A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2023
A música "Faroeste Caboclo" é uma das mais famosas da Legião Urbana e é conhecida pelo feito de ter tocado na rádio mesmo sendo muito longa. A letra bastante grande conta a saga do João de Santo Cristo e suas aventuras em Brasília.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em live no canal "Pitadas do Sal", os youtubers Júlio Ettore e Ariston Sal Junior comentaram a respeito de um erro na letra do hit que o próprio Renato Russo disse que não faz muito sentido.
"Essa música tinha sido pensada para o ‘2’. A Legião Urbana tentou tocar em um show daquela época, mas foi vaiada. Tinha uns punks na plateia e foi um fiasco. Ela entra no ‘Que País É Este’ e conta a história de Brasília, né? O João de Santo Cristo vai tentar a sorte lá. O Renato Russo cita as cidades que permeiam Brasília e fala sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade lá. O Plano Piloto de Brasília era o oásis da perfeição e o resto não é bem assim. Era na época da Ditadura também. Uma coisa interessante é que o próprio Renato enxergou muitas falhas no enredo dela. Tenta ver se faz sentido. Aquela história... Ele chega na rodoviária em Brasília, encontra um boiadeiro. O boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem. Por que isso? Depois, diz que o João foi salvar ele. Aí, ele diz para o boiadeiro ficar aqui que ele precisava visitar a filha dele. O Renato disse que isso não faz o menor sentido! [risos]. Provavelmente ele pensou na métrica", disse Júlio Ettore.
"Nesse trecho, eu interpretava que o cara estava na rodoviária com a passagem na mão para viajar. Aí ele pensou que precisava visitar a filha dele, só que a filha morava ali perto e não que ele fosse viajar para visitar. Mas porque ele não foi antes? Não sei! É tipo: você quer essa passagem? Estou precisando visitar minha filha e vou ficar aqui mesmo. Vai no meu lugar você. Sei lá, é muita viagem", concluiu Sal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Steve Harris, do Iron Maiden, quer fazer shows até o fim da vida
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem

4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O que explica ausência total de parcerias entre Renato Russo e grandes nomes da MPB
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


