Chimaira: Se tornando mais do mesmo
Resenha - Crown of Phantoms - Chimaira
Por Aloysio França
Fonte: Megalomania Metal
Postado em 12 de setembro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dentre as bandas de Heavy Metal surgidas nas décadas de 1990 e 2000, existem algumas que realmente trouxeram algo novo para o cenário Metal. Chegaram com uma nova linha de raciocínio de composição, de modo que as influências de Death, Thrash e Heavy Metal entranhados em muito Groove formaram um amálgama que constitui o chamado New Wave of American Heavy Metal (NWOAHM), onde o CHIMAIRA se enquadra muito bem.
Quando lançou seu primeiro álbum, "Pass Out of Existence", o CHIMAIRA se destacou de tudo o que existia até então. O vocal chamou atenção por seu timbre diferenciado e o instrumental era incrivelmente pesado, arrastado, porém coeso. Soava como se estivesse um passo a frente de tudo o que estava surgindo neste novo nicho, e eu cheguei a acreditar que em breve estariam face a face com as grandes bandas, no mainstream. Mas não foi bem assim.
Analisando sua trajetória, desde o primeiro álbum até o novo "Crown of Phantoms", lançado em julho deste ano, nota-se que não houve uma tentativa de renovação, ainda que acanhada. Pode-se dizer que houve uma evolução técnica, ou seja, estão tocando melhor e gravando em estúdios melhores, mas não dá mais pra dizer que se destacam. Não os considero mais um passo a frente, ainda que tenha sido sempre uma banda excelente. Talvez minhas expectativas estivessem muito acima do sensato, mas hoje eu vejo o CHIMAIRA apenas como mais uma boa banda sem nada de novo pra oferecer.
"Crown of Phantoms" começa de forma trivial com a música "The Machine" e traz riffs aparentemente reciclados de seus antigos álbuns. Apesar de contar com um bom refrão, não se sobressai no CD. Os destaques ficam para "I Despise" e seu ritmo quebrado, "Love Soaked Death" que é bem diversificada, cheia de altos e baixos e boas melodias, e "Plastic Wonderland" que é a melhor deste álbum, com seu riff dramático que inspira a violência.
Não é um álbum ruim, nem de longe, mas é simplesmente mais do mesmo e eu acredito que eles têm condições de se reinventar e fazer melhor do que isso. E caso não façam, ainda vão acabar se perdendo no meio da chuva de bandas genéricas que existe hoje em dia.
"Crown of Phantoms" foi lançado pelo selo E1 Music em 13 de Julho de 2013.
Track-list:
1. The Machine
2. No Mercy
3. All That's Left Is Blood
4. I Despise
5. Plastic Wonderland
6. The Transmigration
7. Crown of Phantoms
8. Spineless
9. Kings of the Shadow World
10. Wrapped in Violence
11. Love Soaked Death
Veja mais em:
http://www.megalomania-metal.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
A canção do Metallica que fala sobre a saída de Jason Newsted
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Evanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



