Enforcer: uma ode à fase áurea do Heavy Metal
Resenha - Death by Fire - Enforcer
Por Felipe Cipriani Ávila
Postado em 08 de maio de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Atualmente é comum bandas que procuram revisitar a fase áurea do Heavy Metal, a década de oitenta. Tanto no que concerne à sonoridade típica da época, como no visual, tema das letras e até mesmo na duração dos discos. A banda sueca Enforcer é um grande nome atual dentro deste contexto, já tendo gravado três álbuns de estúdio.
O mais atual álbum de estúdio da banda, "Death By Fire", foi lançado no dia primeiro de fevereiro do ano passado, sendo o primeiro pela gravadora Nuclear Blast. O quarteto sueco adota uma sonoridade calcada no Heavy/Speed Metal oitentista, sem procurar "reinventar a roda", sendo fiéis às raízes mais clássicas do gênero. Ou seja, aqui temos riffs e solos grudentos e belíssimos de guitarras gêmeas, linhas vocais altíssimas, baixo presente e "galopante" na escola Steve Harris e a paixão e garra inerentes ao gênero.
Da breve faixa de abertura do álbum, "Bells Of Hades", até a última, "Satan", temos todos os elementos já supracitados na matéria, de modo que tudo nos remete à fase áurea da década de 80. Todas as composições são de fácil assimilação e memoráveis, não sendo necessárias muitas audições para logo sentir uma necessidade extrema de bangear e esquecer todos os problemas do cotidiano. Destaques para "Death Rides This Night", segunda faixa, que já começa muito enérgica e empolgante, "Mesmerized By Fire", que possui melodias belíssimas, tendo, inclusive, um vídeo clipe, "Silent Hour/The Conjugation", com uma seção instrumental primorosa e linhas vocais excelentes de Olof Wikstrand, e "Satan", que finaliza o play deixando uma sensação de querer ouvi-lo de novo, imediatamente.
Caso você seja um fã ferrenho da escola clássica do Heavy/Speed Metal não tenha medo e corra atrás da sua cópia de "Death By Fire", pois o que temos aqui é uma ode a este gênero tão amado e que nunca soará ultrapassado.
Formação da banda:
Olof Wikstrand - Vocal, guitarra
Joseph Tholl - Guitarra
Tobias Lindqvist - Contrabaixo
Jonas Wikstrand - Bateria
Faixas:
1 - Bells Of Hades (Intrumental)
2 - Death Rides This Night
3 - Run For Your Life
4 - Mesmerized By Fire
5 - Take Me Out Of This Nightmare
6 - Crystal Suite (Instrumental)
7 - Sacrificed
8 - Silent Hour/The Conjugation
9 - Satan
Outras resenhas de Death by Fire - Enforcer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


