HellLight: funeral Doom Metal em sua essência
Resenha - No God Above, No Devil Below - HellLight
Por Junior Frascá
Postado em 18 de agosto de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acompanha a cena doom metal, sem dúvida sabe o quão importante o HELLLIGHT é para a cena nacional. Com mais de 11 anos de carreira, a banda é uma verdadeira lenda do denominado Funeral Doom Metal, que apesar de seu um estilo para poucos, sempre atrai leais seguidores.
Com uma sonoridade pesadíssima, arrastada e soturna, o que mais impressiona na banda é a capacidade que a dupla Fábio e Alexandre de criar ótimos arranjos e belas melodias, embora sombrias e obscuras como poucas vezes ouvidas.
Alias, o clima macabro e tétrico percorre todo o material presente em "No God Above, No Devil Below", transmitindo ao ouvinte uma gama de sensações. O instrumental, como sempre, esta muito bem arranjado e, mesmo com uma produção que não é das melhores (embora bastante satisfatória), consegue se sobressair. Já os vocais de Fábio, como no disco anterior, chama a atenção, em especial nos momentos mais limpos, com alta carga de dramaticidade e melancolia.
E isso tudo faz com que, mesmo diante de faixas longas e intimistas, o ouvinte não se canse, mas, ao contrário, se sinta cada vez mais atraído.
Dentre os destaques do material, cito a faixa título, com pianos muito bem encaixados, e coros de vozes que até chega a assustar de tão macabros; "Unscared", que tem um clima hipnótico perturbador, e ótimos solos de guitarra; e a ultra arrastada "Path of Sorrow", uma das faixas mais perturbadoras, sofridas e obscuras que já tive o prazer de ouvir (por mais estranho que isso soe!).
Liricamente, a banda também se mostra cada vez mais evoluída, com temas introspectivos e muito bem retratados na capa, que mostra a dualidade entre o bem e o mau, Deus e o diabo.
Altamente indicado para todos os apreciadores do doom metal em geral, e para quem procura por uma sonoridade obscura e arrastada, mas sem abrir mão da qualdiade.
No God Above, No Devil Below - HellLight
(Solitude Productions – 2013)
Line-up:
Fábio De Paula – Vocal/guitarra/teclados
Alexandre Vida – Baixo
1. Intro
2. No God Above, No Devil Below
3. Shades Of Black
4. Unsacred
5. Legacy Of Soul
6. Path Of Sorrow
7. Beneath The Lies
8. The Ordinary Eyes
http://www.helllight-doom.com/
http://metalmedia.com.br/helllight/index.php
https://www.facebook.com/pages/HellLight-Doom-Metal/137602556285696
http://solitude-prod.com
Outras resenhas de No God Above, No Devil Below - HellLight
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


