Devolvido"
10."Cobra De Vidro"
11."Rir No Final"
12."O Inimigo"
13."Um Homem Sem Qualidades"
14."Gritos Na Multidão"
15."Dias De Luta"
16.Núcleo Base"
Extras (videoclipes):
1."Cobra De Vidro"
2."Não Sei O Que Fazer Comigo"
3."Santa Sampa"
4."A Prova"
5."O Herói Devolvido"
Gravadora: Deckdisc
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth não foi uma surpresa


Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



