Trivium: Metalcore feito na medida certa
Resenha - Vengeance Falls - Trivium
Por André Prado
Postado em 19 de outubro de 2013
Ultimamente é tarefa para poucas bandas ter uma discografia respeitável, predominantemente feita de discos em que você pode gostar um pouco menos em detrimento a outro, porém, é de acordo que qualquer disco de tal banda é acima da média. Depois de escutar "Vengeance Falls" já posso dizer que o Trivium é uma dessas bandas.
Formada em 2000, o Trivium formado por Matt Heafy (V), Corey Beaulieu (G), Nick Augusto (B) e Paolo Gregoletto (Bx) já está na estrada a 13 anos, o que é "pouco" tempo se tratando dos dinossauros que vemos por aí, mas anos de franca evolução. O petardo que se escuta em "Vengeance Falls" não é brincadeira.
Apesar das influências de Thrash Metal e até de Death Metal, a essência do Trivium é o heavy metal, e aqui a banda executa isso com perfeição. Todas as faixas do disco apresentam refrões bem construidos e riffs matadores, mas dou destaques para a pesada, thrash e energética "Brave This Storm", a faixa-título "Vengeance Falls", a mais rápida e de ótimo refrão "No Way To Heal", a "Incineration: The Broken Wings" que conta com um riff excelente e empolgante, e a faixa bônus na versão limitada "As I Am Exploding" que é absolutamente o tipo das faixas que te fazem pagar mais caro na edição limitada - isso claro se você for aficionado por CD's.
Saca aqueles momentos em que a música para e você grita "hey!" quando o vocalista te convoca a levantar os braços? Sabe quando você sai cantarolando a música sem perceber? O Trivium sabe dar essa sensação. Esses momentos não se trocam.
O Trivium (ao lado de um Mastodon, Lamb of God e Machine Head) chegou em um nível de maturidade em que é difícil ter um álbum em que se diga que a banda pisou na bola. Desde "Ascendancy" de 2006, o Trivium só vem crescendo. Vieram "The Crusade", Shogun", "In Waves", "Vengeance Falls", e viu-se retratos de uma banda que nunca se acomodou em cima do seu som. "Vengeance Falls" fica melhor a cada vez que se escuta. Assim como o mais agressivo "In Waves" é preciso apreciar mais de uma vez para ter uma opinião formada mais exata - apesar que o dito cujo é direcionado a um público maior que o já citado antecessor.
Com uma pegada diferente do ótimo "In Waves", e com solos mais contidos que seu antecessor, "Vengeance Falls" é inspirado no álbum mais heavy da banda, "The Crusade", e apresenta poucos vocais guturais. Algo criticável para a maioria dos fãs da banda, mas algo que é muito elogiável da minha parte. Porquê? Matt Heafy aqui soube dosar sua voz na medida certa e reafirma o fato de ser um dos melhores vocalistas da atualidade. É certo também afirmar que "Vengeance Falls" não chega ao nível de criatividade de um "Shogun" ou do próprio "In Waves", mas mesmo assim se credenciou como um dos melhores petardos do ano. É um metalcore feito na medida certa: pesado, direto, e melodioso sem perder a agressividade.
Se você é um bicho do mato e ainda não conhece a banda, esse é o momento!
Tracklist:
1."Brave This Storm" 4:29
2."Vengeance Falls" 4:13
3."Strife" 4:30
4."No Way to Heal" 4:05
5."To Believe" 4:32
6."At the End of This War" 4:47
7."Through Blood and Dirt and Bone" 4:26
8."Villainy Thrives" 4:54
9."Incineration: The Broken World" 5:52
10."Wake (The End is Nigh)" 6:00
Deluxe edition:
11."No Hope For the Human Race" 3:59
12."As I Am Exploding" 5:51
13."Skulls...We Are 138 (Misfits cover)" 3:31
Outras resenhas de Vengeance Falls - Trivium
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Como (e por que) Adrian Smith saiu do Iron Maiden em 1990, segundo Nicko McBrain
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Três grandes bandas de Rock que todos ouvimos, mas que Eddie Van Halen não conhecia


31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Guitarrista do Trivium relembra como Ozzfest ajudou a catapultar a carreira da banda
Panelinha, tretas e intimidação: Matt Heafy relembra o início da carreira do Trivium
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



