Equilibrium: Possivelmente o melhor álbum até agora
Resenha - Erdentempel - Equilibrium
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 08 de junho de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A despeito do incontestável sucesso do Rammstein pelo mundo, não são todas as bandas alemãs de heavy metal e derivados que se atrevem a cantar em sua língua materna. Mas o Equilibrium nunca ligou muito para isso e já está deixando de ser um mero "nome promissor" da cena do folk metal para virar membro da linha de frente do estilo.
E é com Erdentempel, seu quarto álbum, que a banda coroa este processo. É verdade que ele vem em meio a um momento conturbado: no final de março, com o produto já pronto e recém-anunciado, os irmãos e membros fundadores Andreas Völkl (guitarra) e Sandra Van Eldik (baixo) resolveram deixar o grupo. A manobra pegou os outros integrantes de surpresa, mas eles seguiram firmes na divulgação do então vindouro trabalho. Uma pena os irmãos saírem justamente no momento em que o Equilibrium lança seu melhor álbum até hoje.
O trabalho começa muito bem com a introdução instrumental e sinfônica (convenientemente batizada de "Ankunft", ou "chegada" em português), que não emenda na segunda faixa "Was Lange Währt" mas já dá o clima do disco. Sem grandes surpresas, vem a terceira faixa "Waldschrein", já lançada anteriormente em um EP de mesmo nome de 2013. Aqui, ela recebe uma versão regravada, com um som mais polido e menos cru. O disco começa a apresentar aquilo que será sua marca registrada: flautas folk e ritmos cativantes alternados com épicas passagens sinfônicas.
Isto inclui "Wellengang" e "Stein Meiner Ahne", com momentos que até lembram Nightwish; "Wirtshaus Gaudi", onde as letras tipicamente épicas dão lugar a um trabalho alegre no ritmo, no clipe (veja abaixo) e no título (algo como "diversão de taverna"); "The Unknown Episode" primeiro trabalho deles inglês (a sétima faixa "Heavy Chill" tem letras em alemão, apesar do nome); e a épica faixa bônus e de encerramento "Aufbruch", a segunda mais longa já escrita pela banda. A detentora do título, coincidência ou não, também era um instrumental épico e servia como encerramento: "Mana", do segundo disco Sagas.
Não é bem uma novidade ver o Equilibrium adotando elementos sinfônicos. Mas tudo aqui soa mais grandioso que nos três discos anteriores. Um álbum que empolga do começo ao fim, com espaço para todos os climas. Os riffs convidativos a uma sessão de headbanging (de autoria dos guitarristas René Berthiaume/Andreas e da baixista Sandra), os pedais duplos velozes (por Tuval Refaeli), os guturais rasgados de Robert Dahne e, é claro, as flautas e orquestras contribuem para tornar este trabalho um sério candidato à lista de melhores de 2014.
Nada como uma banda que mistura black, folk e symphonic metal sem necessariamente cair em lugares comuns e, consequentemente, sem enjoar o fã. Ao mesmo tempo em que a atmosfera recria cenas fantasiosas e medievais, algo que nem todo headbanger está disposto a levar a sério, a instrumentalização profissional mostra que o Equilibrium sabe brincar em serviço. Bom para os fãs.
Abaixo, o vídeo de "Wirtshaus Gaudi":
Track-list:
1. "Ankunft"
2. "Was Lange Währt"
3. "Waldschrein"
4. "Karawane"
5. "Uns'rer Flöten Klang"
6. "Freiflug"
7. "Heavy Chill"
8. "Wirtshaus Gaudi"
9. "Stein Meiner Ahnen"
10. "Wellengang"
11. "Apokalypse"
12. "The Unknown Episode"
13. "Aufbruch" (faixa bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
Marcelo Adnet realmente ajudou a acabar com o rock no Brasil?
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional
Amigos, mas nem tanto: Flea e a sua curiosa relação com o baterista Chad Smith
As duas bandas do rock nacional que Humberto Gessinger criticou por falta de propósito


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



