Marillion: umas das bandas mais importantes do neo-progressivo
Resenha - Live From Cadogan Hall - Marillion
Por Junior Frascá
Postado em 28 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sem dúvida o MARILLION é uma das bandas mais importantes do chamado rock neo-progressivo (ou seja, bandas surgidas a partir do final da década de 70, contando com influências dos grupos clássicos do estilo, como YES e GENESIS). Formada em 1979, no Reino Unido, a banda sempre se caracterizou por uma sonoridade criativa, sem se prender a rótulos ou limites, e mais uma vez surpreende os fãs com esse disco duplo ao vivo, lançado originalmente em 2010, que contém o show realizado pela banda em 2009, no famoso Cadogan Hall.
Promovendo o álbum "Less is More" (2009), que contém regravações acústicas da banda com o vocalista Steve Hogarth, o MARILLION preparou uma tour acústica, que vem muito bem registrada nesse lançamento.
O álbum é dividido em duas partes, sendo que no primeiro CD temos o set integral do disco acima citado (salvo a última faixa, "Cannibal Surf Babe"), e no segundo temos outros clássicos da banda, todos remodelados, com novos arranjos, também em versões acústicas.
Ou seja, trata-se de uma apresentação bem mais intimista, com arranjos caprichados e uma verdadeira aula de bom gosto musical, mas, salvo raros momentos, com pouca participação das guitarras, destacando-se nos instrumentos o piano e violão. Mas a banda foge um pouco do lugar comum, trazendo o acréscimo de instrumentos pouco usuais em diversos arranjos, como gaita de fole, harpa, celesta, glockenspiel (jogo de sinos), xilofone e órgão de tubos.
Destacam-se também os excelentes vocais de Steve, que tem uma voz bem marcante, de timbre suave e cativante, tornando tudo ainda mais interessante.
Sobre as faixas em si, destaco as excelentes versões para "Quartz", "Beutiful" (essa duvido que alguém não conheça) e "Three Minute Boy", que ficaram muito legais com os novos arranjos.
Temos aqui um disco muito legal, e que mostra que o MARILLION, mesmo após tantos anos de carreira, é uma banda de musicalidade sólida e ousada, e que ainda busca surpreender seus fãs, trazendo-lhes sempre surpresas muito agradáveis. Aproveite que o disco acaba de sair no mercado nacional, e adquira já sua cópia!
Live From Cadogan Hall - Marillion
(2012 – Hellion Records - Nacional)
- Steve Hogarth / vocals
- Mark Kelly / keyboards
- Pete Trewavas / bass
- Steve Rothery / guitars
- Ian Mosley / drums
Track List:
CD 1:
1. Go!
2. Interior Lulu
3. Out of this World
4. Wrapped Up in Time
5. The Space
6. Hard as Love
7. Quartz
8. If My Heart Were A Ball
9. It s Not Your Fault
10. Memory of Water
11. This Is the 21st Century
CD 2:
1. No One Can
2. Beautiful
3. This Train Is My Life
4. You re Gone
5. 80 Days
6. Gazpacho
7. The Answering Machine
8. Estonia
9. Easter
10. Three Minute Boy
Outras resenhas de Live From Cadogan Hall - Marillion
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
A banda alemã da qual John Lydon (Sex Pistols) tentou fazer parte
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
A música que Mark Knopfler gravou em uma guitarra barata e diz ter feito "tudo errado"
A banda de rock nacional que Humberto Gessinger não curtia
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)


"Gaza", o forte manifesto político lançado pelo Marillion
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) detalham álbum em parceria
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



