Lindemann: Projeto paralelo feito para quem tem estômago
Resenha - Skills in Pills - Lindemann
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 30 de junho de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado pelo vocalista e letrista alemão Til Lindemann, do Rammstein, e o multi-instrumentista e compositor sueco Peter Tägtgren, do PAIN e do Hypocrisy, o Lindemann é um projeto paralelo feito só para quem tem estômago - ou ao menos para quem não tem frescura.
À primeira ouvida, o álbum de estreia do projeto, Skills in Pills, não difere muito do que o Rammstein faz. Depois da segunda ou terceira audição, esta impressão vai diminuindo, sem chegar a sumir. É que a foz de Til Lindemann é marcante demais, e o próprio som da dupla não fica longe do Neue Deutsche Härte que consagrou o sexteto alemão.

Disseram ambos os componentes do grupo que tinham com o álbum o objetivo de "chocar". De fato, as letras não são indicadas para membros da "família tradicional defensora da moral e dos bons costumes". Mas, para quem conhece o Rammstein, elas soam normais, ficando apenas um pouco mais engraçadas por serem cantadas em inglês e ficando assim mais acessíveis ao público em geral. Quem compreende alemão ou já usou o Google Tradutor sabe que o Rammstein sempre abordou esses temas mais tenebrosos de forma espontânea - "Pussy" que o diga.
E falando na faixa que ganhou um video clipe pornô, o álbum todo soa como uma extensão dela, como se ela tivesse sido um prelúdio ao que Til faria futuramente fora do sexteto. A diferença é que, enquanto "Pussy" falava de sexo de forma genérica e convencional, Skills in Pills explora fetiches e desejos obscuros.

O álbum começa bem com a faixa-título, uma bate-cabeça que cumpre o papel de cartão de visitas. "Ladyboy", a primeira escrita pela dupla, segue na mesma velocidade, mas já desacelera nos seus refrãos. "Fat", permeada por um riff erudito que lembra a "Tocata e Fuga em Ré Menor" de Bach, deixa clara sua mensagem já no seu título curto e - sem trocadilhos - grosso. Um elogio à adiposidade, com direito a conselhos "fofos" como: "Pessoas rindo do seu tamanho... podemos fodê-las em suas batatas fritas". Com resquícios de "Sonne", de Rammstein, o álbum desacelera um pouco com "Children of the Sun", para então dar lugar à primeira balada, por assim dizer: "Home Sweet Home".
"Golden Shower", como o nome indica, aborda a tara por urina, conhecida popularmente como "chuva dourada" em português. "Praise Abort", a primeira a ser divulgada, resume bem a tônica do disco, ficando acima da média quando se trata do elemento "choque". Um verdadeiro ode ao ódio, se me permitem o trocadilho: "eu odeio minha vida, e eu odeio você. Eu odeio minha esposa e o namorado dela também. Eu odeio odiar e eu odeio isso. Odeio muito minha vida. Eu odeio meus filhos". E o que dizer do verso "Sem filhos, a vida é muito melhor"? Uma escolha ousada para o single e clipe, que já está provocando reações polarizadas nas redes sociais. Uns pedem mais, outros detonam. "Fish On", "Yukon", "Cowboy" e "That's My Heart" completam a lista de faixas.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Em termos de trabalho instrumental, Skill in Pills faz um equilíbrio perfeito entre "isso parece Rammstein" e "isso é um trabalho diferente". Explicando melhor: você vai ficar o tempo todo imaginando os outros cinco membros tocando junto a Til, sem lembrar que é quase tudo feito por Peter. Isso é natural, uma vez que a voz do cantor é marcante e quase nunca foi ouvida fora da banda. Mas há uma evidente diferença na maneira de trabalhar os riffs e a dosagem dos elementos eletrônicos, e o fato de quase tudo isso ter ficado sob responsabilidade de Peter é uma amostra da capacidade criativa dele.
Pode soar grotesco para alguns, mas heavy metal e suas subdivisões nunca foram para os fracos, de qualquer forma. Skills and Pills serve como aperitivo até que o Rammstein lance o seu tão aguardado sétimo álbum, que deve começar a ser desenvolvido no próximo semestre, segundo o próprio Peter.

Abaixo, o vídeo de "Praise Abort".
Track-list:
1. "Skills in Pills"
2. "Ladyboy"
3. "Fat"
4. "Fish On"
5. "Children of the Sun"
6. "Home Sweet Home"
7. "Cowboy"
8. "Golden Shower"
9. "Yukon"
10. "Praise Abort"
11. "That's My Heart"

Outras resenhas de Skills in Pills - Lindemann
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?
A lenda do hard rock que não odeia o grunge e até sente orgulho do movimento
Designer da capa de "Wish You Were Here", do Pink Floyd, revela seu significado

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

