A banda com nome enorme que designer errou escrita de propósito para caber no encarte
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Lançado em 1989, "Sucesso do Inconsciente’ foi o quarto álbum de estúdio da banda de rock João Penca e Seus Miquinhos Amestrados. O grupo, conhecido pelo humor irreverente e pelas referências à cultura pop, teve um de seus grandes sucessos nesse disco: "Matinê no Rian", que se tornou tema de abertura da novela O Sexo dos Anjos.
Além das músicas, um detalhe curioso ficou marcado nesse álbum: a forma inusitada como o nome da banda foi encaixado na capa. O designer Ricardo Leite, responsável pelo projeto gráfico, precisou lidar com o desafio de acomodar o nome extenso do grupo sem perder o impacto visual. Em vez de reduzir o tamanho da fonte ou cortar parte do nome, ele optou por um "erro proposital". A entrevista foi no canal Pitadas do Sal.
"A história deles sempre foi marcada pelo humor. João Penca representava isso de forma total. Sempre foram muito divertidos", relembra Leite. "Me lembro de quando voltei ao Brasil, depois de um ano na França, entre 1982 e 1983. Assim que cheguei, o nome ‘João Penca e Seus Miquinhos Amestrados’ me chamou a atenção. Achei incrível e imediatamente admirei o jeito irreverente deles."
Ao longo dos anos 1980, João Penca se destacou pelo astral cômico e performances teatrais. "O astral no palco era contagiante. Existiam outras bandas com um toque de humor, como a Blitz, e, mais tarde, os Mamonas Assassinas, mas João Penca já se destacava por isso naquela época", comenta.
Leite conta que a capa do álbum trouxe um desafio incomum. "O nome do grupo era enorme, e eu precisava de uma tipografia grande, que chamasse atenção na loja. Se reduzisse para ‘João Penca’, perderia a identidade completa da banda." A solução encontrada foi transformar a limitação em parte do conceito gráfico.
"Então, decidi fazer algo que parecia um erro proposital: como se o diagramador não soubesse calcular o espaço e fosse cortando as palavras com a tesoura, encaixando onde desse", explica. "Se olharem bem, algumas letras parecem deslocadas. O ‘S’ de ‘Seus’ ficou separado, e tem um pedaço do ‘A’ de ‘Amestrados’ que parece cortado. Parece que foi um erro, mas foi tudo intencional."

O trabalho gráfico acabou refletindo a irreverência da banda. "Foi minha forma de entrar na onda do humor deles", diz Leite. "Eles sempre tiveram essa pegada divertida, e eu queria que a capa transmitisse isso também."
Além do impacto visual, Leite destaca a experiência de trabalhar com o grupo. "Quando os conheci, trabalhando na capa desse disco, percebi que, além do talento, eram pessoas incríveis. Nem todo artista tem esse carisma. Alguns são mais difíceis, mais reservados. Mas eles eram uma delícia de conviver".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor música de cada disco do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil


A banda com nome enorme que designer errou escrita de propósito para caber no encarte


