Neobultrins: Um disco digno de nota pela capacidade instrumental
Resenha - Miscelânea - Neobultrins
Por André Dehoul
Postado em 30 de novembro de 2014
Mais uma vez a Paraíba surpreendendo no quesito "rock honesto e independente". Em uma época em que o pop rock domina a cena nacional nada mais refrescante do que ouvir uma banda, no mínimo, autêntica.
Um primo que mora em João Pessoa, ouviu a banda e gostou. Me mandou o link e ouvi, gostei e bastante. Busquei conhecer mais um pouco da banda e sua história (descobri que os caras já apareceram em outras matérias aqui no Whiplash.net) e como muitas e muitas bandas, fazem tudo na garra e na coragem.
A banda Neobultrins (corruptela de "novos índios bultrins", em referência aos índios que viviam na região de Lagoa de Roça - PB) conseguiu lançar, de modo independente, o segundo álbum, Miscelânia. Obviamente peca pelas falhas técnicas de gravação e mixagem, mas talvez por isso mesmo ou apesar disso, acabe soando um bom disco de rock.
Assim como o primeiro disco, foi divulgado no site da banda (link ao fim da matéria) e conta com dez canções que flertam com a psicodelia, glam e hard rock (com pitadas sabbathianas, aqui e ali). Os destaques ficam a cargo da faixa que abre o disco, "Ato das Almas", um experimento psicodélico-hard-setentista pesado na medida certa, a alicecooperiana "Mãos que Calam" apresenta uma bela melodia e mostra o quanto a banda consegue se harmonizar apesar do pouco investimento, "Diário de um Palhaço" traz mais uma vez a psicodelia bem trabalhada da banda e remete à saudosa AveSangria (na minha humilde opinião, a melhor do disco, atentem para o solo de guitarra), "Coma Amargo Coma", a mais pesada do disco, definitivamente mostra a capacidade técnica da banda, com solo sem falhas e a cozinha bem marcada e atmosférica. O ponto baixo fica por conta das baladas "Garota Veneno" e "Triste Partida", mas nada que comprometa a audição (basta imaginar que estamos ouvindo uma banda de hard nacional da década de oitenta).
No todo são dez músicas em que a guitarra se apresenta muito bem obrigado, em belos solos e riffs, a bateria forte e pegada, o baixo fazendo seu papel de fluir com a batera mantendo o clima das composições e um vocal eficaz, às vezes confuso, real, honesto, em resumo, rock'n roll, baby!
O álbum apresenta momentos altos e baixos mas, falhas de gravação a parte, um disco digno de nota, tanto pelo som quanto pela coragem da banda em fazer e expor seu trabalho sem maquiagem e, sobretudo, pela capacidade instrumental de seus integrantes.
http://www.neobultrins.com.br/index.php?link=inicio
Neobultrins:
Thiago Gomes - Vocal;
Railton Tomaz - Contrabaixo;
Gerson Hugo - Guitarra;
Douglas Emanuel - Bateria.
Faixas:
1.Ato das Almas;
2.Na Lombra da Luz;
3.Mãos que Calam;
4.Coma Amargo Coma;
5.Garota Veneno;
6.Diário de Um Palhaço;
7.Triste Partida;
8.Só se Eu Fosse;
9.Cartaz Brasil;
10.Imbecil.
Lançamento: 2014.
Distribuição: independente.
Letras: Gerson Hugo, Railton Tomaz e Thiago Gomes.
Melodias, produção e mixagem: Gerson Hugo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
A música do Genesis que Phil Collins considera uma de suas melhores e nasceu quase por acaso
A música de Neil Young que George Harrison detonou: "Não sou fã, odeio sim, não suporto"
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
As 13 músicas favoritas de Morrissey, o vocalista do The Smiths
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"
A música de Paul McCartney que John Lennon, dos Beatles, queria ter cantado

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



