Orchid: uma das novas bandas mais legais da atualidade
Resenha - Capricorn - Orchid
Por Junior Frascá
Postado em 12 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com sonoridade totalmente voltada às décadas de 70/80, o ORCHID é uma das novas bandas mais legais da atualidade. E isso porque esse quarteto americano, mesmo com uma formação relativamente nova (está na ativa desde 2006), e sendo este seu debut, mostra uma maturidade de tirar o chapéu.
A sonoridade do grupo, embora muito simples, engloba uma grande diversidade de influências, em especial de doom metal, stoner e occult rock (pelos temas obscuros abordados liricamente), e hard rock setentista, mas de forma muito natural e orgânica, remetendo a nomes como BLACK SABBATH, SAINT VITUS, WITCHFINDER GENERAL e, em especial, CATHEDRAL, em sua fase mais psicodélica e viajada.
Além de ótimos riffs de guitarra, empolgantes e hipnóticos, e uma cozinha reta mas precisa, o grande diferencial do material fica por conta do vocalista Theo Mindell (famoso tatuador, do estúdio Spider Murphys tattoo), que tem um timbre muito cativante, com interpretações melancólicas que dão um tom de dramaticidade ainda mais evidente em cada uma das faixas apresentadas.
E embora todas as 9 músicas sejam excelentes, algumas merecem um destaque maior, como "Eyes Behind the Wall", a mais "Sabbathica" de todas; "Capricorn", que cativa logo na primeira audição; "Black Funeral" e seu clima fúnebre e carregado; "Master of It All", com um dos refrãos mais legais do disco; e "He Who Walks Alone", sem dúvida a melhor do trabalho, com ótimos riffs, linhas vocais matadoras, e vários elementos psicodélicos que remetem ao CATHEDRAL na fase do disco "The Garden of Unearthly Delights", sendo um verdadeira obra prima.
Destaque também para a ótima qualidade de gravação que, embora propositalmente retro, deixa bem evidente todas as características principais da sonoridade do quarteto. E aqui vale mencionar também a timbragem das guitarras que, embora sem usarem muita distorção, conseguem ser bem sujas e pesadas.
Assim, "Capricorn" é um grande registro, daqueles para se ouvir diversas e diversas vezes sem enjoar, tamanha a qualidade das faixas apresentadas. E o disco acabou chamando tanto a atenção no underground metálico que a banda conseguiu assinar contrato com a Nuclear Blast, e está prestes a lançar seu segundo disco, "The Mouths of Madness".
Capricorn - Orchid
(2011 – The Church Within Records - Importado)
Tracklist:
01 – Eyes Behind The Wall
02 – Capricorn
03 – Black Funeral
04 – Masters Of It All
05 – Down Into The Earth
06 – He Who Walks Alone
07 – Cosmonaut Of Three
08 – Electric Father
09 – Albatross
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Ouça Serj Tankian (System of a Down) cantando "I'm Afraid of Americans", de David Bowie
Soundgarden começa mixagem do último trabalho de inéditas da carreira
Anette Olzon explica o que a fez voltar a cantar músicas do Nightwish
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Por que há pastores evangélicos no maior festival de heavy metal do mundo?
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head



"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês


