Forgotten: trilha os caminhos de um Metal Épico, Forte e Vigoroso
Resenha - 13 Martyrs - Forgotten
Por Marcos Garcia
Postado em 22 de fevereiro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E da Turquia, eis que surge um nome forte em termos de Metal, o FORGOTTEN, capitaneado por Tolga Otabatmaz (que toca as guitarras e baixo no disco, e é o único membro permanente) que trilha os caminhos de um Metal Épico forte e vigoroso, lançando mão de melodias bem definidas, uma boa técnica e músicas cativantes em '13 Martyrs', seu novo trabalho e primeiro Full Length, já que a banda é veterana (foi fundada em 1995), mas que devido às barreiras financeiras e falta de grande suporte, ficou escondida nos porões do underground mundial, embora sejam bem conhecido e respeitado em seu país natal.
O que se pode esperar do trabalho?
Uma mistura de Viking/Pagan Metal com enfoque bem épico e doses de melodias bem construídas do Metal Tradicional, só que mais focado nos instrumentos tradicionais do Metal (guitarra, baixo, bateria, incursões de teclado em certas músicas, e a presença de momentos acústicos aqui e ali), bons vocais, riffs e solos de guitarra melodiosos e bem ajustados, baixo e bateria que esbanjam peso e competência, usando de uma técnica sóbria. E tudo isso em um trabalho muito coeso e forte, capaz de comover os fãs mais fiéis do estilo.
A produção sonora, feitas no Studio Loom (Studio D) por Deniz Durdağ, e a masterização feita nos Audio Mastering Service na Alemanha por Chris Bauer, está em um nível muito bom, sem deixar que nada fique muito escondido nas audições do CD, e contribui mantendo o trabalho com peso e energia, essenciais para um bom disco. A produção gráfica é bem legal e transpira a essência musical da banda.
Musicalmente, como dito acima, a banda enfoca mais um trabalho melodioso (sem cair em vertentes mais melodiosas), mas que se destaca justamente por ter um "approach" agradável e pesado, e com boas doses de energia, como pode ser visto na forte 'Conquer', que se inicia como uma marcha militar, para depois ter enfoque no feeling e numa climática Folk/Épica muito boa, com destaque para o belo uso dos teclados; a ótima 'War of the World', com um andamento bem cativante, vocais um pouco roucos, e ótimas guitarras; introduzida por guitarras acústicas, vem 'Living in My Gods', para ganhar peso em um andamento mais moderado, onde se destaca bastante o trabalho da base baixo-bateria; a linda e melodiosa 'Shaman'; a trabalhada e bela 'Song of the Wood', focada em um clima que oscila entre o peso e o feeling, enriquecida pela levada mais acústica e limpa; e a ótima e medieval 'Shadows', com vocais muito bons e guitarras bem fortes.
Uma banda que merece respeito e uma ouvida com muito carinho e atenção, e mais um bom nome que surge na Turquia.
13 Martyrs - Forgotten
(2012 - Noisehead Records - Importado)
Tracklist:
01. Conquer
02. War of the World
03. Living in My Gods
04. Shaman
05. Father
06. Song of the Wood
07. Agony Cries
08. Shadows
Formação:
Tolga Otabatmaz - Guitarras, baixo
Gökhan Bulut - Vocais (músico de estúdio)
Ufuk Bulut - Bateria, guitarra acústica (músico de estúdio)
Contatos:
http://www.myspace.com/forgottenankara
https://www.facebook.com/forgottenancyra
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
O melhor álbum do U2 de todos os tempos, segundo o cantor Bono
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski
"É roubo, mas funciona às vezes": Paul McCartney lembra como fez hit de "Abbey Road"
Pepeu Gomes comenta convite para tocar no Megadeth
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



