Orchid: uma das novas bandas mais legais da atualidade
Resenha - Capricorn - Orchid
Por Junior Frascá
Postado em 12 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com sonoridade totalmente voltada às décadas de 70/80, o ORCHID é uma das novas bandas mais legais da atualidade. E isso porque esse quarteto americano, mesmo com uma formação relativamente nova (está na ativa desde 2006), e sendo este seu debut, mostra uma maturidade de tirar o chapéu.
A sonoridade do grupo, embora muito simples, engloba uma grande diversidade de influências, em especial de doom metal, stoner e occult rock (pelos temas obscuros abordados liricamente), e hard rock setentista, mas de forma muito natural e orgânica, remetendo a nomes como BLACK SABBATH, SAINT VITUS, WITCHFINDER GENERAL e, em especial, CATHEDRAL, em sua fase mais psicodélica e viajada.
Além de ótimos riffs de guitarra, empolgantes e hipnóticos, e uma cozinha reta mas precisa, o grande diferencial do material fica por conta do vocalista Theo Mindell (famoso tatuador, do estúdio Spider Murphys tattoo), que tem um timbre muito cativante, com interpretações melancólicas que dão um tom de dramaticidade ainda mais evidente em cada uma das faixas apresentadas.
E embora todas as 9 músicas sejam excelentes, algumas merecem um destaque maior, como "Eyes Behind the Wall", a mais "Sabbathica" de todas; "Capricorn", que cativa logo na primeira audição; "Black Funeral" e seu clima fúnebre e carregado; "Master of It All", com um dos refrãos mais legais do disco; e "He Who Walks Alone", sem dúvida a melhor do trabalho, com ótimos riffs, linhas vocais matadoras, e vários elementos psicodélicos que remetem ao CATHEDRAL na fase do disco "The Garden of Unearthly Delights", sendo um verdadeira obra prima.
Destaque também para a ótima qualidade de gravação que, embora propositalmente retro, deixa bem evidente todas as características principais da sonoridade do quarteto. E aqui vale mencionar também a timbragem das guitarras que, embora sem usarem muita distorção, conseguem ser bem sujas e pesadas.
Assim, "Capricorn" é um grande registro, daqueles para se ouvir diversas e diversas vezes sem enjoar, tamanha a qualidade das faixas apresentadas. E o disco acabou chamando tanto a atenção no underground metálico que a banda conseguiu assinar contrato com a Nuclear Blast, e está prestes a lançar seu segundo disco, "The Mouths of Madness".
Capricorn - Orchid
(2011 – The Church Within Records - Importado)
Tracklist:
01 – Eyes Behind The Wall
02 – Capricorn
03 – Black Funeral
04 – Masters Of It All
05 – Down Into The Earth
06 – He Who Walks Alone
07 – Cosmonaut Of Three
08 – Electric Father
09 – Albatross
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Anette Olzon explica por que se recusa a cantar certas músicas do Nightwish ao vivo
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


