Tuomas Holopainen: Genialidade muito além do Nightwish

Resenha - Life and Times of Scrooge - Tuomas Holopainen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Tuomas Holopainen sem dúvida é um dos músicos mais criativos do metal contemporâneo, como fica claro com o grau estrondoso de sucesso atingido por sua banda principal, o NIGHTWISH. Contudo, o cara sempre foi inquieto, não gostando de se apegar a padrões ou limitações na hora de compor. E tal inquietude fica ainda mais clara em seu novo projeto solo, denominado ¨Music Inspired by The Life and Times of Scrooge¨, que ganhou sua merecida versão nacional via Dynamo Records.

Nightwish: vocal covers de "The Poet and the Pendulum" com quatro vocalistas diferentesDepressão: 10 músicas que devem ser evitadas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Baseado na obra em quadrinhos ¨The Life and Times of Scrooge McDuck¨, de 1992, escrita e desenhada por Don Rosa (que apoia o projeto, tendo, inclusive, contribuindo na parte gráfica do material), que narra a história do personagem Tio Patinhas, famoso no Brasil, o disco foge totalmente de qualquer relação com o metal (quase não se ouve guitarras e bateria por aqui), mas nem por isso deixa de ser uma obra bela e encantadora.

Na parte ¨temática¨, o álbum conta a trajetória de Patinhas desde a infância pobre em Glasgow (Escócia), até o sucesso em Patópolis, a cidade fictícia em que passa a viver, contando com detalhes como ele lutou, trabalho, caminhou e sofreu para acumular a fortuna que lhe permite até nadar em moedas de ouro eu sua caixa forte.

Contudo, é na parte ¨musical¨ que a bicho realmente pega, pois temos aqui um dos trabalhos mais sensíveis e inspirados de Tuomas. Que o cara é fascinado por trilhas sonoras de filme, todos já sabem; mas é aqui que esse seu lado se mostra ainda mais aguçado, com temas bombásticos e épicos, que surpreendem o ouvinte a cada nova audição.

A qualidade sonora do álbum também chama a atenção, tendo o mesmo sido todo produzido pelo próprio Tuomas Holopainen, com o auxílio de Pip Williams (maestro que trabalho nos álbuns ¨Once¨, ¨Dark Passion Play¨ e ¨Imaginaerum¨) nas orquestrações, deixando tudo bem ¨leve¨ e fácil de ser apreciado, embora em vários momentos o som que exala dos auto-falantes seja complexo e variado, contendo instrumentos como violinos, flautas, banjo, didgeridoo, e vários outros.

A maioria das faixas são instrumentais e bem longas, mas em momento algums soam enjoativas. Dentre os destaques, cito "Cold Heart of the Klondike", com Tony Kakko (SONATA ARCTICA) mostrando toda sua versatilidade nos vocais; e "The Last Sled" e "A Lifetime of Adventure", ambas com a participação da vocalista finlandesa Johanna Iivanainen,com um timbre suave e emocional, totalmente condizente com a história contada.

Trata-se, pois, de uma obra coesa e muito bem construída, com uma aura poética encantadora, devendo ser apreciada com calma, sem aquela afobação típica da geração atual de ouvintes acostumados com a agilidade da internet, para que se torne perceptível toda sua excelência! Altamente recomendado.

¨The Life and Times of Scrooge¨ - Tuomas Holopainen
(2014 - Nacional - Dynamo Records)

Tracklist:

01. Glasgow 1877
02. Into the West
03. Duel and Cloudscapes
04. Dreamtime
05. Cold Heart of the Klondike
06. The Last Sled
07. Goodbye, Papa
08. To Be Rich
09. A Lifetime of Adventure
10. Go Slowly Now, Sands of Time
11. A Lifetime of Adventure (alternative version)


Outras resenhas de Life and Times of Scrooge - Tuomas Holopainen

Tuomas Holopainen: História do Tio Patinhas em álbum conceitualTuomas Holopainen: The Life and Times of Scrooge




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Tuomas Holopainen"Todas as matérias sobre "Nightwish"


Nightwish: vocal covers de "The Poet and the Pendulum" com quatro vocalistas diferentesMarco Hietala: baixista do Nightwish e Tarot lançará álbum solo também em inglês

Power Metal: os 25 maiores álbuns do estiloPower Metal
Os 25 maiores álbuns do estilo

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Tarja Turunen: novo DVD será gravado com Rafael Bittencourt e outras participaçõesTarja Turunen
Novo DVD será gravado com Rafael Bittencourt e outras participações

Nightwish: Anette Olzon explica por que jamais subirá ao palco com a bandaNightwish
Anette Olzon explica por que jamais subirá ao palco com a banda

Nightwish: vídeo oficial de "Slaying The Dreamer," que estará no próximo DVD

Nightwish: vídeo ao vivo de Devil And The Deep Dark Ocean, do novo DVD ao vivoNightwish
Vídeo ao vivo de "Devil And The Deep Dark Ocean", do novo DVD ao vivo

Nightwish: banda anuncia turnê pela Europa em 2020Nightwish: banda lançará ao vivo gravado em Buenos Aires ainda em 2019

Anette Olzon: fiz um trabalho dos infernos no NightwishAnette Olzon
"fiz um trabalho dos infernos no Nightwish"

Tatuagens: Homenagens à banda Nightwish e Tarja na pele dos fãsTatuagens
Homenagens à banda Nightwish e Tarja na pele dos fãs


Depressão: 10 músicas que devem ser evitadasDepressão
10 músicas que devem ser evitadas

Alice in Chains: mensagem subliminar na capa de The Devil Put Dinosaurs HereAlice in Chains
Mensagem subliminar na capa de "The Devil Put Dinosaurs Here"


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adGoo336