Phoenix Effect: Grunge dos anos 90 misturado com o alternativo
Resenha - Cyanide Skies - Phoenix Effect
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Postado em 24 de dezembro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vou aproveitar a oportunidade e a calmaria do fim do ano para me retratar de uma injustiça, falando sobre uma banda que conheço já faz bastante tempo, mas quase nunca a trouxe para a atenção de todos aqui por razões que eu mesmo desconheço. Trata-se de um grupo finlandês chamado Phoenix Effect. A banda surgiu lá para meados de 2007, mas por alguma razão sumiu do mapa após o segundo álbum de 2010. Falarei aqui sobre o disco de estreia do grupo, intitulado Cyanide Skies.
Deixe-me primeiramente apresentá-los. A banda é formada pelos músicos Janne Kärkkäinen (vocais, guitarra), Pyry Nikkilä (guitarra), Lauri Hämäläinen (baixo, vocais) e Anton Laurila (bateria). O som deles é bastante reminiscente do grunge dos anos 90 misturado com o alternativo, em outras palavras, para você que já conhece bandas como Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, possivelmente irá se identificar com o som deles aqui.
Produzidos por ninguém menos que Markus "Captain" Kaarlonen, sim, o Captain do Poets of the Fall, aliás, lançados sob o mesmo selo que a banda de Marko Saaresto, o selo Insomniac, o som grunge do Phoenix Effect mostra-se bastante enérgico e variado, tendo desde baladas e semi-baladas até músicas mais densas e outras mais pesadas. O grupo já havia despontado em 2008 com um single chamado Broken Promises, mas talvez não tenham chamado tanto assim a atenção, mesmo com o clipe da música que é muito bem produzido.
No ano seguinte sai o debut do grupo em 18 de Fevereiro que tem uma arte gráfica simples, porém intrigante mostrando uma folha azul e seca, caracterizando uma certa frieza de sentimentos; o nome do disco, Cyanide Skies também faz a empreitada soar bem interessante.
O single do grupo que abre o álbum, "Broken Promises", já começa o disco muito bem, uma composição forte, daquelas canções que ficam na cabeça. O grupo também trabalha muito bem o drama em suas composições, com passagens muito bem colocadas e enérgicas, acompanhadas pelo vocal bem colocado.
"Lucky Star" e a pancada "King See no Evil" são ótimos destaques, e na primeira dá para se notar claramente uma breve participação de Marko Saaresto, do Poets of the Fall, meio contido, fazendo uma ponta no disco do grupo, provavelmente com a intenção de ajudar a promover seus amigos. Quanto à segunda que também ganhou um clipe de divulgação e também conta com a participação do vocal do Poets of the Fall sussurrando algumas linhas, é daquelas que te faz pensar que o gênero grunge ainda possui ótimos representantes; pesada, vibrante, cheia de força. Guitarras rufantes, solos e riffs bem colocados fazem dela mais um grande destaque no disco.
Outras grandes sacadas do álbum são "A Perfectly Good Day", que tem um clima na medida, densa e quando rufam guitarras e tambores, não desaponta; "Carry Me", "Bye Bye Arizona" e "Flashbacks N' Memories" são outros bons exemplos de baladas e semi-baladas bem escritas, a última conta com um climax final bem épico; "Hey You" acelera o ritmo em um Rock mais dançante, "Magic" que fecha o disco mantém aquela tradição do Poets of the Fall de ter uma faixa de descanso para fechar o álbum, belíssima composição e "My Heart is a Beating Drum" mais puxada para o blues é a que contém um dos melhores trabalhos de solo de guitarra do disco.
No fim das contas a minha sensação é de querer voltar o disco do começo e ouvir tudo novamente. A primeira empreitada do Phoenix Effect soa eficiente e uma grande nova promessa. Eu realmente não sei a razão de ter demorado tanto tempo para falar sobre este grupo, mas gosto bastante da proposta musical deles desde o começo e recomendo a todos que deem uma procurada, vale muito a pena.
Cyanide Skies (2009)
Phoenix Effect
Tracklist:
01. Broken Promises
02. A Perfectly Good Day
03. Carry Me
04. Bye Bye Arizona
05. Hey You
06. Lucky Star
07. King See No Evil
08. My Heart Is A Beating Drum
09. Flashbacks N' Memories
10. Magic
Selo finlandês: Insomniac
Site oficial:
http://www.phoenixeffect.fi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
O recado de Lemmy Kilmister para fã negro discriminado por tocar heavy metal
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"
RATM: O motivo da separação de Zack de la Rocha e a banda no ano 2000

Eloy Casagrande, Aquiles Priester e Mike Portnoy mandam mensagens para Jay Weinberg
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
Malmsteen: Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista
Bruce Dickinson: A esposa o traiu com Nikki Sixx, do Motley Crue?
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Dupla sertaneja desvirtua clássico do Pink Floyd



