Humberto Gessinger: O último messias do rock brasileiro!
Resenha - Insular - Humberto Gessinger
Por Alex Gregorio
Postado em 28 de dezembro de 2014
O novo CD/DVD "Insular" de Gessinger ou seria dos Engenheiros do Hawaii... Que diferença faz.? Que diferença faria?
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Desde a saída do lendário e enigmático guitarrista Augusto Licks e na seqüência o co-fundador Carlos Maltz, Gessinger vem tentando "diluir" a chamada formação clássica "GLM", responsável pelos álbuns de maior sucesso comercial do grupo (no tempo em que se vendia álbuns, no tempo das gravadoras). A formação clássica inclusive foi título de um dos álbuns, o progressivóide: Gessinger, Lick & Maltz lançado em 1992. Ao todo passou pelos "Engenheiros do Hawaii" 17 integrantes. Gessinger é dono da "grife" cabendo a ele o direito de usá-la ou não. Com coragem e com dignidade lançou seu último trabalho apenas com seu nome, abrindo mão de usar a marca, que com certeza seria mais interessante comercialmente falando, mas em compensação teria que ficar aguentando a chiadeira dos fãs que ainda não perdem a esperança de ver um dia o famoso power trio nos palcos. Humberto está no mesmo nível de Amando Batista, Chico Buarque, artistas que sem tocar nas rádios, que sem aparecer no Faustão, continuam com shows lotados e vendendo seus discos.
Humberto prova ser um messiânico, arrastando multidões, sem contrato com gravadora,sem jabá, sem Lei Rouanet. O Dom Quixote do rock nacional continua a lutar por amor às suas causas perdidas, para uma juventude cada vez mais carente de ídolos do rock.
Enfim... Insular é sem dúvida um dos melhores álbuns dos Engenheiros do Hawaii (ops... Humberto Gessinger). Traz canções de seu álbum solo misturado com canções dos Engenheiros. Destaca-se o trabalho do guitarrista Esteban Tavares (ex-Fresno). Fã declarado dos Engenheiros, Tavares traz uma tatuagem em sua mão, uma engrenagem presente na capa do segundo álbum dos Eng. Tavares respeita todos os arranjos do lendário Licks e faz com tamanha perfeição que nem o Licks atualmente seria capaz de fazer tais solos sem cometer alguma falha, sem que o Humberto grite: "Acorda Augusto!".
O CD/DVD não é nada monótono, passeia pelo lado progressivóide dos Engenheiros e pelas "gauchices" do Humberto. Com grande destaque para a sua narração (tentando imitar algum locutor de documentário de segunda) explicando algumas formações, canções e parcerias presentes no trabalho.
É um prato cheio para os fãs de fé dos Engenheiros do Hawaii.
Outras resenhas de Insular - Humberto Gessinger
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O guitarrista preferido de Lars Ulrich, do Metallica; "impossível tirar o olho"
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
A lenda do Rock que se arrepende de nunca ter dormido com Jimi Hendrix


Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



