Gloryhammer: genérico e clichê, bem feito e cativante
Resenha - Tales From The Kingdom Of Fife - Gloryhammer
Por Junior Frascá
Postado em 07 de junho de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe aquele estilo que está cada vez mais saturado, e as pessoas insistem em ficar criando subgêneros com o intuito de tentar melhorar a situação, e se passar por inovadores? Pois bem, o power metal melódico, na atual fase que se encontra, está indubitavelmente nesta situação. E o "fantasy metal" é mais um desses "subgêneros" que tenta reerguer o estilo.
E a banda inglesa GLORYHAMMER é mais uma tentando se aventurar por esse tormentoso caminho. Para quem ainda não ouviu falar do grupo, trata-se de um projeto do tecladista e líder do ALESTORM, Christopher Bowes (que aqui paga uma de tecladista encapuzado e misterioso, conforme pode ser conferido no clipe abaixo), e que na verdade pratica um power metal melódico épico e cheio de elementos sinfônicos e progressivos.
Ou seja, é um som extremamente genérico e clichê, que não inova em nada em momento algum, e lembrando bandas como RHAPSODY OF FIRE, HAMMERFALL e BLIND GUARDIAN. Mas é tão bem feito e cativante, que fica difícil não se empolgar durante a audição do material.
Tudo aquilo que os fãs do estilo esperam eles poderão encontrar aqui: riffs velozes e pesados, bateria intensa e precisa, arranjos pomposos e linhas vocais que mais lembram cânticos de guerra, daqueles para se sair cantando junto logo na primeira audição do álbum.
Outro ponto de destaque é o excelente vocalista Thomas Laszlo Winkler (EMERALD), que embora cante de forma mais grave no geral, consegue atingir tons altíssimos com muita facilidade, sem soar irritante, mas sim muito agradável.
"The Unicorn Invasion of Dundee" e "Angus Mac Fife" são duas das melhores faixas do álbum, e dão uma grande mostra das qualidades da banda em criar melodias cativantes e ótimos arranjos.
Liricamente, "Tales from The Kingdom Of Fife" conta a história da Escócia em tempos míticos, quando o guerreiro "Angus McFife iniciou sua guerra contra o mago Zargothrax para libertar as pessoas de Dundee em nome da glória e do aço! E os caras se vestem como se fossem verdadeiros guerreiros medievais em pleno campo de batalha. Ou seja, mais clichê e ingênuo impossível...
Trata-se, pois, de um álbum feito unicamente para divertir os fãs do estilo, sem a pretensões inovadoras ou buscando reinventar o metal. Se é o que você procura, vista sua armadura, tenha cuidado com os dragões e vá fundo, pois não há como se arrepender.
Tales from the Kingdom of Fife – Gloryhammer
(2013 - Importado)
1. Anstruther's Dark Prophecy
2. The Unicorn Invasion of Dundee
3. Angus McFife
4. Quest for the Hammer of Glory
5. Magic Dragon
6. Silent Tears of Frozen Princess
7. Amulet of Justice
8. Hail to Crail
9. Beneath Cowdenbeath
10. The Epic Rage of Furious Thunder
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Adrian Smith quer aposentar música do UFO que serve como intro dos shows do Iron Maiden
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


