Rival Sons: Uma verdadeira máquina do tempo
Resenha - Great Western Valkyrie - Rival Sons
Por Rômulo Campos
Postado em 26 de outubro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda Norte-Americana Rival Sons faz parte do revival do rock setentista - estilo que vem assolando o cenário. O grupo liderado pelo frontman Jay Buchanan é uma exceção. O que comprova a minha colocação? Só tenho um nome: 'Great Western Valkyrie'- título da obra lançada no primeiro semestre de 2014. Se eu tinha alguma resistência em escutar os trabalhos da banda, não tenho mais, G.W.V quebrou a barreira que existia entre eu e a banda. O álbum é recheado de tudo que foi feito de bom nos anos 1970: Blues, Psicodelia, Peso, Hard Rock e o Groove são os principais elementos encontrados na cozinha dos N.Americanos da cidade de Long Beach, Califórnia.
A voz de Jay Buchanan é forte e autêntica, e o leitor pode comprovar na faixa de abertura, 'Eletric Man', a mesma traz um groove e peso. Eu poderia citar o Led Zeppelin como referência? Talvez, mas isso não dá o direito de julgar o quarteto americano, muito pelo contrário. 'Secret' é pesada e ousada, tudo que o Blue Cheer tinha construído no auge de sua carreira (1969/1975). Outra grande destaque é a faixa single, 'Open My Eyes', nela percebemos quanto o vocalista Jay B. chama a responsabilidade para si próprio, é impressionante a performance dele.
Ao escutar a balada 'Destination On Course' eu posso afirmar que nunca tinha escutado uma canção tão impactante nos últimos dez anos. É como se eu estivesse em uma máquina do tempo e voltasse exatamente na época em que 'Since I've been loving you' - Zeppelin e 'Mistraeted' - D. Purple foram compostas. Preciso dizer algo mais?
O Rival Sons tem sua base nos anos 1970, porém, não podemos deixar de notar um pé lá nos anos 1990. Quem pensa que o quarteto, completado por Scott Holliday (guitarra), Mike Miley (Bateria) e David Beste (baixo), é uma mera cópia dos "dinossauros" do rock, está totalmente enganado. Eles conseguiram simplesmente fazer rock, nada mais, coisa que muitos tentam e não alcança a dosagem certa de se fazer boa música.
Faixas:
01. Electric Man
02. Good Luck
03. Secret
04. Play The Fool
05. Good Things
06. Open My Eyes
07. Rich And The Poor
08. Belle Star
09. Where I've Been
10. Destination On Course
Outras resenhas de Great Western Valkyrie - Rival Sons
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O baixista argentino dos anos 1960 que tinha preconceito com o rock brasileiro anos 1980
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire


Jay Buchanan, vocalista do Rival Sons, anuncia álbum solo "Weapons of Beauty"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


