New Democracy: Peso do Thrash Groove com guitarras dobradas
Resenha - A New Concept For You to Meet - New Democracy
Por Willba Dissidente
Postado em 22 de abril de 2014
Nota: 7
Formada na cidade de Varginha, interior de Minas Gerais, no fim de 2012, a banda NEW DEMOCRACY acaba de lançar seu primeiro registro fonográfico, o EP "A New Concept For You to Meet". Com título que prega inovação, o grupo aposta na pegada do Groove / Thrash Metal dos primórdios, como o clássico "Slaughter in the Vatican" do EXHORDER, com guitarras dobradas a lá IRON MAIDEN. O resultado final é muita competência e criatividade que esbarrou, infelizmente, nas limitações materiais, pelos músicos serem independentes e se auto-financiar.
Para quem não está familiarizado, Groove é uma variação do Thrash Metal que está por ai desde princípios dos anos 1990, com disco como "Vulgar Display of Power" do PANTERA, ou "Chaos A.D." do SEPULTURA. Ouvidos desatentos podem apontar um Thrash Metal como do EXODUS, porém thrashers mais diligentes vão notar a proeminência de batidas mais lentas entre a pancadaria e que os vocalistas preferem o rasgado / rouco às notas mais agudas e a ausência das "paradinhas mortais". Também chamado de Post-Thrash, foi o Groove Thrash deu os fundamentos para o New Metal, que abaixou a afinação e se valeu de elementos do Rap. Essa explicação é fundamental para caracterizar o que os rapazes do NEW DEMOCRACY pretendiam nos 24 minutos de seu EP: groove metal do princípio dos anos 1990 com o metal clássico da década de 1980. Dessa maneira, a tradição é criativamente mantida e resignificada.
A abertura com "Genesis" é épica, medieval, abrindo espaço para a banda começar a mostrar seu som com "We're Not Fools". Essa faixa, a de maior duração do EP, 7 minutos, é excelente cartão de visitas para o que esperar do NEW DEMOCRACY. Ótimas riff para bater cabeça, pedal duplo, vocais rasgados e antes do primeiro refrão a "galinha dos ovos de ouro da banda". Solo de guitarra dobrado no mesmo estilo que caracterizou o ARIA e o IRON MAIDEN na década de 1980, assim como o WISHBONE ASH e o THIN LIZZY dez anos antes. Diferente de outras bandas de Thrash Metal que já se utilizaram desse recurso, como o FUELED BY FIRE em seu debut, aqui os solos sobrados criam harmonias bem cativantes, sendo fundamentais à estrutura da música, e não meros adornos. As letras, ainda que em inglês, abordam questões de crítica social.
Em tempos em que bandas independentes como o DEADLINESS e o SELVAGERIA conseguem fazer discos com som tão bem produzidos, mixados e masterizados como os clássicos do ANTHRAX, o NEW DEMOCRACY não dispôs dos mesmos recursos. Ainda que o disco possa soar "magro" em alguns momentos, a produção optou, sabiamente, por deixar todos os instrumentos mais nítidos sem perder o peso, ou cair na cacofonia. Não estamos diante de um "Obsessed by Cruelty" do SODOM, nem de um mainstream como o TESTAMENT, nivelando a qualidade de gravação com, por exemplo, um grupo gringo de medianos recursos, como o JERSEY DOGS. Já elogiamos o trampo de guitarras de Rafael "Daum" Lourenço, que também assume os vocais, e Gustavo "JB" João Batista. A cozinha de William "Will" Pereira, no baixo, e Evandro Bartelega, espancando as peles e pedais, merece destaque. Ainda que num som orientado para as guitarras, como no MEGADETH antigo, eles conseguem segurar a base muito bem, variando bastante o andamento dos Grooves para as partes mais Thrashs, como na faixa "No Mercy".
https://soundcloud.com/rafael-louren-o-10/new-democracy-killing-in-the
O cdzinho continua com "Withou Fear", que após começo com pedal duplo e solo dobrado, cai no Thrash cadenciado com acordes espaçados e um refrão que demora quase três minutos para pintar... para desembocar numa pancadaria estilo "Angel Of Death" do SLAYER! "Killing in the Name Of God", o fechamento, tem sido a faixa preferida do público, além de ser a mais curta do trabalho. O andamento groove é constante e veloz, com refrão mais lento e excelente trabalho de guitarra ao estilo shred. "A New Concept For You to Meet" acaba bruscamente com um efeito na voz.
O resultado final do EP é muito bom. O NEW DEMOCRACY soube se valer de estilos característicos de décadas atrás para moldar seu som e surgir, por que não?, com uma nova ideia dentro do Groove / Thrash Metal. Se faltou mais rebuscamento na parte de produção, o grupo ganha em criatividade, sendo que esse primeiro registro, se a banda engrenar, pode vir a ser lembrado como o primeiro passo de uma carreira vitoriosa. O disco vem com capa Alan Reis e Bruno Guimarães, gravação de Mateus Costa, impressa em papel cartão volta de um cd-r com mídia sem impressão. "A New Concept for you to meet" pode ser adquirido por R$5,00 mais R$5,00 do envio por carta registrada diretamente pela banda pelos e-mail's [email protected] ou [email protected], ou nos links abaixo.
NEW DEMOCRACY:
Rafael "Daum" Lourenço - vocal e guitarra
Gustavo "JB" João Batista - guitarra
William "Will" Pereira - baixo
Evandro Bartelega - bateria
"A New Concept For You to Meet", 2014, Independente, 23:02.
01 - Genesis
02 - We're Not Fools
03 - No Mercy
04 - Without Fear
05 - Killing in the Name of god
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/NDvarginhanewdemocracy
https://www.facebook.com/pages/New-Democracy/370884529668027?fref=ts
https://soundcloud.com/rafael-louren-o-10
http://tnb.art.br/rede/newdemocracy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps