Sleeping Awake: Reconhecimento na cena local de Fortaleza
Resenha - Empty Forested Mind - Sleeping Awake
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 17 de novembro de 2013
Fortaleza concentra hoje um número expressivo de grandes nomes do heavy metal. Esse celeiro nordestino a todo instante vê o seu cenário multiplicado por bandas que executam da melodia mais simples à complexidade da criação. Para unir esses dois fatores, a SLEEPING AWAKE lançou o CD ‘Empty Forested Mind’ em 2009 com três canções e duas instrumentais – isso foi o bastante para o reconhecimento de ARÉLIO FONTELES (vocal, ex-DARKSIDE), EDUARDO FIUZA (bateria, MYSTICAL VISION, SEEDS OF MAYHEM, ex-DARKSIDE), ARTHUR MEDEIROS (guitarra, ex-MEZZO), PAULO MOREIRA (baixo, MEZZO, GHOST RIDER) e ANDRÉ GADELHA (teclados) na cena local e que também já conquistaram notas ótimas da imprensa especializada.
O prelúdio ‘Unconscious’ abre o CD com uma passagem soturna em toques suaves de teclado. Essa linha progressiva já nos deixa cientes do quão trabalhadas serão as demonstrações seguintes. Sim, a banda faz um progmetal com belos arranjos e devo dizer que a parte ‘prog’ eleva-se muito mais que a parte ‘metal’.
Invadindo a áurea de ‘Unconscious’, ‘No Conclusions’ chega dando peso à calmaria até o surgimento do riff sustentado por um baixo "onipotente", que desafia até as violentas pancadas dos bumbos duplos. O primeiro solo de guitarra somado ao do teclado, onde fazem sequência, chegam a ser instigantes. Porém o segundo momento da música reflete um contrapeso sonoro embalado por uma execução primorosa.
A terceira faixa, ‘The Command of Evil’, dividida em três atos, I – Remorse, II – Revenge, III – Sentence, também carrega nos riffs o peso do metal, mas respeitando a melodia mesmo que hora se disperse para entradas mais suaves de AURÉLIO, porém, distante de ser regra, há momentos velozes e um ótimo solo de teclado. Na metade do andamento, o trabalho instrumental se torna tão rico que chega a quase ofuscar os cantos do vocalista, principalmente na última parte que entra com um efeito afônico.
‘In the Silence of Dreams’, sem dúvida nenhuma é a mais perfeita em termos de melodia. É como descer num tobogã guiado pelos efeitos do piano de ANDRÉ até cair nas ondas sonoras das cordas de ARTHUR. A harmonia procedente da cozinha de EDUARDO e PAULO só aumenta a sensação de conforto – e quanto a performance vocal, bom, eu acho que aqui o grandalhão AURÉLIO se superou, pois me custou acreditar que aqueles agudos "inquebráveis" encontrados nas demos do DARKSIDE, pudessem dar lugar a entonações médias que acalmam o espírito (antes da resenha eu procurei Aurélio para saber se era dele mesmo a voz dessa canção).
Finalmente o desfecho, ‘Subconscious’. Vem emendado à última execução e nada mais é que uma resposta, ou seguimento da introdução, ‘Unconscious’ – mais um trabalho perfeito moldado pelas mãos de ANDRÉ e uma pouca distorção de ARTHUR (hoje não estão mais na banda), que diga-se, personagens de fundamental importância nesse álbum, sem desmerecer, é claro, a competência dos demais.
A banda, hoje caminhando com PAULO BOIZER (ALLIANCE, ex-DARKSIDE) na guitarra e o tecladista LUIZ MARQUES (LOTUS NEGRA) espera poder lançar em breve o álbum ‘A Bit of Reality’ que está sendo produzido. Podemos aguardar mais surpresas.
Formação:
AURÉLIO FONTELES – Vocal;
EDUARDO FIUZA – Bateria, Vocal;
ARTHUR MEDEIROS – Guitarra;
PAULO MOREIRA – Baixo;
ANDRÉ GADELHA – Teclados.
Faixas:
01 – Unconscious;
02 – No Conclusions;
03 – The Command of Evil (I-Remorse. II-Revenge. III-Sentence.);
04 – In the Silence of Dreams;
05 – Subconscious.
Contatos:
Site Oficial:
http://bandasleepingawake.blogspot.com.br/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
O álbum que David Gilmour recomenda a quem quer aprender a tocar guitarra
O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
Geddy Lee revela como o dinheiro era dividido no Rush
Roberto Carlos disse para a jovem banda: "o que vocês fizeram com a minha música?!"
O compositor que Dave Grohl considera "o maior de nossa geração"



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



