Enforcer: uma ode à fase áurea do Heavy Metal
Resenha - Death by Fire - Enforcer
Por Felipe Cipriani Ávila
Postado em 08 de maio de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Atualmente é comum bandas que procuram revisitar a fase áurea do Heavy Metal, a década de oitenta. Tanto no que concerne à sonoridade típica da época, como no visual, tema das letras e até mesmo na duração dos discos. A banda sueca Enforcer é um grande nome atual dentro deste contexto, já tendo gravado três álbuns de estúdio.
O mais atual álbum de estúdio da banda, "Death By Fire", foi lançado no dia primeiro de fevereiro do ano passado, sendo o primeiro pela gravadora Nuclear Blast. O quarteto sueco adota uma sonoridade calcada no Heavy/Speed Metal oitentista, sem procurar "reinventar a roda", sendo fiéis às raízes mais clássicas do gênero. Ou seja, aqui temos riffs e solos grudentos e belíssimos de guitarras gêmeas, linhas vocais altíssimas, baixo presente e "galopante" na escola Steve Harris e a paixão e garra inerentes ao gênero.
Da breve faixa de abertura do álbum, "Bells Of Hades", até a última, "Satan", temos todos os elementos já supracitados na matéria, de modo que tudo nos remete à fase áurea da década de 80. Todas as composições são de fácil assimilação e memoráveis, não sendo necessárias muitas audições para logo sentir uma necessidade extrema de bangear e esquecer todos os problemas do cotidiano. Destaques para "Death Rides This Night", segunda faixa, que já começa muito enérgica e empolgante, "Mesmerized By Fire", que possui melodias belíssimas, tendo, inclusive, um vídeo clipe, "Silent Hour/The Conjugation", com uma seção instrumental primorosa e linhas vocais excelentes de Olof Wikstrand, e "Satan", que finaliza o play deixando uma sensação de querer ouvi-lo de novo, imediatamente.
Caso você seja um fã ferrenho da escola clássica do Heavy/Speed Metal não tenha medo e corra atrás da sua cópia de "Death By Fire", pois o que temos aqui é uma ode a este gênero tão amado e que nunca soará ultrapassado.
Formação da banda:
Olof Wikstrand - Vocal, guitarra
Joseph Tholl - Guitarra
Tobias Lindqvist - Contrabaixo
Jonas Wikstrand - Bateria
Faixas:
1 - Bells Of Hades (Intrumental)
2 - Death Rides This Night
3 - Run For Your Life
4 - Mesmerized By Fire
5 - Take Me Out Of This Nightmare
6 - Crystal Suite (Instrumental)
7 - Sacrificed
8 - Silent Hour/The Conjugation
9 - Satan
Outras resenhas de Death by Fire - Enforcer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar




