Testament: Colhendo os frutos do retorno de sua formação original
Resenha - Dark Roots Of Thrash - Testament
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Postado em 04 de fevereiro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Testament vem colhendo os frutos do retorno de sua formação original. Retorno marcado pelo lançamento do CD/DVD "Live In London", que continha um set matador que trazia quase que exclusivamente clássicos dos anos 80.
Esta formação se estabilizou e gravou dois álbuns de estúdio que foram muito bem recebidos pela mídia especializada: "The Formation Of Damnation" e "Dark Roots Of Earth" (confira a resenha deste último neste link). Era a hora certa de registrar a turnê em DVD, e escolheram um show (que esgotou os ingressos) no Teatro Paramount, na cidade de Huntington, estado de New York, EUA, para a gravação. Um teatro de pequeno porte, me lembrando um pouco o antigo formato do Circo Voador, aqui no Rio de Janeiro.
O repertório do show acabou sendo mais longo, 18 músicas abrangendo toda a carreira, incluindo os principais clássicos, no entanto prestigiando claramente músicas dos últimos álbuns: foram quatro do álbum mais recente, "Dark Roots Of Earth"; duas do álbum "The Formation Of Damnation"; e outras três do álbum "The Gathering", de 1999. Senti falta de uma representante dos álbuns "Souls Of Black" e "The Ritual" no set - talvez pudessem ter incluído "The Legacy" e/ou "Electric Crown". Ainda assim, o set ficou muito forte.
O áudio, tanto dos CDs quanto do DVD, está excelente, foi muito bem capturado, está bem dividido entre os canais e transparece a potência e o impacto que é assistir ao Testament ao vivo. Outro ponto positivo é que não há cortes de músicas - todas as canções do show estão presentes nos dois CDs. Para o DVD, o diretor Tommy Jones contou com diversas câmeras e ângulos para a captura do show e neste quesito o produto ficou muito bom. Minha ressalva fica para o excesso de efeitos e técnicas comuns aos vídeo-clipes nas duas primeiras músicas - nem parece que você está vendo um show ao vivo. Entretanto, no decorrer do show, os efeitos diminuem e acabam não comprometendo o resultado final.
A performance da banda, o que mais importa, é arrasadora: a dupla de guitarristas, Eric Peterson e Alex Skolnick, mostra tremendo entrosamento e destroem nos riffs e solos; Gene Hoglan segura muito bem a cozinha junto com Greg Christian; e o vocalista Chuck Billy não vacila e entrega o seu melhor em todas as músicas. Já os extras do DVD deixam a desejar: apenas o clipe oficial da canção "Native Blood" e algumas filmagens dos bastidores do show e da turnê - muito pouco, poderiam ter incluído mais alguma filmagem de outro show ou alguma entrevista com os membros da banda. Ainda assim, no cômputo geral, o pacote todo ficou muito bom e me agradou muito. E este CD/DVD ganhou uma importância maior agora: como o baixista Greg Christian anunciou sua saída da banda, este pode ter sido um dos últimos registros dele com a banda!
Relação das músicas:
CD 1:
1 - "Intro"
2 - "Rise Up"
3 - "More Than Meets The Eye"
4 - "Burnt Offerings"
5 - "Native Blood"
6 - "True American Hate"
7 - "Dark Roots Of Earth"
8 - "Into The Pit"
9 - "Practice What You Preach"
CD 2:
1 - "Riding The Snake"
2 - "Eyes Of Wrath"
3 - "Trial By Fire"
4 - "The Haunting"
5 - "The New Order"
6 - "D.N.R. (Do Not Resuscitate)"
7 - "Three Days In Darkness"
8 - "The Formation Of Damnation"
9 - "Over The Wall"
10 - "Disciples Of The Watch"
(o DVD contém todas essas músicas, mais o vídeo-clipe de "Native Blood" e uma pequena filmagem dos bastidores do show)
Alguns vídeos:
"Rise Up":
"Native Blood":
Trailer Oficial do DVD:
Confira esta e outras resenhas no blog Ripando a História do Rock: http://ripandohistoriarock.blogspot.com.br. Um grande abraço e até a próxima resenha, muito rock and roll pra todos vocês!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Dave Mustaine diz que ex-membros do Megadeth falam mal dele na imprensa
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção do AC/DC que emocionou Brian Johnson; "todos pararam para aplaudir", contou Angus
A única banda que Slash admite que consegue ouvir a qualquer hora; "ainda são meus favoritos"
O megahit do Sepultura que conta com membro do Skank na gravação e poucos sabem


10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Alex Skolnick relembra momento de rivalidade entre Testament e Exodus
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A música do Testament que expressa a luta dos povos indígenas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



