Chimaira: Se tornando mais do mesmo
Resenha - Crown of Phantoms - Chimaira
Por Aloysio França
Fonte: Megalomania Metal
Postado em 12 de setembro de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dentre as bandas de Heavy Metal surgidas nas décadas de 1990 e 2000, existem algumas que realmente trouxeram algo novo para o cenário Metal. Chegaram com uma nova linha de raciocínio de composição, de modo que as influências de Death, Thrash e Heavy Metal entranhados em muito Groove formaram um amálgama que constitui o chamado New Wave of American Heavy Metal (NWOAHM), onde o CHIMAIRA se enquadra muito bem.
Quando lançou seu primeiro álbum, "Pass Out of Existence", o CHIMAIRA se destacou de tudo o que existia até então. O vocal chamou atenção por seu timbre diferenciado e o instrumental era incrivelmente pesado, arrastado, porém coeso. Soava como se estivesse um passo a frente de tudo o que estava surgindo neste novo nicho, e eu cheguei a acreditar que em breve estariam face a face com as grandes bandas, no mainstream. Mas não foi bem assim.
Analisando sua trajetória, desde o primeiro álbum até o novo "Crown of Phantoms", lançado em julho deste ano, nota-se que não houve uma tentativa de renovação, ainda que acanhada. Pode-se dizer que houve uma evolução técnica, ou seja, estão tocando melhor e gravando em estúdios melhores, mas não dá mais pra dizer que se destacam. Não os considero mais um passo a frente, ainda que tenha sido sempre uma banda excelente. Talvez minhas expectativas estivessem muito acima do sensato, mas hoje eu vejo o CHIMAIRA apenas como mais uma boa banda sem nada de novo pra oferecer.
"Crown of Phantoms" começa de forma trivial com a música "The Machine" e traz riffs aparentemente reciclados de seus antigos álbuns. Apesar de contar com um bom refrão, não se sobressai no CD. Os destaques ficam para "I Despise" e seu ritmo quebrado, "Love Soaked Death" que é bem diversificada, cheia de altos e baixos e boas melodias, e "Plastic Wonderland" que é a melhor deste álbum, com seu riff dramático que inspira a violência.
Não é um álbum ruim, nem de longe, mas é simplesmente mais do mesmo e eu acredito que eles têm condições de se reinventar e fazer melhor do que isso. E caso não façam, ainda vão acabar se perdendo no meio da chuva de bandas genéricas que existe hoje em dia.
"Crown of Phantoms" foi lançado pelo selo E1 Music em 13 de Julho de 2013.
Track-list:
1. The Machine
2. No Mercy
3. All That's Left Is Blood
4. I Despise
5. Plastic Wonderland
6. The Transmigration
7. Crown of Phantoms
8. Spineless
9. Kings of the Shadow World
10. Wrapped in Violence
11. Love Soaked Death
Veja mais em:
http://www.megalomania-metal.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
O clássico do Black Sabbath inspirado pela iminência de uma guerra nuclear
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo
Fotos de Infância: Ozzy Osbourne
O solo de guitarra que mudou a forma como os solos passaram a ser feitos

Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



