Tuomas Holopainen: Genialidade muito além do Nightwish

Resenha - Life and Times of Scrooge - Tuomas Holopainen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Tuomas Holopainen sem dúvida é um dos músicos mais criativos do metal contemporâneo, como fica claro com o grau estrondoso de sucesso atingido por sua banda principal, o NIGHTWISH. Contudo, o cara sempre foi inquieto, não gostando de se apegar a padrões ou limitações na hora de compor. E tal inquietude fica ainda mais clara em seu novo projeto solo, denominado ¨Music Inspired by The Life and Times of Scrooge¨, que ganhou sua merecida versão nacional via Dynamo Records.
1608 acessosTarja Turunen: trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo5000 acessosSeparadas no nascimento: Pitty e Amy Winehouse

Baseado na obra em quadrinhos ¨The Life and Times of Scrooge McDuck¨, de 1992, escrita e desenhada por Don Rosa (que apoia o projeto, tendo, inclusive, contribuindo na parte gráfica do material), que narra a história do personagem Tio Patinhas, famoso no Brasil, o disco foge totalmente de qualquer relação com o metal (quase não se ouve guitarras e bateria por aqui), mas nem por isso deixa de ser uma obra bela e encantadora.

Na parte ¨temática¨, o álbum conta a trajetória de Patinhas desde a infância pobre em Glasgow (Escócia), até o sucesso em Patópolis, a cidade fictícia em que passa a viver, contando com detalhes como ele lutou, trabalho, caminhou e sofreu para acumular a fortuna que lhe permite até nadar em moedas de ouro eu sua caixa forte.

Contudo, é na parte ¨musical¨ que a bicho realmente pega, pois temos aqui um dos trabalhos mais sensíveis e inspirados de Tuomas. Que o cara é fascinado por trilhas sonoras de filme, todos já sabem; mas é aqui que esse seu lado se mostra ainda mais aguçado, com temas bombásticos e épicos, que surpreendem o ouvinte a cada nova audição.

A qualidade sonora do álbum também chama a atenção, tendo o mesmo sido todo produzido pelo próprio Tuomas Holopainen, com o auxílio de Pip Williams (maestro que trabalho nos álbuns ¨Once¨, ¨Dark Passion Play¨ e ¨Imaginaerum¨) nas orquestrações, deixando tudo bem ¨leve¨ e fácil de ser apreciado, embora em vários momentos o som que exala dos auto-falantes seja complexo e variado, contendo instrumentos como violinos, flautas, banjo, didgeridoo, e vários outros.

A maioria das faixas são instrumentais e bem longas, mas em momento algums soam enjoativas. Dentre os destaques, cito “Cold Heart of the Klondike”, com Tony Kakko (SONATA ARCTICA) mostrando toda sua versatilidade nos vocais; e “The Last Sled” e “A Lifetime of Adventure”, ambas com a participação da vocalista finlandesa Johanna Iivanainen,com um timbre suave e emocional, totalmente condizente com a história contada.

Trata-se, pois, de uma obra coesa e muito bem construída, com uma aura poética encantadora, devendo ser apreciada com calma, sem aquela afobação típica da geração atual de ouvintes acostumados com a agilidade da internet, para que se torne perceptível toda sua excelência! Altamente recomendado.

¨The Life and Times of Scrooge¨ – Tuomas Holopainen
(2014 – Nacional – Dynamo Records)

Tracklist:

01. Glasgow 1877
02. Into the West
03. Duel and Cloudscapes
04. Dreamtime
05. Cold Heart of the Klondike
06. The Last Sled
07. Goodbye, Papa
08. To Be Rich
09. A Lifetime of Adventure
10. Go Slowly Now, Sands of Time
11. A Lifetime of Adventure (alternative version)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Life and Times of Scrooge - Tuomas Holopainen

1247 acessosTuomas Holopainen: História do Tio Patinhas em álbum conceitual1734 acessosTuomas Holopainen: The Life and Times of Scrooge

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 14 de julho de 2014

Tarja TurunenTarja Turunen
Trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo

1314 acessosTarja Turunen: Como foi a apresentação da cantora em São Paulo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

IdiomaIdioma
Bandas que já cantaram em sua língua natal

HumorHumor
E se uma brasileira assumisse o vocal do Nightwish?

NightwishNightwish
O pistoleiro Tuomas e a cicatriz em Anette

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Tuomas Holopainen"0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

Separadas no nascimentoSeparadas no nascimento
Pitty e Amy Winehouse

Heavy MetalHeavy Metal
O início do movimento e a origem do termo

Iron MaidenIron Maiden
Ouça o baixo de Steve Harris isoladamente

5000 acessosAC/DC: A origem do nome da banda5000 acessosHeavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas5000 acessosHeavy Metal: diagrama explica a origem dos nomes de bandas5000 acessosLista: 15 covers de Iron Maiden por bandas famosas5000 acessosMegadeth: carta aberta de Dave Mustaine ao Metallica5000 acessosO Metaleiro: como humorista, ele é um ótimo baterista

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online