JackDevil: trabalho peca pela absoluta falta de originalidade
Resenha - Faster Than Evil - JackDevil
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 07 de março de 2013
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
Já escrevi isso, mas é sempre bom lembrar: apoiar a cena nacional de heavy metal não é elogiar, indiscriminadamente, todas as bandas que lançam material no mercado. Porque retomo esse assunto? Porque grande parte dos "resenhistas" de blogs, sites e revistas continua repetindo o erro e confundindo profundamente o ato de "apoiar" e "divulgar" com a chuva de elogios desmedidos tão perculiar à cegueira auditiva.
A bola da vez é o quarteto maranhense JackDevil. Os caras lançaram a sua estreia, "Under the Satan Command", em 2012, e agora retornam com um EP de cinco faixas chamado "Faster Than Evil". O som é um thrash temperado com influências da NWOBHM, notadamente nas melodias de guitarra - a própria banda se classifica como New Wave of Brazilian Heavy Metal, cuja sigla é a mesma da lendária cena britânica.
Ainda que grandes doses de energia permeiem todo o EP, o trabalho do JackDevil peca pela absoluta falta de originalidade. Não há nada de novo, que demonstre e imprima uma personalidade própria ao trabalho dos caras. A produção mediana apenas evidencia essa carência. O Violator, por exemplo, que já é extremamente derivativo, alcançou resultados muito melhores em todos os seus lançamentos.
Não se deve confundir "autenticidade" e "fazer metal de verdade" com uma sonoridade que apenas recicla elementos do passado. Infelizmente é isso que o JackDevil faz, e, pelos comentários em relação ao trabalho do grupo, é esse entendimento que grande parte do público e da crítica tem tido em relação à música do conjunto.
Se o objetivo dos integrantes do JackDevil é que a banda fique restrita ao segmento saudosista, apesar de claramente não oferecer nada que se destaque "Faster Than Evil" até é digerível. Agora, se os caras querem realmente crescer na cena e construir uma longa e sólida carreira, é preciso encontrar urgentemente uma identidade própria, já que, com o que produziram até agora, não irão muito longe.
Faixas:
1 Faster Than Evil
2 Flashlights
3 Bastards in the Guillotine
4 Scream for Me
5 Night of the Killer
Outras resenhas de Faster Than Evil - JackDevil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


