Sleeping Awake: Reconhecimento na cena local de Fortaleza
Resenha - Empty Forested Mind - Sleeping Awake
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 17 de novembro de 2013
Fortaleza concentra hoje um número expressivo de grandes nomes do heavy metal. Esse celeiro nordestino a todo instante vê o seu cenário multiplicado por bandas que executam da melodia mais simples à complexidade da criação. Para unir esses dois fatores, a SLEEPING AWAKE lançou o CD ‘Empty Forested Mind’ em 2009 com três canções e duas instrumentais – isso foi o bastante para o reconhecimento de ARÉLIO FONTELES (vocal, ex-DARKSIDE), EDUARDO FIUZA (bateria, MYSTICAL VISION, SEEDS OF MAYHEM, ex-DARKSIDE), ARTHUR MEDEIROS (guitarra, ex-MEZZO), PAULO MOREIRA (baixo, MEZZO, GHOST RIDER) e ANDRÉ GADELHA (teclados) na cena local e que também já conquistaram notas ótimas da imprensa especializada.
O prelúdio ‘Unconscious’ abre o CD com uma passagem soturna em toques suaves de teclado. Essa linha progressiva já nos deixa cientes do quão trabalhadas serão as demonstrações seguintes. Sim, a banda faz um progmetal com belos arranjos e devo dizer que a parte ‘prog’ eleva-se muito mais que a parte ‘metal’.
Invadindo a áurea de ‘Unconscious’, ‘No Conclusions’ chega dando peso à calmaria até o surgimento do riff sustentado por um baixo "onipotente", que desafia até as violentas pancadas dos bumbos duplos. O primeiro solo de guitarra somado ao do teclado, onde fazem sequência, chegam a ser instigantes. Porém o segundo momento da música reflete um contrapeso sonoro embalado por uma execução primorosa.
A terceira faixa, ‘The Command of Evil’, dividida em três atos, I – Remorse, II – Revenge, III – Sentence, também carrega nos riffs o peso do metal, mas respeitando a melodia mesmo que hora se disperse para entradas mais suaves de AURÉLIO, porém, distante de ser regra, há momentos velozes e um ótimo solo de teclado. Na metade do andamento, o trabalho instrumental se torna tão rico que chega a quase ofuscar os cantos do vocalista, principalmente na última parte que entra com um efeito afônico.
‘In the Silence of Dreams’, sem dúvida nenhuma é a mais perfeita em termos de melodia. É como descer num tobogã guiado pelos efeitos do piano de ANDRÉ até cair nas ondas sonoras das cordas de ARTHUR. A harmonia procedente da cozinha de EDUARDO e PAULO só aumenta a sensação de conforto – e quanto a performance vocal, bom, eu acho que aqui o grandalhão AURÉLIO se superou, pois me custou acreditar que aqueles agudos "inquebráveis" encontrados nas demos do DARKSIDE, pudessem dar lugar a entonações médias que acalmam o espírito (antes da resenha eu procurei Aurélio para saber se era dele mesmo a voz dessa canção).
Finalmente o desfecho, ‘Subconscious’. Vem emendado à última execução e nada mais é que uma resposta, ou seguimento da introdução, ‘Unconscious’ – mais um trabalho perfeito moldado pelas mãos de ANDRÉ e uma pouca distorção de ARTHUR (hoje não estão mais na banda), que diga-se, personagens de fundamental importância nesse álbum, sem desmerecer, é claro, a competência dos demais.
A banda, hoje caminhando com PAULO BOIZER (ALLIANCE, ex-DARKSIDE) na guitarra e o tecladista LUIZ MARQUES (LOTUS NEGRA) espera poder lançar em breve o álbum ‘A Bit of Reality’ que está sendo produzido. Podemos aguardar mais surpresas.
Formação:
AURÉLIO FONTELES – Vocal;
EDUARDO FIUZA – Bateria, Vocal;
ARTHUR MEDEIROS – Guitarra;
PAULO MOREIRA – Baixo;
ANDRÉ GADELHA – Teclados.
Faixas:
01 – Unconscious;
02 – No Conclusions;
03 – The Command of Evil (I-Remorse. II-Revenge. III-Sentence.);
04 – In the Silence of Dreams;
05 – Subconscious.
Contatos:
Site Oficial:
http://bandasleepingawake.blogspot.com.br/
MySpace:
https://myspace.com/bandasleepingawake
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Lista: hinos do rockeiro sapatênis
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera
A reação do Sepultura quando até cantores sertanejos tentaram a sorte para substituir Max

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



