Chimaira: Se tornando mais do mesmo
Resenha - Crown of Phantoms - Chimaira
Por Aloysio França
Fonte: Megalomania Metal
Postado em 12 de setembro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dentre as bandas de Heavy Metal surgidas nas décadas de 1990 e 2000, existem algumas que realmente trouxeram algo novo para o cenário Metal. Chegaram com uma nova linha de raciocínio de composição, de modo que as influências de Death, Thrash e Heavy Metal entranhados em muito Groove formaram um amálgama que constitui o chamado New Wave of American Heavy Metal (NWOAHM), onde o CHIMAIRA se enquadra muito bem.
Quando lançou seu primeiro álbum, "Pass Out of Existence", o CHIMAIRA se destacou de tudo o que existia até então. O vocal chamou atenção por seu timbre diferenciado e o instrumental era incrivelmente pesado, arrastado, porém coeso. Soava como se estivesse um passo a frente de tudo o que estava surgindo neste novo nicho, e eu cheguei a acreditar que em breve estariam face a face com as grandes bandas, no mainstream. Mas não foi bem assim.
Analisando sua trajetória, desde o primeiro álbum até o novo "Crown of Phantoms", lançado em julho deste ano, nota-se que não houve uma tentativa de renovação, ainda que acanhada. Pode-se dizer que houve uma evolução técnica, ou seja, estão tocando melhor e gravando em estúdios melhores, mas não dá mais pra dizer que se destacam. Não os considero mais um passo a frente, ainda que tenha sido sempre uma banda excelente. Talvez minhas expectativas estivessem muito acima do sensato, mas hoje eu vejo o CHIMAIRA apenas como mais uma boa banda sem nada de novo pra oferecer.
"Crown of Phantoms" começa de forma trivial com a música "The Machine" e traz riffs aparentemente reciclados de seus antigos álbuns. Apesar de contar com um bom refrão, não se sobressai no CD. Os destaques ficam para "I Despise" e seu ritmo quebrado, "Love Soaked Death" que é bem diversificada, cheia de altos e baixos e boas melodias, e "Plastic Wonderland" que é a melhor deste álbum, com seu riff dramático que inspira a violência.
Não é um álbum ruim, nem de longe, mas é simplesmente mais do mesmo e eu acredito que eles têm condições de se reinventar e fazer melhor do que isso. E caso não façam, ainda vão acabar se perdendo no meio da chuva de bandas genéricas que existe hoje em dia.
"Crown of Phantoms" foi lançado pelo selo E1 Music em 13 de Julho de 2013.
Track-list:
1. The Machine
2. No Mercy
3. All That's Left Is Blood
4. I Despise
5. Plastic Wonderland
6. The Transmigration
7. Crown of Phantoms
8. Spineless
9. Kings of the Shadow World
10. Wrapped in Violence
11. Love Soaked Death
Veja mais em:
http://www.megalomania-metal.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


