Tuomas Holopainen: Um trabalho de Música com "M" maiúsculo

Resenha - Music Inspired by The Life and Times of Scrooge - Tuomas Holopainen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Ideias
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Fazer música inspirada pelo Tio Patinhas é, no mínimo, curioso. Um tema inusitado, por assim dizer. Mas foi assim que TUOMAS HOLOPAINEN, tecladista, fundador e líder do sexteto finlandês de metal sinfônico NIGHTWISH decidiu iniciar sua carreira solo (apesar de ele compor, escrever e produzir os trabalhos do Nightwish praticamente sozinho).
1456 acessosTarja Turunen: trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo5000 acessosAs novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecer

Baseado no livro citado no título do disco (traduzido como A Saga do Tio Patinhas no Brasil), o disco não destoa muito do que a banda de TUOMAS faz. Na verdade, é uma espécie de NIGHTWISH sem heavy metal, apesar de que o ouvido acostumado à banda ficará em muitos momentos "esperando" a entrada dos riffs de EMPPU VUORINEN, guitarrista da banda sinfônica. Mas não, aqui a orquestração segue "pura" do começo ao fim, com a louvável exceção de um solo de MIKKO IIVANAINEN no single "A Lifetime of Adventure". Vale notar que quem contribuiu no disco foi a ORQUESTRA FILARMÔNICA DE LONDRES, a mesma que tocou nos últimos três trabalhos do NIGHTWISH sob a batuta de PIP WILLIAMS, que também a comanda aqui.

O trabalho tem direito a faixas cinematográficas como a abertura "Glasgow 1877" e "Duel & Cloudscapes"; e trabalhos exóticos como "Into the West", com um banjo que caiu como uma luva; e "Dreamtime", com direito a um didgeridoo.

Entre os destaques, temos "Cold Heart of the Klondike", na qual um velho amigo do NIGHTWISH faz uma breve participação: TONY KAKKO, vocalista, tecladista e principal compositor e letrista dos conterrâneos SONATA ARCTICA. E também o single "A Lifetime of Adventure", que vem em duas versões: a regular, que recebeu um vídeo (veja abaixo), e a alternativa, um pouco mais orquestrada e sem o solo de guitarra.

Curioso notar também que o álbum tem muito mais passagens instrumentais do que cantadas. Algumas faixas nem sequer apresentam letra. O próprio Tio Patinhas, interpretado pelo escocês ALAN REID, aparece em apenas três faixas. É nitidamente uma obra focada na ambientação que a música pode proporcionar. Muitas faixas se alongam em repetições das mesmas frases musicais, que evoluem e ficam cada vez mais densas. Em outras palavras, um trabalho de música feito por quem entende de música. Tocante, instigante e agradabilíssimo.

Há outros convidados que precisam ser citados antes do fim da resenha: o colega de NIGHTWISH TROY DONOCKLEY deixou sua marca com seus belos sopros na gaita de foles e nos low whistles, enquanto que JON BURR usou sua gaita para fazer da segunda faixa uma das melhores do disco. A vocalista principal, JOHANNA KURKELA, interpretou Dora Cintilante e se mostrou uma excelente e talentosa cantora - uma grata surpresa para quem não é muito ligado na música da Finlândia, onde ela faz sucesso.

TUOMAS é um dos poucos músicos vivos que merecem o título de "gênio musical". E neste álbum ele dá mais uma amostra disso. Um verdadeiro trabalho de música, com "m" maiúsculo. Algo que foi alcançado com a ajuda dos convidados, é claro, o que não tira o mérito do tecladista, absolutamente.

Abaixo, o vídeo do single "A Lifetime of Adventure", com as impagáveis caras e bocas do renomado escritor e desenhista Don Rosa (autor do livro que inspirou o álbum):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Track-list:
01. "Glasgow 1877"
02. "Into the West"
03. "Duel & Cloudscapes"
04. "Dreamtime"
05. "Cold Heart of The Klondike"
06. "The Last Sled"
07. "Goodbye, Papa"
08. "To Be Rich"
09. "A Lifetime of Adventure"
10. "Go Slowly Now, Sands of Time"
11. "A Lifetime of Adventure (alternate version)"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Tarja TurunenTarja Turunen
Trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo

1220 acessosTarja Turunen: Como foi a apresentação da cantora em São Paulo1402 acessosMarcio Guerra: A performance de Falaschi e Tarja no RIR 2011879 acessosRio Rock City: Quando o vocalista novo dá certo?2063 acessosRio Rock City: O Power Metal morreu?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

NightwishNightwish
Anette não queria Floor Jansen na banda em 2012

TarjaTarja
Reagindo à escolha de canção em casamento de Léo Áquila

Tarja TurunenTarja Turunen
A agressão de um fã durante show no México em 2000

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

As novas caras do metalAs novas caras do metal
Mais 40 bandas que você deve conhecer

EnjauladosEnjaulados
Os crimes mais chocantes da história do rock

TúmulosTúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos nos EUA

5000 acessosMetallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversas5000 acessosAs regras do Metal Neoclássico5000 acessosVanessa Frehley: amor sem limites ao Kiss5000 acessosChris Cornell: havia marcas de agulha no corpo, diz site5000 acessosBlack Sabbath: pouco importa se Deus está vivo ou morto5000 acessosOzzy Osbourne: os álbuns solo do madman, do pior para o melhor

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 18 de abril de 2014
Post de 19 de abril de 2014

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 0077507/SP) formado pela PUC-SP e membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Paulistano e morador de Carapicuíba (Granja Viana), tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cinema, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados. Além de ouvir, também toca piano e teclado, compondo algumas bobagens de vez em quando.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online