Forgotten: trilha os caminhos de um Metal Épico, Forte e Vigoroso
Resenha - 13 Martyrs - Forgotten
Por Marcos Garcia
Postado em 22 de fevereiro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E da Turquia, eis que surge um nome forte em termos de Metal, o FORGOTTEN, capitaneado por Tolga Otabatmaz (que toca as guitarras e baixo no disco, e é o único membro permanente) que trilha os caminhos de um Metal Épico forte e vigoroso, lançando mão de melodias bem definidas, uma boa técnica e músicas cativantes em '13 Martyrs', seu novo trabalho e primeiro Full Length, já que a banda é veterana (foi fundada em 1995), mas que devido às barreiras financeiras e falta de grande suporte, ficou escondida nos porões do underground mundial, embora sejam bem conhecido e respeitado em seu país natal.
O que se pode esperar do trabalho?
Uma mistura de Viking/Pagan Metal com enfoque bem épico e doses de melodias bem construídas do Metal Tradicional, só que mais focado nos instrumentos tradicionais do Metal (guitarra, baixo, bateria, incursões de teclado em certas músicas, e a presença de momentos acústicos aqui e ali), bons vocais, riffs e solos de guitarra melodiosos e bem ajustados, baixo e bateria que esbanjam peso e competência, usando de uma técnica sóbria. E tudo isso em um trabalho muito coeso e forte, capaz de comover os fãs mais fiéis do estilo.
A produção sonora, feitas no Studio Loom (Studio D) por Deniz Durdağ, e a masterização feita nos Audio Mastering Service na Alemanha por Chris Bauer, está em um nível muito bom, sem deixar que nada fique muito escondido nas audições do CD, e contribui mantendo o trabalho com peso e energia, essenciais para um bom disco. A produção gráfica é bem legal e transpira a essência musical da banda.
Musicalmente, como dito acima, a banda enfoca mais um trabalho melodioso (sem cair em vertentes mais melodiosas), mas que se destaca justamente por ter um "approach" agradável e pesado, e com boas doses de energia, como pode ser visto na forte 'Conquer', que se inicia como uma marcha militar, para depois ter enfoque no feeling e numa climática Folk/Épica muito boa, com destaque para o belo uso dos teclados; a ótima 'War of the World', com um andamento bem cativante, vocais um pouco roucos, e ótimas guitarras; introduzida por guitarras acústicas, vem 'Living in My Gods', para ganhar peso em um andamento mais moderado, onde se destaca bastante o trabalho da base baixo-bateria; a linda e melodiosa 'Shaman'; a trabalhada e bela 'Song of the Wood', focada em um clima que oscila entre o peso e o feeling, enriquecida pela levada mais acústica e limpa; e a ótima e medieval 'Shadows', com vocais muito bons e guitarras bem fortes.
Uma banda que merece respeito e uma ouvida com muito carinho e atenção, e mais um bom nome que surge na Turquia.
13 Martyrs - Forgotten
(2012 - Noisehead Records - Importado)
Tracklist:
01. Conquer
02. War of the World
03. Living in My Gods
04. Shaman
05. Father
06. Song of the Wood
07. Agony Cries
08. Shadows
Formação:
Tolga Otabatmaz - Guitarras, baixo
Gökhan Bulut - Vocais (músico de estúdio)
Ufuk Bulut - Bateria, guitarra acústica (músico de estúdio)
Contatos:
http://www.myspace.com/forgottenankara
https://www.facebook.com/forgottenancyra
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Babymetal trará o kawaii metal novamente ao Brasil em novembro
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo por trás
As músicas mais difíceis e as preferidas do Slipknot por Eloy Casagrande
Uma jaqueta e uma simples mensagem originaram um dos maiores clássicos do Sepultura
O profundo significado de "Quicksand Jesus", balada inesquecível do Skid Row


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



