Sleeping Awake: Reconhecimento na cena local de Fortaleza
Resenha - Empty Forested Mind - Sleeping Awake
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 17 de novembro de 2013
Fortaleza concentra hoje um número expressivo de grandes nomes do heavy metal. Esse celeiro nordestino a todo instante vê o seu cenário multiplicado por bandas que executam da melodia mais simples à complexidade da criação. Para unir esses dois fatores, a SLEEPING AWAKE lançou o CD ‘Empty Forested Mind’ em 2009 com três canções e duas instrumentais – isso foi o bastante para o reconhecimento de ARÉLIO FONTELES (vocal, ex-DARKSIDE), EDUARDO FIUZA (bateria, MYSTICAL VISION, SEEDS OF MAYHEM, ex-DARKSIDE), ARTHUR MEDEIROS (guitarra, ex-MEZZO), PAULO MOREIRA (baixo, MEZZO, GHOST RIDER) e ANDRÉ GADELHA (teclados) na cena local e que também já conquistaram notas ótimas da imprensa especializada.
O prelúdio ‘Unconscious’ abre o CD com uma passagem soturna em toques suaves de teclado. Essa linha progressiva já nos deixa cientes do quão trabalhadas serão as demonstrações seguintes. Sim, a banda faz um progmetal com belos arranjos e devo dizer que a parte ‘prog’ eleva-se muito mais que a parte ‘metal’.
Invadindo a áurea de ‘Unconscious’, ‘No Conclusions’ chega dando peso à calmaria até o surgimento do riff sustentado por um baixo "onipotente", que desafia até as violentas pancadas dos bumbos duplos. O primeiro solo de guitarra somado ao do teclado, onde fazem sequência, chegam a ser instigantes. Porém o segundo momento da música reflete um contrapeso sonoro embalado por uma execução primorosa.
A terceira faixa, ‘The Command of Evil’, dividida em três atos, I – Remorse, II – Revenge, III – Sentence, também carrega nos riffs o peso do metal, mas respeitando a melodia mesmo que hora se disperse para entradas mais suaves de AURÉLIO, porém, distante de ser regra, há momentos velozes e um ótimo solo de teclado. Na metade do andamento, o trabalho instrumental se torna tão rico que chega a quase ofuscar os cantos do vocalista, principalmente na última parte que entra com um efeito afônico.
‘In the Silence of Dreams’, sem dúvida nenhuma é a mais perfeita em termos de melodia. É como descer num tobogã guiado pelos efeitos do piano de ANDRÉ até cair nas ondas sonoras das cordas de ARTHUR. A harmonia procedente da cozinha de EDUARDO e PAULO só aumenta a sensação de conforto – e quanto a performance vocal, bom, eu acho que aqui o grandalhão AURÉLIO se superou, pois me custou acreditar que aqueles agudos "inquebráveis" encontrados nas demos do DARKSIDE, pudessem dar lugar a entonações médias que acalmam o espírito (antes da resenha eu procurei Aurélio para saber se era dele mesmo a voz dessa canção).
Finalmente o desfecho, ‘Subconscious’. Vem emendado à última execução e nada mais é que uma resposta, ou seguimento da introdução, ‘Unconscious’ – mais um trabalho perfeito moldado pelas mãos de ANDRÉ e uma pouca distorção de ARTHUR (hoje não estão mais na banda), que diga-se, personagens de fundamental importância nesse álbum, sem desmerecer, é claro, a competência dos demais.
A banda, hoje caminhando com PAULO BOIZER (ALLIANCE, ex-DARKSIDE) na guitarra e o tecladista LUIZ MARQUES (LOTUS NEGRA) espera poder lançar em breve o álbum ‘A Bit of Reality’ que está sendo produzido. Podemos aguardar mais surpresas.
Formação:
AURÉLIO FONTELES – Vocal;
EDUARDO FIUZA – Bateria, Vocal;
ARTHUR MEDEIROS – Guitarra;
PAULO MOREIRA – Baixo;
ANDRÉ GADELHA – Teclados.
Faixas:
01 – Unconscious;
02 – No Conclusions;
03 – The Command of Evil (I-Remorse. II-Revenge. III-Sentence.);
04 – In the Silence of Dreams;
05 – Subconscious.
Contatos:
Site Oficial:
http://bandasleepingawake.blogspot.com.br/
MySpace:
https://myspace.com/bandasleepingawake
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
O motivo do polêmico comercial de cigarros que Whitesnake fez com o Roupa Nova
Jairo Guedz traduz com analogia absurdamente triste a saída de Max Cavalera do Sepultura
Olavo de Carvalho: Segundo ele, o Heavy Metal emburrece


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



