Fu Manchu: Banda segue mantendo a cartilha do Stoner
Resenha - Gigantoid - Fu Manchu
Por Marcelo Hissa
Postado em 04 de março de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A regularidade é uma característica fundamental para construção de um álbum coeso. Nem todo álbum precisa ter seu lado orquestral magnânimo contrastado pela balada medíocre. Sem altos e baixos, apenas a ressoada contínua do bom Stoner Metal fazem de Gigantoid da banda Fu Manchu um ótimo álbum.
Lançado em 2014 pela banda californiana, Gigantoid é o 11º álbum de estúdio. Logo de cara o que mais se chama a atenção e a guitarra rítmica distorcida dando o temperamento do álbum. Sem adentrar para a diversidade musical irregular, percebe-se o groove em músicas como Anxiety Reducer e The Last Question, a velocidade em Radio Source Sagittarius e Triplanetary e a clareza em Dimension Shifter.
Os solos são outra excepcionalidade; muitas vezes remetem a psicodelia sem apelar para o exagero. Tudo fica bem encaixado sem tornar as músicas forçadas ou longas demais. Algumas músicas tem uma sonoridade que aproximam-se de outros estilos como o hardcore em Invaders of my Back, o hard rock setentista em Anxiety Red, o progressivo psicodélico em The Last Question. Essa última com quase 8 minutos de duração é uma viagem quase espacial, de forma que ela não termina, ela derrete-se.
Os vocais de Scott Hill são simples e criados para soarem despretensiosos, característico do estilo. O baixo grave bem conectado a bateria consolidam a uniformidade da banda.
Fu Manchu segue mantendo a cartilha do Stoner, um metal despojado, simples, pra ouvir enquanto a fumaça vai se dissolvendo seus circuitos neuronais. Nada de Wall of Death, nada de bater a cabeça desenfreadamente, apenas apreciação musical com sua guitarra invisível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Max Cavalera acha que novo álbum do Soulfly tem a mesma vibe de "Reign in Blood", do Slayer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
O guitarrista considerado por Eddie Van Halen "mais Clapton do que o próprio Clapton"
O clássico do Metallica que gerou "piti" e ficou quase 20 anos fora dos shows do grupo
Bon Jovi cita "Elvis gordo" e desabafa: "se não puder ser quem fui, acabou"
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



