Behemoth: Um retorno brutal e introspectivo a suas origens
Resenha - Satanist - Behemoth
Por Junior Frascá
Postado em 16 de fevereiro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sem dúvida o BEHEMOTH é uma das bandas mais proeminentes da música pesada dos últimos anos. E desde o álbum "The Apostasy", a popularidade da banda vêm crescendo absurdamente, uma vez que foi com este trabalho que os caras conseguiram consolidar-se mundialmente, com uma sonoridade única e instigante. Posteriormente, com o lançamento de "Evangelion", a banda atingiu um público ainda maior, chegando ao ápice do desenvolvimento de sua sonoridade.
Contudo, devido aos problemas de saúde do líder Nergal, a banda acabou ficando ociosa por um longo período de tempo, mas agora retorna com tudo com um novo disco matador, o inspirado "The Satanist", que representa uma volta às origens brutais da banda.
Deixando um pouco de lado o clima épico e bombástico de seus últimos discos, e apostando em algo mais direto, brutal e orgânico, os poloneses criaram nove faixas diretas, cruas e excelentes, em um trabalho que entra facilmente entre os melhores de sua discografia, em posição de destaque.
O clima pesado e introspectivo está presente em todas as faixas, o que denota o período sofrido pelo qual seu líder passou, e que se percebe também nas letras do álbum, com forte carga emocional e introspectiva, tratando de um verdadeiro manifesto de um homem livre sem apego a religiões ou dogmas, e que cria suas próprias perspectivas e segue seus próprios caminhos.
Variando entre momentos arrastados e outros mais rápidos, com vários blast beats, "The Satanist" é uma verdadeira obra prima do extremismo sonoro, e desde a primeira audição é perceptível que faixas como "Furur Divinus", "The Satanist", "In the Absense ov Light" e "Ora Pro Nobis Lucifer" (a melhor do disco, e sem dúvida uma das melhores faixas já compostas pela banda) têm todos os atributos para se tornarem clássicos imediatos do death/black metal.
A versão deluxe do álbum, que vem em um dos digibooks mais lindos que já vi, traz ainda um DVD bônus, com um filme bem dark e carregado que trata da concepção do álbum, e um show completo da banda, com mais de 70 minutos, denominado "Live Barbarossa", com gravação profissional, mas sem opção de áudio 5.1.
Realmente um trabalho desafiador, instigante e de muita qualidade, que tem tudo para alavancar ainda mais a carreira dos poloneses. Agora é torcer para que Nergal se mantenha sempre saudável, para poder continuar criando boa música, para alegria geral de seus fãs;
The Satanist - Behemoth
(Metal Blade – Importado)
DISC 1 - CD
01. Blow Your Trumpets Gabriel
02. Furor Divinus
03. Messe Noire
04. Ora Pro Nobis Lucifer
05. Amen
06. The Satanist
07. Ben Sahar
08. In the Absence ov Light
09. O Father O Satan O Sun!
DISC 2 - DVD
01. "Live Barbarossa" 70 Minute Live Concert
02. "The Satanist: Oblivion" 25 Minute "Making of" Documentary
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Bruce Dickinson: quando ele viu o Iron Maiden percebeu que a banda precisava dele
Max Cavalera elege a música preferida que ele escreveu para o Sepultura
O hit da Legião Urbana cuja letra original "impublicável" permanece desconhecida até hoje


Behemoth, Deicide, Rotting Christ e Immolation anunciam turnê conjunta
Nergal (Behemoth) celebra o Natal? O próprio responde
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



