Sleeping Awake: Reconhecimento na cena local de Fortaleza
Resenha - Empty Forested Mind - Sleeping Awake
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 17 de novembro de 2013
Fortaleza concentra hoje um número expressivo de grandes nomes do heavy metal. Esse celeiro nordestino a todo instante vê o seu cenário multiplicado por bandas que executam da melodia mais simples à complexidade da criação. Para unir esses dois fatores, a SLEEPING AWAKE lançou o CD ‘Empty Forested Mind’ em 2009 com três canções e duas instrumentais – isso foi o bastante para o reconhecimento de ARÉLIO FONTELES (vocal, ex-DARKSIDE), EDUARDO FIUZA (bateria, MYSTICAL VISION, SEEDS OF MAYHEM, ex-DARKSIDE), ARTHUR MEDEIROS (guitarra, ex-MEZZO), PAULO MOREIRA (baixo, MEZZO, GHOST RIDER) e ANDRÉ GADELHA (teclados) na cena local e que também já conquistaram notas ótimas da imprensa especializada.
O prelúdio ‘Unconscious’ abre o CD com uma passagem soturna em toques suaves de teclado. Essa linha progressiva já nos deixa cientes do quão trabalhadas serão as demonstrações seguintes. Sim, a banda faz um progmetal com belos arranjos e devo dizer que a parte ‘prog’ eleva-se muito mais que a parte ‘metal’.
Invadindo a áurea de ‘Unconscious’, ‘No Conclusions’ chega dando peso à calmaria até o surgimento do riff sustentado por um baixo "onipotente", que desafia até as violentas pancadas dos bumbos duplos. O primeiro solo de guitarra somado ao do teclado, onde fazem sequência, chegam a ser instigantes. Porém o segundo momento da música reflete um contrapeso sonoro embalado por uma execução primorosa.
A terceira faixa, ‘The Command of Evil’, dividida em três atos, I – Remorse, II – Revenge, III – Sentence, também carrega nos riffs o peso do metal, mas respeitando a melodia mesmo que hora se disperse para entradas mais suaves de AURÉLIO, porém, distante de ser regra, há momentos velozes e um ótimo solo de teclado. Na metade do andamento, o trabalho instrumental se torna tão rico que chega a quase ofuscar os cantos do vocalista, principalmente na última parte que entra com um efeito afônico.
‘In the Silence of Dreams’, sem dúvida nenhuma é a mais perfeita em termos de melodia. É como descer num tobogã guiado pelos efeitos do piano de ANDRÉ até cair nas ondas sonoras das cordas de ARTHUR. A harmonia procedente da cozinha de EDUARDO e PAULO só aumenta a sensação de conforto – e quanto a performance vocal, bom, eu acho que aqui o grandalhão AURÉLIO se superou, pois me custou acreditar que aqueles agudos "inquebráveis" encontrados nas demos do DARKSIDE, pudessem dar lugar a entonações médias que acalmam o espírito (antes da resenha eu procurei Aurélio para saber se era dele mesmo a voz dessa canção).
Finalmente o desfecho, ‘Subconscious’. Vem emendado à última execução e nada mais é que uma resposta, ou seguimento da introdução, ‘Unconscious’ – mais um trabalho perfeito moldado pelas mãos de ANDRÉ e uma pouca distorção de ARTHUR (hoje não estão mais na banda), que diga-se, personagens de fundamental importância nesse álbum, sem desmerecer, é claro, a competência dos demais.
A banda, hoje caminhando com PAULO BOIZER (ALLIANCE, ex-DARKSIDE) na guitarra e o tecladista LUIZ MARQUES (LOTUS NEGRA) espera poder lançar em breve o álbum ‘A Bit of Reality’ que está sendo produzido. Podemos aguardar mais surpresas.
Formação:
AURÉLIO FONTELES – Vocal;
EDUARDO FIUZA – Bateria, Vocal;
ARTHUR MEDEIROS – Guitarra;
PAULO MOREIRA – Baixo;
ANDRÉ GADELHA – Teclados.
Faixas:
01 – Unconscious;
02 – No Conclusions;
03 – The Command of Evil (I-Remorse. II-Revenge. III-Sentence.);
04 – In the Silence of Dreams;
05 – Subconscious.
Contatos:
Site Oficial:
http://bandasleepingawake.blogspot.com.br/
MySpace:
https://myspace.com/bandasleepingawake
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
David Gilmour elege cinco álbuns fundamentais da história do rock
Aquiles Priester: os álbuns que marcaram o baterista


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



