Enforcer: nome forte da turma voltada à velha escola
Resenha - Death by Fire - Enforcer
Por Marcos Garcia
Postado em 20 de março de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No Metal como um todo, desde a segunda metade da década de 90, duas vertentes bem distintas: bandas mais experimentais e que levam o estilo por novos caminhos, e aquelas que optam por fazer algo mais voltado ao passado. Acreditamos firmemente que há espaço para todos, pois o Metal é democrático, ainda bem. E no segundo segundo grupo acima citado, há bandas que andam causando grande comoção no underground fora e dentro de nosso país, e um nome forte dessa turma voltada à Velha Escola é o ENFORCER, da Suécia, que chega com seu terceiro CD, o ótimo 'Death by Fire'.
O grupo é adepto do proto-Power/Speed Metal da primeira metade dos anos 80, com boas doses de elementos da NWOBHM e até toques de Hard Rock, bem forte, com muita adrenalina e pesado, sem perder a melodia e sabendo não soar datado, pois o trabalho do grupo é vibrante e cheio de vida. Vocais em tons normais fortes e bem encaixados, guitarras com riffs sólidos e solos bem tocados e doses homeopáticas de melodia, baixo e bateria que preferem a coesão sonora à técnica individualista desnecessária ao trabalho do quarteto, embora existam momentos brilhantes de ambos. Esta alquimia resulta em um trabalho que, se não é novo ou revolucionário, é cheio de vida, personalidade e capaz da agradar a muitos.
A produção, feita pelas mãos de Olof e Jonas Wikstrand (este ainda fez o processo de mixagem e masterização), ambos membros do quarteto, soube ser limpa e pesada, dando a "vibe" necessária ao trabalho, mas sem deixar nenhuma característica do quarteto de fora, e um traço bem legal é que a produção não buscou fazer algo retrô em termos de sonoridade, muito pelo contrário. Já a capa, feita por Jonathan Hultén, é bem legal, e nela podemos perceber realmente algo mais voltado aos anos 80.
Musicalmente, a banda soube criar um CD que realmente empolga o ouvinte, e que merece aplausos, com canções fortes e pesadas, como a veloz e empolgante 'Death Rides this Night', com um trabalho de guitarras muito legal, lembrando bastante as bandas da NWOBHM nos solos; a igualmente veloz e energética 'Run for Your Life', com o baixo e bateria mostrando seu arsenal, fora os bons solos; já 'Mesmerized by Fire' é uma música com andamento moderado e que lembra bastante o trabalho de bandas como o lendário SATAN e BLITZKRIEG, com ótimo refrão; 'Take Me Out of this Nightmare', com uma levada pesada e que leva a cabeça a balançar, com um refrão que remete diretamente ao Hard'n'Heavy de gente como LOUDNESS, e solos muito legais; 'Sacrificed', que começa como uma balada, mas depois vira uma faixa bem cheia de energia e que é capaz de erguer até a múmia de Ramsés II de seu sarcófago, pois seu andamento é propício ao headbanging; e a ótima e rápida 'Satan'. Até pelos títulos, vemos as referências aos anos 80.
E sobre a questão nova escola X velha escola, ou como muitos gostam de dizer, inovação X continuísmo, basta dizer apenas: o trabalho pode ser bom ou ruim, dependendo exclusivamente dele próprio. E o ENFORCER fez um ótimo trabalho.
Death by Fire - Enforcer
(2013 - Nuclear Blast - Importado)
Tracklist:
01. Bells of Hades
02. Death Rides this Night
03. Run for Your Life
04. Mesmerized by Fire
05. Take Me Out of this Nightmare
06. Crystal Suite
07. Sacrificed
08. Silent Hour / The Conjugation
09. Satan
Formação:
Olof Wikstrand - Guitarras, Vocais
Joseph Tholl - Guitarras
Tobias Lindqvist - Baixo
Jonas Wikstrand - Bateria
Outras resenhas de Death by Fire - Enforcer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Megadeth fará, ao menos, mais uma turnê pela América Latina antes do fim
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Accept anuncia "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


