A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2023
A música "Faroeste Caboclo" é uma das mais famosas da Legião Urbana e é conhecida pelo feito de ter tocado na rádio mesmo sendo muito longa. A letra bastante grande conta a saga do João de Santo Cristo e suas aventuras em Brasília.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em live no canal "Pitadas do Sal", os youtubers Júlio Ettore e Ariston Sal Junior comentaram a respeito de um erro na letra do hit que o próprio Renato Russo disse que não faz muito sentido.
"Essa música tinha sido pensada para o ‘2’. A Legião Urbana tentou tocar em um show daquela época, mas foi vaiada. Tinha uns punks na plateia e foi um fiasco. Ela entra no ‘Que País É Este’ e conta a história de Brasília, né? O João de Santo Cristo vai tentar a sorte lá. O Renato Russo cita as cidades que permeiam Brasília e fala sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade lá. O Plano Piloto de Brasília era o oásis da perfeição e o resto não é bem assim. Era na época da Ditadura também. Uma coisa interessante é que o próprio Renato enxergou muitas falhas no enredo dela. Tenta ver se faz sentido. Aquela história... Ele chega na rodoviária em Brasília, encontra um boiadeiro. O boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem. Por que isso? Depois, diz que o João foi salvar ele. Aí, ele diz para o boiadeiro ficar aqui que ele precisava visitar a filha dele. O Renato disse que isso não faz o menor sentido! [risos]. Provavelmente ele pensou na métrica", disse Júlio Ettore.
"Nesse trecho, eu interpretava que o cara estava na rodoviária com a passagem na mão para viajar. Aí ele pensou que precisava visitar a filha dele, só que a filha morava ali perto e não que ele fosse viajar para visitar. Mas porque ele não foi antes? Não sei! É tipo: você quer essa passagem? Estou precisando visitar minha filha e vou ficar aqui mesmo. Vai no meu lugar você. Sei lá, é muita viagem", concluiu Sal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
A cantora canadense que não sai dos ouvidos de Fernanda Lira: "Jeito cru e honesto"
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Vocalista e guitarrista brigam na justiça por legado da Tequila Baby
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Edu Falaschi lança videoclipe de "Echoes of Vows" com cenas gravadas em castelo medieval
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


