Anthrax: trazendo clássicos pra mais perto da sonoridade da banda
Resenha - Anthems - Anthrax
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Postado em 23 de abril de 2013
Vou falar sobre "Anthems", o excelente EP que o Anthrax lançou no mês passado, março de 2013. Uma belíssima coleção de covers de bandas muito importantes na formação musical da banda, em versões "anthraxizadas", se é que posso usar tal termo!
O Anthrax vivia uma grande fase no ano passado, desfrutando o sucesso que o último álbum de estúdio da banda, "Worship Music" lhes proporcionou (recentemente, a banda teve que lidar com a saída do guitarrista Rob Caggiano, que participou ativamente da gravação deste EP). A formação com Joey Belladonna nos vocais se estabilizou novamente, e como sempre foi tradição na história desses novaiorquinos, eles resolveram gravar um EP, mais um em sua discografia ("Armed And Dangerous" e "I'm The Man" são os mais famosos). A ideia foi reunir canções de bandas influentes na sonoridade da banda, dos anos 70. Acredito, também, que a intenção foi fugir das escolhas básicas, como Black Sabbath, Led Zeppelin, esses medalhões que todo mundo sabe que influenciou tudo que é banda de rock pesado na face da Terra. Outra premissa deve ter sido não modificar radicalmente a estrutura das canções - apenas trazer estes clássicos para mais perto da sonoridade da banda.
A primeira escolha foi o Rush, e a canção escolhida foi "Anthem", que costumava ser frequente nos set lists dos canadenses na primeira metade dos anos 70, quando a banda praticava um hard rock mais direto e excursionava pelos EUA abrindo para o Kiss. O Anthrax aproveitou para adicionar um pouco mais de peso, num belo trabalho de Charlie Benante. Frank Bello também arrebenta nessa.
A segunda escolha acabou sendo um pouco óbvia, o AC/DC é um dos medalhões sobre os quais eu falei acima. Mas tudo bem, a versão para o clássico "T.N.T." ficou muito boa, empolgante, destaque para o trabalho vocal de Joey Belladonna, que aliás está fantástico no EP todo. Esta é a cover que a banda tem tocado nos shows da atual turnê norte-americana.
Para mim, a terceira escolha acabou sendo a melhor faixa do EP: "Smokin'", do álbum de estreia do Boston. Para esta cover, a banda trouxe o tecladista Fred Mandel (músico de estúdio, já tocou em álbuns de Alice Cooper, Queen, Brian May, dentre outros), e aproveitou para se soltar completamente, a gravação transparece um clima de jam total. Nem preciso falar que Joey rouba um pouco a cena aqui, além do tecladista convidado.
A quarta cover escolhida foi a mais fora do universo da banda, talvez mais pelo gosto de Belladonna tenha sido incluída no EP. Estamos falando de "Keep On Runnin'", do Journey, aquela banda pop rock muito famosa por sucessos tais como "Don't Stop Believin". Só que o Anthrax pesou a mão e deu uma melhorada boa na canção. Joey, mais uma vez, rouba a cena...
Na quinta escolha, "Big Eyes", do Cheap Trick, a banda mostra outro excelente resultado, dando uma roupagem um pouco mais moderna e adicionando um pouco mais de punch a um velho clássico dos anos 70, transformando-a em um dos destaques deste EP.
A sexta banda escolhida é, na minha opinião, muito pouco reconhecida pela importância que tem, e ainda bem que o Anthrax a escolheu. O Thin Lizzy foi fundamental na formação da sonoridade heavy metal. A escolha de canção foi um pouco óbvia, o maior sucesso "Jailbreak", mas o resultado ficou muito bom.
A sétima canção do EP é "Crawl", a mesma versão gravada no último álbum de estúdio da banda, "Worship Music". Pra fechar o EP, temos uma versão remix da mesma "Crawl", bem modificada. Pessoalmente, não gosto muito desses remixes, eu adicionaria aqui alguma versão gravada ao vivo.
"Anthems" mantém a tradição do Anthrax em lançar excelentes EPs - se nos anteriores, tínhamos uma ou duas covers, aqui a banda ampliou o conceito e se superou, cobrindo diversos aspectos que formaram musicalmente o grupo, com um excelente resultado final. E ainda mantiveram o interesse pela banda aceso, enquanto eles varrem o mundo fazendo shows - próxima parada: Brasil - São Paulo - HSBC Brasil!!
Relação das músicas do EP:
1 - "Anthem" (cover do Rush, do álbum "Fly By Night")
2 - "T.N.T." (cover do AC/DC, do álbum "High Voltage")
3 - "Smokin'" (cover do Boston, do álbum homônimo)
4 - "Keep On Runnin'" (cover do Journey, do álbum "Escape")
5 - "Big Eyes" (cover do Cheap Trick, do álbum "In Color")
6 - "Jailbreak" (cover do Thin Lizzy, do álbum de mesmo nome)
7 - "Crawl" (mesma versão contida no álbum "Worship Music")
8 - "Crawl" (remix)
Escute o EP aqui:
Acompanhe esta e outras resenhas no blog Ripando a História do Rock - http://ripandohistoriarock.blogspot.com.br. Grande abraço e muito rock and roll para todos!!
Outras resenhas de Anthems - Anthrax
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"

A música do Mastodon que deixou o baterista Charlie Benante intrigado
A música do Anthrax que aborda tema sério e tem clipe sombrio
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax



