Helloween: Uma mescla desequilibrada de todas as fases do grupo
Resenha - My God-Given Right - Helloween
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 03 de junho de 2015
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Só existem duas unanimidades em meio aos fãs do Helloween: que os dois primeiros álbuns da série Keeper of the Seven Keys são os clássicos da banda, e que o Chameleon foi um desastre. Agora, quando se trata de comparar vocalistas, ou analisar os demais álbuns, aí temos opiniões das mais diversas.
Provavelmente, essa lógica se repetirá em My God-Given Right, décimo sexto álbum. A própria crítica já está dividida, com resenhas dando notas que vão de 2/5 a 9/10. E isso é perfeitamente compreensível, pois o sucessor de Straight Out of Hell despertará sentimentos opostos dependendo da maneira como se estuda a obra.
O álbum começa bem com "Heroes" e "Battle's Won". São faixas típicas do grupo - o solo de abertura da segunda é inconfundivelmente helloweeniano e tem aromas de "Twilight of the Gods". A faixa título, que vem em seguida, não mantém o mesmo nível, mas é compensada por um vídeo inusitado com elementos de Guerra nas Estrelas e filmes pós-apocalípticos.
Seguindo a fórmula do lançamento anterior, as faixas mais comerciais e sem sal não foram as escolhidas para os clipes. Falo de "Stay Crazy" e "Like Everybody Else", que provavelmente são meros "album fillers" - literalmente, "enchedores de álbum", isto é, faixas criadas apenas para completar o espaço no CD.
"Lost in America" e "Living on the Edge" não estão entre as melhores, mas ficam muito mais interessantes quando acompanhamos as letras: a primeira conta a história real de um voo no qual os membros estavam e que teve de retornar ao aeroporto pois os pilotos não conseguiam se localizar - ficaram "perdidos na América". Já a segunda acompanha a história de um elemento que não se encaixou na sociedade e teve de recorrer ao crime para sobreviver.
"Russian Roulé" e "Swing of a Fallen World" revivem elementos do The Dark Ride e do 7 Sinners, álbuns sombrios da discografia do quinteto. "Creatures of Heaven", "Claws" (não por um acaso, ambas escritas pelo guitarrista Michael Weikath) e "If God Loves Rock 'n' Roll" fazem o oposto e trazem elementos do chamado "Happy Happy Helloween". Esta última resgata uma dose de bom humor que faltou nos álbuns anteriores, com direito a um trecho que parece dialogar com "Let There Be Rock", do AC/DC.
Encerrando a edição regular, a melhor: "You, Still of War". A única letra "séria" do disco, abordando as questões mais relevantes que foram comuns no álbum anterior. Aqui, uma bomba nuclear desperta após uma guerra e constata que a vida no mundo foi dizimada e ela é a única sobrevivente de sua espécie. A história é contada em meio a um trabalho empolgante da parte instrumental.
Como faixas bônus da edição digital, My God-Given Right traz as boas "I Wish I Were There", "Wicked Game" e "Free World", que devem fazer parte do grupo "comuns demais para constarem no álbum, boas demais para ficarem de fora". Lembrando que o Helloween compôs mais de 30 canções para o disco.
Em entrevistas, os membros da banda afirmaram que o álbum tinha duas propostas - mas o que eles não parecem ter percebido é que ambas não poderiam conviver. De um lado, queriam "voltar às raízes" - deste objetivo, eles passaram longe. A segunda missão era agradar a três gerações de fãs - grosso modo, os fãs dos anos 80-90, os dos anos 90-2000 e os mais recentes. Essa sim, eles cumpriram, mesmo que de forma desequilibrada.
My God-Given Right soa como uma mistura de tudo o que a banda fez a partir de Better Than Raw, com maior dosagem de alguns álbuns, menor de outras. A sensação é a de um Straight Out of Hell mais sombrio, mas longe de ser um 7 Sinners. Em termos de arte gráfica, My God-Given Right traz não só possivelmente a capa mais bela da discografia do grupo, mas também um encarte criativo, com ilustrações bem-humoradas para cada letra, assinadas pelo brasileiro Marcos Moura.
A não ser que você seja um fã do Helloween que veste muito a camisa - ou melhor, a abóbora - da banda, pode ser que leve tempo para gostar do álbum. Ele não supera seu antecessor e, como já disse Tim Jones do All About The Rock, se você ainda não conhece o Helloween, existem álbuns melhores para começar. Mas My God-Given Right tem seu valor e faz por merecer o nome que carrega no canto superior esquerdo de sua capa.
Abaixo, o lyric video de "Battle's Won":
Track-list:
1. "Heroes"
2. "Battle's Won"
3. "My God-Given Right"
4. "Stay Crazy"
5. "Lost in America"
6. "Russian Roulé"
7. "The Swing of a Fallen World"
8. "Like Everybody Else"
9. "Creatures in Heaven"
10. "If God Loves Rock 'n' Roll"
11. "Living on the Edge"
12. "Claws"
13. "You, Still of War"
14. "I Wish I Were There" (faixa bônus)
15. "Wicked Game" (faixa bônus)
16. "Free World" (faixa bônus)
Outras resenhas de My God-Given Right - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King

Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Wait and See"


