Forgotten: trilha os caminhos de um Metal Épico, Forte e Vigoroso
Resenha - 13 Martyrs - Forgotten
Por Marcos Garcia
Postado em 22 de fevereiro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E da Turquia, eis que surge um nome forte em termos de Metal, o FORGOTTEN, capitaneado por Tolga Otabatmaz (que toca as guitarras e baixo no disco, e é o único membro permanente) que trilha os caminhos de um Metal Épico forte e vigoroso, lançando mão de melodias bem definidas, uma boa técnica e músicas cativantes em '13 Martyrs', seu novo trabalho e primeiro Full Length, já que a banda é veterana (foi fundada em 1995), mas que devido às barreiras financeiras e falta de grande suporte, ficou escondida nos porões do underground mundial, embora sejam bem conhecido e respeitado em seu país natal.
O que se pode esperar do trabalho?
Uma mistura de Viking/Pagan Metal com enfoque bem épico e doses de melodias bem construídas do Metal Tradicional, só que mais focado nos instrumentos tradicionais do Metal (guitarra, baixo, bateria, incursões de teclado em certas músicas, e a presença de momentos acústicos aqui e ali), bons vocais, riffs e solos de guitarra melodiosos e bem ajustados, baixo e bateria que esbanjam peso e competência, usando de uma técnica sóbria. E tudo isso em um trabalho muito coeso e forte, capaz de comover os fãs mais fiéis do estilo.
A produção sonora, feitas no Studio Loom (Studio D) por Deniz Durdağ, e a masterização feita nos Audio Mastering Service na Alemanha por Chris Bauer, está em um nível muito bom, sem deixar que nada fique muito escondido nas audições do CD, e contribui mantendo o trabalho com peso e energia, essenciais para um bom disco. A produção gráfica é bem legal e transpira a essência musical da banda.
Musicalmente, como dito acima, a banda enfoca mais um trabalho melodioso (sem cair em vertentes mais melodiosas), mas que se destaca justamente por ter um "approach" agradável e pesado, e com boas doses de energia, como pode ser visto na forte 'Conquer', que se inicia como uma marcha militar, para depois ter enfoque no feeling e numa climática Folk/Épica muito boa, com destaque para o belo uso dos teclados; a ótima 'War of the World', com um andamento bem cativante, vocais um pouco roucos, e ótimas guitarras; introduzida por guitarras acústicas, vem 'Living in My Gods', para ganhar peso em um andamento mais moderado, onde se destaca bastante o trabalho da base baixo-bateria; a linda e melodiosa 'Shaman'; a trabalhada e bela 'Song of the Wood', focada em um clima que oscila entre o peso e o feeling, enriquecida pela levada mais acústica e limpa; e a ótima e medieval 'Shadows', com vocais muito bons e guitarras bem fortes.
Uma banda que merece respeito e uma ouvida com muito carinho e atenção, e mais um bom nome que surge na Turquia.
13 Martyrs - Forgotten
(2012 - Noisehead Records - Importado)
Tracklist:
01. Conquer
02. War of the World
03. Living in My Gods
04. Shaman
05. Father
06. Song of the Wood
07. Agony Cries
08. Shadows
Formação:
Tolga Otabatmaz - Guitarras, baixo
Gökhan Bulut - Vocais (músico de estúdio)
Ufuk Bulut - Bateria, guitarra acústica (músico de estúdio)
Contatos:
http://www.myspace.com/forgottenankara
https://www.facebook.com/forgottenancyra
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



