Kataphero: Indo além do Death Metal tradicional
Resenha - Life - Kataphero
Por Thalles Magno Freire de Souza
Postado em 10 de março de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formada em 2009 e arrancando elogios do público em geral, desde os mais jovens aos mais experientes, a banda natalense de Melodic Death Metal, Kataphero, vem passando por seu momento de ascensão e reconhecimento tão merecido. Isso se dá pela grande qualidade musical e teatralidade que o grupo apresenta, dentre seus diferencias. Com o lançamento do seu primeiro álbum "Life", em 2012, foi possível mostrar para o mundo que seu som vai mais além do Death Metal tradicional que conhecemos, misturando elementos orquestrais e atmosféricos em suas músicas.
Batizada com a palavra grega "Kataphero", que reflete "jogar para baixo", "sobrepujar", em suas letras são retratados temas que abordam o existencialismo. É possível ver que a banda tem como principal influência os gregos do SEPTIC FLESH e ROTTING CHRIST, além dos Portugueses do MOONSPELL pelos diversos elementos que são utilizados em suas músicas e também na forma como se caracterizam durante suas apresentações.
O álbum "Life" inicia com seu single "Thanatolatria",música que apresenta um belíssimo coral de fundo, riffs bem executados e uma bateria muito bem definida com muitas viradas e variações. Logo em seguida é a vez das músicas "Cold Dark Night" e "The Dying Man" que já possuem passagens orquestrais mais nítidas sem perder o peso e a agressividade e servem para dar um tom mais épico. A música "The Vigilant" apresenta uma melodia e um solo mais marcante, além de um refrão muito bem feito. Em seguida é a vez da "Brethren" e da "Landschap" que não dispensam efeitos para enriquecê-las e um baixo muito bem marcado. A faixa "Like a Dream" é fantástica, apresenta bateria e guitarra frenética, acompanhada com uma sinfonia excitante de fundo, tudo sendo executado de modo harmonioso. "Life Time" é uma das melhores no disco, é notório como os riffs combinam perfeitamente com o refrão e as vozes de fundo são bem cadenciadas a todo momento. Por fim,o álbum termina com o instrumental melancólico de "Sophrosyne",deixando quem escuta em um clima de "quero mais".
Portanto, Kataphero é uma banda que possui um diferencial e tem tudo para se desbravar por todo o Brasil e até mesmo fazer turnês por outros países. Também possui músicas com identidade própria, algo muito raro nos dias de hoje, apresentando qualidade ímpar em relação às belíssimas composições que são um tanto criativas e cativantes e fazem com que o ouvinte se surpreenda logo na primeira audição.
Kataphero é:
Paulo Dantas (Vocal/Guitarra)
David Cantidio (Guitarra/Backing Vocals)
Phelippe Melo (baixo)
Lucas Somenzari (bateria).
Track List:
1.Thanatolatria
2.Cold Dark Night
3.The Dying Man
4.The Vigilant & Exilium
5.Brethren
6.Landschap
7.Like a Dream
8.Aeon & Lifetime
9.Sophorosyne
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
A música irresistível do hair metal para Corey Taylor (Slipknot)
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Ex-baterista do Paradise Lost adoeceu após pular em piscina insalubre na era "Draconian Times"
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
As atitudes de Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt que levaram Confessori a deixar o Angra
Amigo comenta em entrevista como eram os relacionamentos de Renato Russo
A compreensível reação de Bruce Dickinson ao ouvir Ronnie James Dio pela primeira vez


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



