Sukekiyo: Álbum sombrio e com muita personalidade
Resenha - Immortalis - sukekiyo
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 10 de junho de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Talvez o membro mais popular do quinteto japonês de rock/metal Dir en grey, Kyo não é bem aquele frontman simpático e alegre que sai pulando e sorrindo pelo palco. Até pouco tempo atrás, os shows da banda eram marcados por seus atos de automutilação. Maquiagem corporal simulando queimaduras e esqueletos também não eram incomuns. Hoje, suas performances são um pouco mais leves, mas nem por isso menos sombrias.
Era de se esperar, portanto, que um lançamento solo de Kyo fosse um trabalho de bastante personalidade. Quem é fã de Dir en grey certamente simpatizará com Immortalis, primeiro lançamento solo do sukekiyo, banda liderada por ele e que conta ainda com Takumi (ex-Rentrer en Soi) na guitarra/piano, Mika (ex-Rentrer en Soi) na bateria, Uta (ex-9Goats Black Out) na segunda guitarra e Yuchi (Kannivalism) no baixo. O som é bastante influenciado pelos últimos dois álbuns da banda principal do vocalista: sombrio, melancólico e "deprê". Mas sem muito peso - as guitarras, tímidas, não demonstram agressividade na maior parte das faixas. É como se Kyo, que já lançou livros de poesia, quisesse apenas criar uma atmosfera sonora para suas sempre criativas letras.
Uma atmosfera bem difícil de se classificar, diga-se de passagem, tal como é o som do Dir en grey. Para esses momentos de dificuldade, sobram sempre os rótulos fáceis como "rock/metal alternativo".
Mas há algumas músicas mais "encorpadas" também. "Latour", "Nine Melted Fiction" e "Hidden One" são exemplos. O time de instrumentistas, desconhecido para quem acompanha só de longe a cena japonesa do rock/metal, demonstrou competência e técnica para dar sustentação sonora à proposta do vocalista. São linhas "sérias", sombrias, misteriosas.
Mas não foi apenas nas letras que Kyo demonstrou capacidade aqui. Quem acompanha o Dir en grey sabe bem que Kyo é um sujeito tecnicamente habilidoso. Do gutural aos agudos, passando por sussurros tenebrosos, gritos agoniantes e rosnados raivosos, o japonês aproveita o espaço que é só seu para mostrar por que tem tantos fãs por aí.
Não chega a ser uma obra prima da música nipônica, mas sem sombra de dúvidas um trabalho bastante pessoal e marcante. É a primeira vez que um membro do Dir en grey se aventura num projeto solo, e se alguém tinha alguma dúvida da eficácia desta manobra, Kyo acaba de saná-la. Qualquer tentativa de se criar um segundo disco do sukekiyo será bem-vinda agora que já sabemos que o projeto tem brilho próprio.
Abaixo, o vídeo de "Afetrmath":
Track-list:
1- "Elisabeth Addict"
2- "Destrudo"
3- "Latour"
4- "Nine Melted Fiction"
5- Zephyr"
6- "Hidden One"
7- "Aftermath"
8- "Uyuu no Sora"
9- "The Daemon's Cutlery"
10- "Scars Like Velvet"
11- "Mama"
12- "Vandal"
13- "Hemimetabolism"
14- "Kugui"
15- "Madara Ningen"
16- "In All Weathers"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Bruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"
O conselho de Mick Jagger para Raul Seixas; "foi como um tapa na minha cara"
A banda gringa que gostou tanto do Angra que se virou para comprar álbum antes de todos

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



