Mutran: Hard Rock com peso e suavidade na medida
Resenha - Yellow Pictures - Mutran
Por Vitor Franceschini
Postado em 28 de julho de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Liderado por Gustavo Mutran (vocal/guitarra e que também tocou teclados e ‘sequencers’ no álbum), o Mutran é uma banda um tanto quanto peculiar. Inicialmente apostaram em um Rock cantado em português, mas logo desistiram da ideia e recomeçaram neste quesito partindo para temáticas mais abrangentes e expansivas.
Vendo a capa do trabalho nos remetemos imediatamente a uma banda de Power Metal, mas o sujeito que julga ‘o livro pela capa’ aqui se daria muito mal, já que a sonoridade da banda passa longe do estilo citado. O esquema aqui é mesclar o Rock Clássico com leves toques de Progressivo, Hard Rock e um grão de Metal.
As composições possuem ótimos arranjos, além de boas estruturas trazendo certa suavidade em meio à proposta ‘rocker’. Sim, há guitarras e com boas bases, certo peso, mas nada extravagante ou extremo. Os solos são ótimos e seguem o tom suave com ótimas melodias.
A primeira faixa após a introdução Prelude, nomeada Galactic Tales: The Legend Of Captain Pollen traz uma ótima energia e foi um tiro certeiro como cartão de visitas. Sua levada diferenciada e bom riff mostra uma energia diferente e cativante. Are You Still Out There? mostra a influência do Rock sessentista que, aliás, se demonstra durante quase todo o álbum, mas incrivelmente sem soar datado.
A partir da quarta composição, a progressiva Peace On Earth a peteca cai um pouco mostrando algo mais burocrático e menos enérgico. Isso não quer dizer que perde a qualidade, mas as composições se aproximam mais do comum do que as três faixas iniciais sendo que o excesso de cadência também preocupa um pouco. Talvez a ordem das músicas poderia ser outra.
A produção é ótima e segue a suavidade da sonoridade contida no álbum. Não posso deixar de mencionar os bons vocais que cantam letras com temáticas que abordam filosofia, universo geek da TV, misticismo, filmes, etc, com uma ótima pronuncia do inglês. Resumindo, "Yellow Pictures" é um bom álbum de Rock e possui uma sonoridade diferenciada que irá gerar sentimentos opostos.
https://www.facebook.com/BandaMutran
https://soundcloud.com/mutran
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Plano do Pantera era dar um tempo após "Reinventing the Steel", segundo Rex Brown
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
Slash desmente mito sobre o riff de "Sweet Child O' Mine", hit do Guns N' Roses
James e Lars, do Metallica, escolhem as duas maiores bandas de todos os tempos
Pantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



