New Wave Of British Heavy Metal: DVD peca na abordagem
Resenha - Iron Maiden e a New Wave Of British Heavy Metal
Por Daniel Miola de Amorim
Postado em 29 de abril de 2013
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Produzido em 2008, chega agora no Brasil este documentário que acreditei que poderia ser o definitivo sobre o movimento do metal inglês, mas, ao acabar o filme principal – com mais de duas horas de duração – você indaga: um movimento tão comentado como a Nova Onda do Metal Britânico se resume a apenas isso!? Apenas uma moda passageira que teve seu momento entre 1979 e 1982!?
Inicialmente pensei que o destaque do Iron Maiden no título fosse apenas um chamariz, mas não. O documentário começa citando a criação do metal pesado, com Led, Purple e Sabbath, além de outros nomes que ajudaram a formatar o que viria ser a NWOBHM, o que é bastante propício; cita o movimento punk, o que também é importante, pois deixou como legado o "faça você mesmo" para as bandas do metal inglês; e aborda muito bem o início do movimento, em pós-meados da década de 70, com a discoteca de heavy metal The Bandwagon Soundhouse, sob o comando de Neal Kay, que acabou virando DJ por acaso e teve uma atuação importante no crescimento e popularização do heavy metal na Inglaterra naquele período e é um dos entrevistados. São bem citadas e abordadas as pioneiras do movimento: Saxon, Def Leppard, Diamond Head, Tygers of Pan Tang, Praying Mantis, Samson e Iron Maiden, que teve um destaque muito grande em detrimento da história da NWOBHM.
Ninguém nega a importância do Iron Maiden e que a história do metal inglês se funde à sua própria história, mas o movimento não aconteceu por causa da banda, pois na realidade já estava acontecendo de forma regional, e o público e bandas só perceberam que faziam parte de algo maior, de um movimento, quando saiu uma matéria sobre esta nova onda de bandas do metal inglês no semanário Sounds, em 1979, escrito por Geoff Barton, que também dá seu depoimento. Como eu disse, o início do movimento é retratado de forma muito boa, entrevistando pessoas que estavam envolvidas de alguma forma com a cena do rock/metal inglês, inclusive com membros das bandas Praying Mantis, Samson, Tygers Of Pan Tang, Diamond Head, Girlschool e Iron Maiden (Dennis Stratton – que dá uma leve cutucada no Steve Harris - e Paul Di’Anno), mas peca, e muito, na abordagem do movimento como um todo.
O Angel Witch, que foi considerado um dos nomes mais promissores do movimento, e que inclusive disputou o contrato com a EMI com o Maiden, mal é citado. O debut álbum homônimo é um dos maiores clássicos da NWOBHM. Concordo que não conseguiram mais nada que prestasse depois, mas foi um lançamento de muito valor para a época. O Venom, apesar de não serem instrumentistas dos melhores, causou impacto na cena com seu black metal, mas mal é citado. O Raven, uma banda que rompeu as barreiras da NWOBHM, foi bastante ativa e foi uma das poucas a assinarem com uma grande gravadora nem foi citado. O movimento é dado por encerrado em 1982: "quando ‘The Number Of The Beast’ foi lançado, o movimento que era conhecido como Nova Onda do Metal Britânico estava acabado". Mas espera aí! E uma banda cult como o Witchfinder General que causou um certo burburinho devido às polêmicas capas de seus álbuns? Sim, era uma banda criativamente limitada, mas teve seu momento, assim como tantas outras. E concordo também que havia toneladas de bandas ruins, que hoje muitos teimam em considerar cult ou até mesmo clássicas, mas para mim o movimento não pode ter sido o pouco abordado pelo documentário.
Apesar de mostrar algumas imagens/clipes da época, não foi o suficiente para o telespectador entrar no espírito da NWOBHM. São mostrados apenas trechos, mas acredito que para quebrar um pouco a monotonia das entrevistas deveriam ter mostrado a performance inteira das Girlschool; todo o interessante clipe do Diamond Head, "Am I Evil?"; e outros mais. Não foi sequer citada a criação de gravadoras independentes. Não mostraram imagens de lojas especializadas em metal da época e nem pontos de encontro dos fãs, com exceção da Soundhouse. Há depoimentos interessantes, como por exemplo um dos entrevistados dizendo que o Praying Mantis era uma banda sensacional, enquanto que os próprios membros fundadores não a consideravam uma banda da NWOBHM, apenas "pegaram a onda"; um outro dizendo que o Diamond Head deveria ter sido a maior banda do movimento, mas a banda perdeu um empresariamento de peso por total ignorância; ou ainda com o produtor Tony Platt, que trabalhou com o Iron Maiden em "Women In Uniform" e diz ter percebido que o guitarrista Dennis Stratton estava sendo deixado de lado. Aliás, como é praticamente contada a história dos primeiros anos do Maiden, é interessante a visão de pessoas de fora sobre a banda.
O DVD – que é todo legendado - também traz dois mini documentários, bem curtos. Um sobre o Air Guitar, com destaque para o personagem Rob Lumehouse, que apareceu na Soundhouse com uma réplica da guitarra Flying V agitando feito um louco e teve seus quinze minutos de fama; e um sobre a Radio 1, que ao meu ver não acrescentou nada ao documentário.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Como foi o histórico reencontro de Kiko Loureiro com Luis Mariutti após 25 anos
Bruce Dickinson: ouça o teste dele para entrar no Iron Maiden
O verdadeiro traidor do movimento que fez um dos primeiros hits do rock nacional anos 80

Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



