Butthole Surfers: Psicodélico. Abstrato. Doentio.
Resenha - Locust Abort Technician - Butthole Surfers
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 05 de maio de 2013
Psicodélico. Abstrato. Doentio. A mistura avant-garde-noise-punk do BUTTHOLE SURFERS dispensa o meio termo: quando não catequiza o ouvinte, se torna uma experiência nauseante. Com recortes industriais, ritmos epiléticos e uma sonoridade guitarrística que faz o SONIC YOUTH soar como uma banda linear, "Locust" foi definido pela Allmusic como "o equivalente astral de uma viagem tortuosa de ácido e sem dúvida o melhor álbum da banda (ou pior, dependendo do seu ponto de vista)".
Composto em 1987 por GIBBY HAYNES (vocal), PAUL LEARY (guitarra), JEFF PINKUS (baixo), e pelas "baterias gêmeas" de KING COFFEY e TERESA NERVOSA (que havia sido reincorporada a banda às vésperas da gravação) o BUTTHOLE surgira cinco anos antes na Califórnia e fez parte da geração alternativa (o termo indie só se tornaria difundido nos anos 90) que trouxe os frutos da geração GLENN BRANCA para a iconoclastia fonográfica de DINOSAUR JR e o BIG BLACK de STEVE ALBINI. O padrão desvirtuado e "no wave" correspondia ao simétrico oposto das paradas radiofônicas: barulhenta, desconexa, uterina.
A brincadeira com o riff de "Sweet leaf" do SABBATH marca a colagem de "Sweet Loaf"- citada em "Deep Kick"- faixa de "One Hot Minute" do RED HOT (que também referenciou "Leaf" em "Give It Away") é seguida da cacofonia sufocante de "Graveyard"; mais a frente, "Kuntz" é uma viagem ao inferno conduzida por um guia árabe. Em uma definição sóbria, o crítico britânico JOHN DORAN descreveu "22 Going on 23" como "um riff de guitarra similar a um delirius tremens e percussões tribais servindo de base para uma ouvinte contando, em um programa de rádio ao vivo, como foi estuprada". Nada, nada aqui beira minimamente à sanidade.
Listado por KURT COBAIN como um de seus discos preferidos, constantemente citado por MIKE PATTON e ROB ZOMBIE, "Locust" merece a fama que o sucedeu como um marco do noise americano na década de 80. Vale a pena? Vale- mesmo que você me odeie depois disso.
Track list:
1. "Sweat Loaf" – 6:09
2. "Graveyard" – 2:27
3. "Pittsburg to Lebanon" – 2:29
4. "Weber" – 0:35
5. "Hay" – 1:50
6. "Human Cannonball"
7. "U.S.S.A." – 2:14
8. "The O-Men" – 3:27
9. "Kuntz" – 2:24
10. "Graveyard" – 2:45
11. "22 Going on 23" – 4:23
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Max Cavalera diz que Soulfly passará pelo Brasil em 2026
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda
Os comentários que staff gringa do Rock in Rio 1985 fizeram a Rita Lee e Lulu Santos
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



