A banda com nome enorme que designer errou escrita de propósito para caber no encarte
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Lançado em 1989, "Sucesso do Inconsciente’ foi o quarto álbum de estúdio da banda de rock João Penca e Seus Miquinhos Amestrados. O grupo, conhecido pelo humor irreverente e pelas referências à cultura pop, teve um de seus grandes sucessos nesse disco: "Matinê no Rian", que se tornou tema de abertura da novela O Sexo dos Anjos.
Além das músicas, um detalhe curioso ficou marcado nesse álbum: a forma inusitada como o nome da banda foi encaixado na capa. O designer Ricardo Leite, responsável pelo projeto gráfico, precisou lidar com o desafio de acomodar o nome extenso do grupo sem perder o impacto visual. Em vez de reduzir o tamanho da fonte ou cortar parte do nome, ele optou por um "erro proposital". A entrevista foi no canal Pitadas do Sal.
"A história deles sempre foi marcada pelo humor. João Penca representava isso de forma total. Sempre foram muito divertidos", relembra Leite. "Me lembro de quando voltei ao Brasil, depois de um ano na França, entre 1982 e 1983. Assim que cheguei, o nome ‘João Penca e Seus Miquinhos Amestrados’ me chamou a atenção. Achei incrível e imediatamente admirei o jeito irreverente deles."
Ao longo dos anos 1980, João Penca se destacou pelo astral cômico e performances teatrais. "O astral no palco era contagiante. Existiam outras bandas com um toque de humor, como a Blitz, e, mais tarde, os Mamonas Assassinas, mas João Penca já se destacava por isso naquela época", comenta.
Leite conta que a capa do álbum trouxe um desafio incomum. "O nome do grupo era enorme, e eu precisava de uma tipografia grande, que chamasse atenção na loja. Se reduzisse para ‘João Penca’, perderia a identidade completa da banda." A solução encontrada foi transformar a limitação em parte do conceito gráfico.
"Então, decidi fazer algo que parecia um erro proposital: como se o diagramador não soubesse calcular o espaço e fosse cortando as palavras com a tesoura, encaixando onde desse", explica. "Se olharem bem, algumas letras parecem deslocadas. O ‘S’ de ‘Seus’ ficou separado, e tem um pedaço do ‘A’ de ‘Amestrados’ que parece cortado. Parece que foi um erro, mas foi tudo intencional."

O trabalho gráfico acabou refletindo a irreverência da banda. "Foi minha forma de entrar na onda do humor deles", diz Leite. "Eles sempre tiveram essa pegada divertida, e eu queria que a capa transmitisse isso também."
Além do impacto visual, Leite destaca a experiência de trabalhar com o grupo. "Quando os conheci, trabalhando na capa desse disco, percebi que, além do talento, eram pessoas incríveis. Nem todo artista tem esse carisma. Alguns são mais difíceis, mais reservados. Mas eles eram uma delícia de conviver".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
Scott Ian quer participar de show com John Bush cantando Anthrax
Banda hardcore manda público "descascar banana" e fã acusa ataque em show


A banda com nome enorme que designer errou escrita de propósito para caber no encarte
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980


