Led Zeppelin: Em 1973 a banda lançava o álbum Houses of the Holy
Resenha - Houses of the Holy - Led Zeppelin
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 28 de março de 2013
No dia 28 de Março de 1973, o LED ZEPPELIN lançava seu quinto e talvez mais diversificado álbum, ‘Houses of the Holy’.
Depois de lançar seus quatro primeiros discos em pouco menos de três anos, o Zeppelin finalmente pode respirar um pouco para criar ‘Houses of the Holy’. O disco saiu 16 meses depois de seu divisor de águas [e tecnicamente não intitulado]’Led Zeppelin IV’. Eles responderam elaborando uma porção de suas obras mais complexas e abrangentes já feitas, ao explorar novos gêneros nas faixas como o reggae ‘D’yer Maker’ e o funk inspirado por James Brown ‘The Crunge’.
"Apesar de todo mundo querer um outro ‘Led Zeppelin IV’, é muito perigoso tentar se repetir", explica o guitarrista JIMMY PAGE no livro "Light & Shade: Conversations with Jimmy Page". "Eu não vou dar nomes, mas tenho certeza que você já ouviu bandas que se repetem infindavelmente. Depois de quatro ou cinco álbuns, elas simplesmente se esgotam. Com a gente, você nunca sabia o que estava por vir."
Os pontos altos do LP incluem a dinâmica ‘Over The Hills and Far Away’, com pegada folk,a lindamente complexa ‘The Rain Song’ e a exibição da tecladeira de John Paul Jones ‘No Quarter’. O álbum se encerra com uma canção de amor aos fãs versada por Robert Plant, ‘The Ocean’.
De modo a manter a duração da obra a apenas um disco de vinil, a banda teria supostamente deixado futuros clássicos como ‘The Rover’, ‘Black Country Woman’, e mais notoriamente, ‘Houses of the Holy’ ou inacabados ou não lançados ao término das gravações.
Quando perguntado sobre a razão da faixa-título nunca ter entrado no álbum, Plant recusou-se a mentir para o autor de ‘Get The Led Out’, Danny Somach, e declarou, ‘Besteira, não? Digo, eu poderia fazer um raciocínio profundo, mas… eu não consigo me lembrar do motivo. Eu acho que pensamos, ‘Bem, vamos segurar essa e faremos algo com ela’. Era só uma graça."
O Led Zeppelin excursionou extenuantemente para divulgar ‘Houses of the Holy’, com a banda lotando o palco com lasers,bolas espelhadas, pirotecnia, roupas mais sofisticadas e coisas do tipo. Naturalmente, eles quebraram quase todo recorde de vendas de ingressos conhecidos pelo homem.
Apesar de viajar pelo mundo em um jato jumbo pintado com o logo da banda, a empreitada [e claro, o efeito acumulativo de vários anos anteriores] esgotou a banda física e psicologicamente. Levaria mais 18 meses até que eles saíssem de novo em turnê, e quase dois anos até que lançassem sua obra-prima de 1975, ‘Physical Graffiti’.
Outras resenhas de Houses of the Holy - Led Zeppelin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Regis Tadeu explica o motivo pelo qual os cariocas não gostam de Rock
Americano cria versão em inglês de "Faroeste Caboclo" chamada "Country Bumpkin"
O grande clássico do Nirvana considerado superestimado por Dave Grohl: "Há melhores"


O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
O legado que Jimmy Page gostaria de deixar para a história; "É isso que importa de verdade"
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O baixista que quase ocupou o lugar de John Paul Jones no Led Zeppelin
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



