Hevilan: uma das grandes revelações do metal nacional em 2013
Resenha - End of Time - Hevilan
Por Junior Frascá
Postado em 29 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais uma grata surpresa vinda do underground paulista, o HEVILAN está na estrada desde 2005, mas só agora conseguiu lançar seu debut. Contudo, a espera valeu a pena, pois percebe-se que tudo aqui foi muito bem pensado, esbanjando profissionalismo e dedicação por parte dos envolvidos, culminando em um dos grandes álbuns nacionais de 2013.
A proposta da banda é mesclar power metal com metal progressivo, de forma bem moderna, pesada e energética, remetendo, em especial, à sonoridade dos americanos do SYMPHONY X, além dos gregos do FIREWIND. O grupo é formada por Alex Pasqualle (vocal), Johnny Moraes (guitarra) e Biek Yohaitus (baixo), e conta com a participação mais do que especial do polvo Aquiles Priester na bateria.
Há ainda que se mencionar a participação de Vitor Rodrigues em "Shades of War", "Desire of Destruction" e "Sanctum Imperium", deixando tudo ainda mais agressivo.
Dentre os destaques do material, cito os riffs do guitarrista Johnny, que impressionam em especial pelo peso descomunal que conferem à todas as faixas do disco; e as ótimas linhas de bateria de Aquiles, que, como em todo material que participa, consegue chamar a atenção, com passagens técnicas técnicas, mas sem deixar de lado a pegada metálica que sempre o caracterizou. As linhas vocais também são ótimas, inclusive no tocante aos coros, muito bem arranjados e executados, como na pesadíssima "Sanctum Imperium", a melhor faixa do disco.
A qualidade de gravação é muito boa, tendo deixado tudo bem direto e agressivo, embora o baixo tenha ficado um pouco escondido em alguns momentos, sem tanto destaque, mas nada que comprometa o resultado final do álbum.
A arte gráfica também é excepcional, e o disco ainda vem em uma belíssima versão digipack.
Assim, com "The End of Time" o HEVILAN desponta com uma das grandes revelações do cenário metálico nacional em 2013, tendo tudo para se tornar referência no estilo em um futuro muito próximo, inclusive internacionalmente. Altamente recomendado.
The End of Time - Hevilan
(2013 – Independente - Nacional)
Formação:
Alex Pasqualle - Vocais
Johnny Moraes - Guitarras
Biek Yohaitus - Baixo
Aquiles Priester - Bateria (convidado)
Tracklist:
01. Regenesis
02. Shades of War
03. Minus Is Call
04. End of Time
05. Desire of Destruction
06. Sanctum Imperium
07. Dark Throne of Babylon
08. Son of Messiah
09. Loneliness
10. Blind Faith 2013
Outras resenhas de End of Time - Hevilan
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
Por que Renato Russo não deixava ninguém sorrir no palco, segundo Carlos Trilha
A música antiga do Iron Maiden que Bruce Dickinson considera uma merda


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



