Soulfly: Afirmando sua identidade com o "Savages"
Resenha - Savages - Soulfly
Por Aloysio França
Fonte: Megalomania
Postado em 07 de outubro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde o seu primeiro álbum, lançado em 1998, até o recente "Savages", nas prateleiras desde 4 de outubro deste ano, o SOULFLY de Max Cavalera trouxe muito experimentalismo, muitos ritmos diferenciados, muitos convidados inusitados, e mostrou que existem muitas formas de se tocar Metal sem a obrigação de seguir uma linha reta. Mas mesmo em meio a tantas influências, o SOULFLY sempre teve os pés bem firmes no chão para consolidar a sua própria essência. O jeito SOULFLY de fazer música.
Gostando ou não, todos devem admitir que o SOULFLY é uma banda singular. Max Cavalera soube muito bem como replicar sua personalidade forte para sua música, de modo que se tornou previsível, mas de uma forma positiva. Isso é uma grande conquista para qualquer artista: ser único.
Quando se fala de SOULFLY, as maiores surpresas são sempre em relação aos convidados especiais, que ornam as músicas com suas aparições. Desta vez estão presentes os vocalistas Igor Cavalera – o filho e não o irmão – da banda LODY KONG, Jamie Hanks da norte-americana I DECLARE WAR, o inesperado Neil Fallon da CLUTCH e Mitch Harris do NAPALM DEATH, que por mim já teria aparecido há muito tempo. Além disso, "Savages" fica marcado pela presença do outro filho de Max, Zyon Cavalera, que assumiu a bateria, substituindo o experiente David Kinkade. É um álbum bastante familiar, por assim dizer.
Honestamente, não gostei tanto de "Savages" como gostei de seu antecessor "Enslaved" com suas influências de Death Metal, mas ainda assim há muito para se apreciar. A primeira faixa, "Bloodshed", se mostra mais cadenciada que o normal para uma música de abertura. Seus quase 7 minutos contém muita diversidade, além de um belo solo de guitarra, acrescentando alguma melodia à música, de maneira muito saudável. Na sequência "Cannibal Holocaust" traz a velocidade que ficou faltando até então. Destaco também "Ayatollah of Rock ‘N’ Rolla", que não é tão incomum quanto seu nome sugere, pois soa tipicamente como SOULFLY, com riffs e refrões que funcionarão muito bem ao vivo, e a pesadíssima e multi-rítmica "Fallen" com o acréscimo das vozes guturais de Jamie Hanks.
"Savages" é mais uma forma de afirmar o óbvio: o nome ‘Cavalera’ não ganhou fama por brincar de fazer música. Está aí para fazer a diferença. Ainda que muitos não o admirem como músico, todos devem reconhecer que seu estilo é único e serve de referência para o mundo inteiro. Não é Thrash Metal, nem Groove Metal (e tampouco Nu-Metal). É Max Metal.
O álbum foi lançado pela Nuclear Blast e produzido por Terry Date que já havia trabalhado com o SOULFLY na concepção de "Dark Ages" de 2005.
Formação atual:
Max Cavalera - Vocal/Guitarra de 4 cordas/Cítara
Marc Rizzo - Guitarra/Cítara
Tony Campos - Baixo
Zyon Cavalera - Bateria/Percussão
Outras resenhas de Savages - Soulfly
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta

Soulfly: a chama ainda queima
Scott Reeder, baixista do Kyuss, relembra seu teste para o Metallica; "Uma experiência incrível"
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Max Cavalera diz que enterrou as fitas de debut do Soulfly para capturar "poder indígena"
A banda que ajudou a salvar a carreira (e a vida) de Max Cavalera


