Sleeping Awake: Reconhecimento na cena local de Fortaleza

Resenha - Empty Forested Mind - Sleeping Awake

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo M. Brauna
Enviar Correções  


Fortaleza concentra hoje um número expressivo de grandes nomes do heavy metal. Esse celeiro nordestino a todo instante vê o seu cenário multiplicado por bandas que executam da melodia mais simples à complexidade da criação. Para unir esses dois fatores, a SLEEPING AWAKE lançou o CD ‘Empty Forested Mind’ em 2009 com três canções e duas instrumentais – isso foi o bastante para o reconhecimento de ARÉLIO FONTELES (vocal, ex-DARKSIDE), EDUARDO FIUZA (bateria, MYSTICAL VISION, SEEDS OF MAYHEM, ex-DARKSIDE), ARTHUR MEDEIROS (guitarra, ex-MEZZO), PAULO MOREIRA (baixo, MEZZO, GHOST RIDER) e ANDRÉ GADELHA (teclados) na cena local e que também já conquistaram notas ótimas da imprensa especializada.

O prelúdio ‘Unconscious’ abre o CD com uma passagem soturna em toques suaves de teclado. Essa linha progressiva já nos deixa cientes do quão trabalhadas serão as demonstrações seguintes. Sim, a banda faz um progmetal com belos arranjos e devo dizer que a parte ‘prog’ eleva-se muito mais que a parte ‘metal’.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Invadindo a áurea de ‘Unconscious’, ‘No Conclusions’ chega dando peso à calmaria até o surgimento do riff sustentado por um baixo "onipotente", que desafia até as violentas pancadas dos bumbos duplos. O primeiro solo de guitarra somado ao do teclado, onde fazem sequência, chegam a ser instigantes. Porém o segundo momento da música reflete um contrapeso sonoro embalado por uma execução primorosa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A terceira faixa, ‘The Command of Evil’, dividida em três atos, I – Remorse, II – Revenge, III – Sentence, também carrega nos riffs o peso do metal, mas respeitando a melodia mesmo que hora se disperse para entradas mais suaves de AURÉLIO, porém, distante de ser regra, há momentos velozes e um ótimo solo de teclado. Na metade do andamento, o trabalho instrumental se torna tão rico que chega a quase ofuscar os cantos do vocalista, principalmente na última parte que entra com um efeito afônico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

‘In the Silence of Dreams’, sem dúvida nenhuma é a mais perfeita em termos de melodia. É como descer num tobogã guiado pelos efeitos do piano de ANDRÉ até cair nas ondas sonoras das cordas de ARTHUR. A harmonia procedente da cozinha de EDUARDO e PAULO só aumenta a sensação de conforto – e quanto a performance vocal, bom, eu acho que aqui o grandalhão AURÉLIO se superou, pois me custou acreditar que aqueles agudos "inquebráveis" encontrados nas demos do DARKSIDE, pudessem dar lugar a entonações médias que acalmam o espírito (antes da resenha eu procurei Aurélio para saber se era dele mesmo a voz dessa canção).

Finalmente o desfecho, ‘Subconscious’. Vem emendado à última execução e nada mais é que uma resposta, ou seguimento da introdução, ‘Unconscious’ – mais um trabalho perfeito moldado pelas mãos de ANDRÉ e uma pouca distorção de ARTHUR (hoje não estão mais na banda), que diga-se, personagens de fundamental importância nesse álbum, sem desmerecer, é claro, a competência dos demais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda, hoje caminhando com PAULO BOIZER (ALLIANCE, ex-DARKSIDE) na guitarra e o tecladista LUIZ MARQUES (LOTUS NEGRA) espera poder lançar em breve o álbum ‘A Bit of Reality’ que está sendo produzido. Podemos aguardar mais surpresas.

Formação:

AURÉLIO FONTELES – Vocal;
EDUARDO FIUZA – Bateria, Vocal;
ARTHUR MEDEIROS – Guitarra;
PAULO MOREIRA – Baixo;
ANDRÉ GADELHA – Teclados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Faixas:

01 – Unconscious;
02 – No Conclusions;
03 – The Command of Evil (I-Remorse. II-Revenge. III-Sentence.);
04 – In the Silence of Dreams;
05 – Subconscious.

Contatos:

Site Oficial:
http://bandasleepingawake.blogspot.com.br/

MySpace:
https://myspace.com/bandasleepingawake

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Punk Rock: seja feio, beba muito, e nunca penteie o cabeloPunk Rock
Seja feio, beba muito, e nunca penteie o cabelo

Metallica: Veja como fica seu nome com o formato do logo da bandaMetallica
Veja como fica seu nome com o formato do logo da banda


Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt Goo336 Cli336 Goo336