Sukekiyo: Álbum sombrio e com muita personalidade
Resenha - Immortalis - sukekiyo
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 10 de junho de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Talvez o membro mais popular do quinteto japonês de rock/metal Dir en grey, Kyo não é bem aquele frontman simpático e alegre que sai pulando e sorrindo pelo palco. Até pouco tempo atrás, os shows da banda eram marcados por seus atos de automutilação. Maquiagem corporal simulando queimaduras e esqueletos também não eram incomuns. Hoje, suas performances são um pouco mais leves, mas nem por isso menos sombrias.
Era de se esperar, portanto, que um lançamento solo de Kyo fosse um trabalho de bastante personalidade. Quem é fã de Dir en grey certamente simpatizará com Immortalis, primeiro lançamento solo do sukekiyo, banda liderada por ele e que conta ainda com Takumi (ex-Rentrer en Soi) na guitarra/piano, Mika (ex-Rentrer en Soi) na bateria, Uta (ex-9Goats Black Out) na segunda guitarra e Yuchi (Kannivalism) no baixo. O som é bastante influenciado pelos últimos dois álbuns da banda principal do vocalista: sombrio, melancólico e "deprê". Mas sem muito peso - as guitarras, tímidas, não demonstram agressividade na maior parte das faixas. É como se Kyo, que já lançou livros de poesia, quisesse apenas criar uma atmosfera sonora para suas sempre criativas letras.
Uma atmosfera bem difícil de se classificar, diga-se de passagem, tal como é o som do Dir en grey. Para esses momentos de dificuldade, sobram sempre os rótulos fáceis como "rock/metal alternativo".
Mas há algumas músicas mais "encorpadas" também. "Latour", "Nine Melted Fiction" e "Hidden One" são exemplos. O time de instrumentistas, desconhecido para quem acompanha só de longe a cena japonesa do rock/metal, demonstrou competência e técnica para dar sustentação sonora à proposta do vocalista. São linhas "sérias", sombrias, misteriosas.
Mas não foi apenas nas letras que Kyo demonstrou capacidade aqui. Quem acompanha o Dir en grey sabe bem que Kyo é um sujeito tecnicamente habilidoso. Do gutural aos agudos, passando por sussurros tenebrosos, gritos agoniantes e rosnados raivosos, o japonês aproveita o espaço que é só seu para mostrar por que tem tantos fãs por aí.
Não chega a ser uma obra prima da música nipônica, mas sem sombra de dúvidas um trabalho bastante pessoal e marcante. É a primeira vez que um membro do Dir en grey se aventura num projeto solo, e se alguém tinha alguma dúvida da eficácia desta manobra, Kyo acaba de saná-la. Qualquer tentativa de se criar um segundo disco do sukekiyo será bem-vinda agora que já sabemos que o projeto tem brilho próprio.
Abaixo, o vídeo de "Afetrmath":
Track-list:
1- "Elisabeth Addict"
2- "Destrudo"
3- "Latour"
4- "Nine Melted Fiction"
5- Zephyr"
6- "Hidden One"
7- "Aftermath"
8- "Uyuu no Sora"
9- "The Daemon's Cutlery"
10- "Scars Like Velvet"
11- "Mama"
12- "Vandal"
13- "Hemimetabolism"
14- "Kugui"
15- "Madara Ningen"
16- "In All Weathers"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire
Blabbermouth elogia música que Zakk Wylde fez para Ozzy Osbourne; "Absolutamente linda"
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
"Eu nem sabia que Dave Grohl tinha um baterista", diz Ozzy Osbourne
O filósofo chato que fez Raul Seixas abandonar estudos na universidade e se dedicar ao rock
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth não foi uma surpresa


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



