Helllight: um dos maiores expoentes do Doom Metal nacional
Resenha - No God Above, No Devil Below - Helllight
Por Vitor Franceschini
Postado em 28 de agosto de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo tendo fieis seguidores e bandas de excelente qualidade, o Doom Metal ainda é um estilo subestimado na cena metálica brasileira. E de longe, de longe mesmo temos tido bandas de qualidade como Mythological Cold Towers, Pentacrostic, Eternal Sorrow e o Helllight.
Após um EP recheado de covers, lançado em 2011, a banda retorna com seu quarto full-length, este magnífico "No God Above, No Devil Below". Mais do que nunca, a banda reduzida ao duo Fabio de Paula (vocal/guitarra/teclado) e Alexandre Vida (baixo), está cada vez mais calcada no estilo e em suas facetas.
Tanto que neste trabalho temos elementos que vão do Funeral Doom Metal que fez a fama da banda, passando pelo lado mais épico e enraizado do estilo até os belos arranjos do Symphonic Metal. Tudo distribuído em uma introdução e sete composições soturnas e agonizantes.
Com uma boa produção, a cargo de Fabio, a banda destila tudo que o estilo pede em faixas longas, com climas soturnos e andamento quase parando. Em se tratando disso é importantíssimo que a coisa não desande e canse o ouvinte, e isso a dupla faz com maestria.
Os arranjos perfeitos de teclado contrastam com o peso das guitarras distorcidas, enquanto o baixo dá todo suporte necessário sem ser um mero coadjuvante, além de ótimos solos e melodia na medida certa. Os vocais guturais são um charme à parte e a incursão de vocais limpos rememora às raízes do estilo.
Não serei injusto em destacar apenas algumas composições, já que o conjunto da obra é digno de tal nota. O fato é que não há nada de novo no Doom Metal praticado pela banda, mas sim uma ostentação a um dos estilos mais belos e obscuros do Metal, de forma digna e competente.
http://www.facebook.com/helllightdoom
https://myspace.com/helllight
Outras resenhas de No God Above, No Devil Below - Helllight
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Kreator lança "Krushers of the World", seu novo disco de estúdio
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
The Vintage Caravan cancela turnê latino-americana com 9 shows no Brasil
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho


