O Vazio: Um rock teatral, visceral e orgástico
Resenha - Single 2014 - O Vazio
Por Antônimo Singular
Postado em 26 de janeiro de 2015
João Leonardo "O VAZIO" de Almeida é um cantor e compositor (já tendo atuado em diversas bandas e se apresentado em muitas cidades do país), cuja identidade se construiu durante a primeira década deste século, na capital fluminense, a partir de suas composições (que são tocadas também por outros grupos independentes) e de suas performances intensas e arrebatadoras. Letras com humor sarcástico, pensamentos profundos e críticas ácidas; Melodias belas e sinuosas, bem como berros desesperados; Improvisos, teatralidade e execuções viscerais: Isso é O VAZIO.
Contando com músicos extremamente habilidosos e igualmente viscerais para lhe acompanhar (Erick Eller - Guitarra, Bruno Eller - Baixo e Lucas Santos - Bateria), seu trabalho solo tem uma pegada mais "Stoner", com elementos de blues e formas do rock clássico (em uma musicalidade mais pesada, numa leitura totalmente contemporânea).
É um conjunto dionisíaco, que executa um rock enérgico, criativo, irreverente e bem elaborado, sem perder a crueza que faz de seu som um verdadeiro tapa na cara.
Hoje, O VAZIO é uma das mais expressivas (e ativas) bandas de Nova Friburgo. Com um som autêntico, vivo e bem construído, performances incríveis e uma postura totalmente empreendedora, o conjunto é também um dos principais articuladores da cena local, referência para vários grupos da cidade e região.
Após um EP lançado em 2012, a banda lançou em 2014 um single com duas músicas, como aperitivo para o seu próximo álbum (de nome "INÚTIL ESSENCIAL") que está sendo finalizado e deve ser lançado em breve. As gravações mostram um grupo cheio de identidade, performando um rock clássico com sonoridades pesadas e ataques fortes. A influência do blues e das bandas de rock dos anos 60 e 70 são explícitas, mas o som tem uma característica toda sua.
A primeira música, "VENDI MINHA ALMA AO ROCK AND ROLL" abre o single com o pé na porta. O baixo toma a frente do arranjo instrumental, guiando-nos por linhas clássicas de blues e por estranhas variações harmônicas, com um timbre sujo e agressivo. Mas as guitarras não deixam a dever, chamando atenção logo de cara em um solo enérgico e costurando o arranjo com algumas acordes limpos, fraseados e riffs durante a música, mas também ganhando peso no refrão. Os arranjos vocais são bem interessantes, com direito a harmonias vocais típicas do rock dos 60 e timbres psicodélicos. Um certo deboche presente na forma de cantar do vocalista João "O VAZIO" reflete bem o espírito da letra; uma declaração de amor ao Rock and Roll, como projeto existencial baseado na realização estética - sem deixar de alfinetar alguns dos clássicos preconceitos que os roqueiros costumam sofrer.
Já a segunda faixa, "MAIS ATRAENTE QUE UMA SOLUÇÃO", direciona o ouvinte a outras influências da banda, demonstrando claramente a variedade de sonoridades obtida pelo conjunto, mesmo que sem perder a identidade. Sua letra é curta, mas complexa. Trata-se de uma "esculhambação filosófica", ao estilo de Raul Seixas. No início a música tem um clima mais tranquilo, que tem muitos elementos do folk rock e do rock psicodélico do fim dos 60 e início dos 70, alternando as guitarras e violões com graça e tendo o baixo como cama. De repente, a música muda e - tal qual uma explosão repentina de algo que não podia mais ser contido - puxada por um solo de guitarra sujo e ácido, ela se transforma numa espécie de folk-punk-psicodélico, onde todo o intelectualismo presente na primeira parte da letra é desconstruído com muito bom humor, num apelo à busca pela vida ao vivo. Os vocais são bastante psicodélicos e irreverentes, com linhas vocais muito interessantes.
Reunindo influências dos melhores momentos da história do Rock, letras poéticas (embebidas com um humor ácido e um olhar bastante crítico) e uma identidade sonora forte, podemos esperar de seu vindouro álbum grandes resultados.
O single (bem como todos os conteúdos produzidos pela banda) pode ser acessado e baixado no seu site: www.ovazio.tk.
O VAZIO: SINGLE 2014
Música 01: Vendi minha alma ao Rock and Roll
ISRC: BR-N54-13-00002
Autor: João Leonardo "o Vazio" de Almeida.
O Vazio: Vocais, Violão de aço. / Erick Eller: Guitarra. / Bruno Eller: Baixo. / Lucas Santos: Bateria.
Participação Especial: Victor Nogueira (Violão de 12 cordas, guitarra, backing vocais).
Produzido por Lucas Santos & o Vazio. Nova Friburgo. Ano 2014.
*Dedicada a Raphael "Farrah" Sento Sé, Flavia "Rock" Couri, Lucas "Luggosi" Trindade e Marcio "Maldito" Mathiello.
Música 02: Mais Atraente que uma solução
ISRC: BR-N54-13-00003
Autor: Daniel Mandur Thomaz / João Leonardo "o Vazio" de Almeida.
O Vazio: Vocais, Violão de aço. / Erick Eller: Guitarra. / Bruno Eller: Baixo. / Lucas Santos: Bateria.
Produzido por Lucas Santos & o Vazio. Nova Friburgo. Ano 2014.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps