Immortal Guardian: Capitaneado pelo brasileiro Carlos Zema
Resenha - Revolution Part I - Immortal Guardian
Por Paulo Henrique de Assis Faria
Postado em 21 de julho de 2014
Nota: 9
A nova geração do Heavy Metal americano não se resume às bandas de Metal Core. Um excelente exemplo disso é a IMMORTAL GUARDIAN, grupo capitaneado pelo grande vocalista brasileiro Carlos Zema (Ex-HEAVEN’S GUARDIAN, VOUGAN, OUTWORLD). Os caras sabem misturar muito bem a virtuose do Power e Prog com a agressividade do Thrash e Death Metal. No começo deste mês lançaram o seu segundo EP, "Revolution Part I", que conta com a produção do aclamado ROY Z, que já produziu monstros sagrados como BRUCE DICKINSON, ROB HALFORD, JUDAS PRIEST, HELLOWEEN, SEBASTIAN BACH, SEPULTURA, ANDRE MATOS e tantos outros. Este é o trabalho que sucede o ótimo début "Super Metal: Edition Z", lançado ano passado.
A primeira faixa "Beyond the Skies", já começa em ritmo frenético. Com coros bem harmônicos, bateria bem rápida, lindas passagens de teclado e guitarra bem forte. O maior destaque fica por conta da linha de voz de Carlos Zema, que está cantando cada vez melhor. O vocal é bem agressivo e melódico ao mesmo tempo. É uma música poderosa, bem ao estilo Power Metal de ser.
A segunda é "Walk Alone", que dosa muito bem as influências do quinteto. Algumas partes soam bem Power, outras com quebradas e contratempos típicos do Progressive Metal. Tem solo de baixo, ótimos solos de guitarra, batera com pedal duplo bem presentes e claro, Carlos Zema mandando ver nos "head voices" e "drives" que lhe são peculiares. O refrão é marcante e a música é muito bem dividida.
A número três é a melódica "Immortal", que começa com som intimista de voz e piano, com efeito de música antiga – como se fosse de uma vitrola. Com o passar dos segundos a velocidade vai aumentando cada vez mais. Os guitarristas Jyro Alejo e Gabriel Guardian fazem verdadeiros duelos em seus respectivos instrumentos, com destaque para o segundo, que ainda se reveza com o teclado. Outro fato destacável é a participação do próprio ROY Z, que é guitarrista, nos riffs e um dos solos. Os agudos de Carlos ainda são bem potentes e agressivos.
A quarta é a balada "Between Fire and Ice", uma integrante bem fiel do chamado "Metal Melódico". A condução é mais cadenciada, os pianos e backing vocals são bem marcantes e claro, o trabalho de Zema, que canta quase o tempo todo em tons médios e graves, mas no último pré-refrão manda um agudo generoso. Nessa, eles exploram mais o feeling do que a virtuose instrumental. Muito bom essa sacada, afinal não é só "fritação" que cativa.
A quinta e última é intitulada "Victory Shore", que encerra com chave de ouro o disco. O Power Metal misturado com pegadas Progs são bem evidentes. Lembra muito, coisas feitas por SYMPHONY X e HELLOWEEN, mas com toques de modernidade. Carlos Zema, além disso, intercala beltings e agudos drivados, pasmem, com um encorpado gutural logo em seguida. O instrumental é impecável, os guitarristas mostram o seu melhor, o baixo do antigo membro Foster Minor é bem sincronizado com a bateria – metralhadora – de Cody Gilliland. É a melhor das cinco. Belo desfecho!
A Immortal Guardian mostra com "Revolution Part I", que o Metal ainda tem muita coisa boa nova surgindo. Ano que vem pretendem lançar a continuação, o EP "Revolution Part II", que novamente contará com produção de ROY Z. Recentemente o grupo tocou no X-Games em sua própria cidade, Austin no Texas. Os planos da banda agora é fazer o máximo de show possível pelos Estados Unidos e depois fazer algumas turnês por outros países, dentre eles o Brasil, pelo qual passaram há um ano. Viva a Immortal Guardian, os guardiões imortais do Heavy Metal!
Confira duas músicas do EP tocadas pelos caras em apresentações ao vivo no ano passado:
Walk Alone:
Between Fire and Ice:
Contatos:
http://immortalguardian.net/
Membros:
Carlos Zema - Vocais
Gabriel Guardian - Guitarra, teclado e backing vocals
Jyro Alejo – Guitarra e backing vocals
Cody Gilliland - Bateria e backing vocals
Thad Stevens – Baixo
Immortal Guardian – Revolution Part I (2014 – Independente – USA)
01. Beyond the Skies (5:47)
02. Walk Alone (3:47)
03. Immortal - Featuring Roy Z - (6:15)
04. Between Fire and Ice (3:58)
05. Victory Shore (5:58)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps