Sunroad: Dez composições que exprimem seu amadurecimento musical
Resenha - Carved In Time - Sunroad
Por Paulo Henrique de Assis Faria
Postado em 12 de dezembro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda goiana de Hard Rock SUNROAD acaba de lançar o seu sétimo álbum, intitulado "Carved In Time". O disco marca o retorno do grupo para formação com quatro integrantes. Que são eles: Hario Vex no vocal, Akasio Angels no baixo, Netto Mello na guitarra e o líder e fundador Fred Mika na bateria. Lançado pela produtora MS Metal Records, "Carved In Time" contém dez composições que exprimem o amadurecimento musical dos caras ao longo de 17 anos de carreira.
O CD começa com a homônima "Carved In Time", música que logo de cara mostra a principal proposta do SUNROAD, que é de fazer um Hard Rock tradicional e sem firulas. Destaque na faixa para o solo e arranjos do guitarrista Netto Mello. A letra é muito bem composta e fala de energias positivas, mesmo com o passar dos anos. Isso resume bem a temática do trabalho.
Na sequência temos a cadenciada "Master Of Disaster", canção com belos arranjos de teclado (órgão) e um refrão do tipo chiclete: "Oh... Master Of Disaster!" cantada de forma afinada e em tom médio pelo vocalista Harion Vex. Esta mostra uma das principais influências dos roqueiros goianos que é o grande DEEP PURPLE.
A terceira é o single "Into The City Lights", canção dançante e ao mesmo tempo com uma pegada mais pesada. A linha de vocal de Harion Vex é melódica e também agressiva com a adição de drives. Ele ainda conta com a ajuda do baterista Fred Mika nos backing vocals, sobretudo no pré-refrão e, o mesmo mostra dinamismo ao fazer interessantes viradas com o auxílio do seu pedal duplo. Não sei porque mas me lembrou o sucesso "Big City Nights" dos ícones alemães SCORPIONS. Essa sem dúvida é uma das melhores de todo o CD.
A track de número quatro é a semi-balada "The Only Ones". A música tem um ritmo legal, mas careceu de mais arranjos instrumentais e uma linha vocal mais arrojada. Assim o único destaque fica por conta mais uma vez de Mello e sua guitarra.
A quinta faixa é a balada "Commomplace Heat". Nessa Harion Vex divide os vocais com a cantora goiana Olívia Bayer. Essa parceria funcionou muito bem. Primeiro porque Harion canta com mais emoção aqui e, também porque ficou louvável o contraponto de sua voz mais grave com a de Olívia que é aguda. A parte lírica foi bem escrita por Fred Mika e a canção é uma representante legítima do que chamamos como "Love Metal". É de longe a mais romântica e também a mais longa com seus quase seis minutos de duração.
A número seis vem com "Five Years Wasted", música agitada e com pegada quase Heavy Metal. A condução de Mika é bem realizada aqui com pedal duplo permeando quase toda a música. Outros pontos positivos se mostraram ainda para os riffs e solos de Netto Mello que lembram um pouco o genial YNGWIE MALMSTEEN, além da linha de baixo de Akasio Angels que ficou bem destacável.
O sétimo registro é a instrumental "Mission", canção que alterna momentos de rock progressivo, Hard Rock e Heavy Metal. Nela o guitar Netto Mello mostra todo o seu talento ao realizar solos rápidos e cheios de feeling. Deixa claro também suas principais referências no instrumento de seis cordas. Isso porque em alguns momentos percebe-se proximidade novamente com MALMSTEEN e mais ao final com o arrojo do mestre STEVE VAI. Vale ressaltar ainda a base de teclado bem executada e a batera de Mika que foi cadenciada em boa parte e frenética no fim. Muito boa!
A oitava música é chamada "No Need Fantasy" e se trata de mais um single. A letra é bem realista e tem uma sonorida bem à la Scorpions. O refrão é marcante e tem uma condução bem elaborada.
A nona e penúltima faixa é mais uma balada, a "Echo Of Your Loving". A canção é bem feita e possui um arranjo do efeito conhecido como "Talk Box", que pra quem não sabe é o dispositivo que amplifica a voz humana por meio de um tubo e, assim é possível imitar o som da guitarra distorcida, com direito Wah-wah e tudo. Bela criatividade.
A décima e derradeira música é a nostálgica "Backing Again". É composta por belos riffs e um refrão bem melódico, com méritos para a afinação do vocal de Harion Vex e também dos backing vocals de Akasio e Netto ao fundo. O guitarrista ainda executou mais um ótimo solo de seu instrumento, carregado de sentimento e destreza. Excelente encerramento.
O disco não revolucionou o Hard Rock, mas mostra uma proposta tradicional e direta. Talvez faltou um pouco mais de agressividade por parte da linha de vocal, faltou os característicos agudos do gênero Hard Rocker. No mais, foi bem composto e produzido. Aliás, a produção ficou por conta dos próprios integrantes do SUNROAD. O baterista Fred Mika e o guitarrista Netto Mello foram os produtores do novo trabalho do grupo. O registro tem qualidade e posso garantir que é superior a muitos trabalhos de bandas daqui da minha terra, Goiânia. Vale a pena conferir!
Contatos:
MySpace: www.myspace.com/sunroadgroup
e-mail: [email protected]
Formação:
Harion Vex: Vocais principais
Netto Mello: Guitarras, violões, Talk box e vocais de apoio
Akasio Angels: Baixo, teclados, vocais de apoio
Fred Mika: Bateria, percussão e vocais de apoio
Músicos convidados:
Olívia Bayer: Voz em "Commomplace Heat"
Henry Wright: Vocais de apoio em todas as faixas
Vences Fernandes: Teclados adicionais
Sunroad – Carved In Time (2013 – MS Metal Records)
01. Carved In Time
02. Máster Of Disaster
03. Into The City Lights
04. The Only Ones
05. Commomplace Heat
06. Five Years Wasted
07. Mission
08. No Need Fantasy
09. Echo Of Your Loving
10. Backing Again
Outras resenhas de Carved In Time - Sunroad
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of" do madm
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina
O que faria Humberto Gessinger voltar com os Engenheiros do Hawaii, segundo jornalista
O clássico do Metallica que produtor considerava a "Kashmir dos anos 90"

CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



