Helmet: mesclando Heavy Metal com o groove do Funk
Resenha - Meantime - Helmet
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 26 de novembro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Helmet foi formado em 1989 pelo vocalista e guitarrista Page Hamilton, que saiu de Oregon para morar em NovaYork para estudar Jazz e violão clássico. Com isso, se tornou PHD em Jazz, pela Universidade de Nova York. Com fortes influências de Sonic Youth, Killing Joke, Aerosmith, AC/DC e Led Zeppelin e por seu conhecimento sobre Jazz, Hamilton decidiu formar a banda, mostrando uma maneira diferente de tocar Rock, mesclando Heavy Metal com o groove do Funk e as improvisações jazzisticas.
Para sua formação chamou Henry Bogdan (bx), o australiano Peter Mengede (g) e John Stanier (bt). Conhecido como "uma banda pensante de Heavy Metal", o Helmet resolveu evitar os padrões tradicionais do Metal, como cabelos compridos, acessórios, roupas de couro, para um modelo mais simples, como bermuda e tênis, no melhor estilo skatista. Naquela época, o Grunge tomava conta no cenário musical, enquanto bandas como Metallica e Guns 'N Roses alcançavam o auge de suas carreiras.
Após estrear com um EP e seu álbum completo Strap It On (1990), Page Hamilton e cia assinaram com a Interscorpe Records para gravar Meantime. Com dez faixas de tirar o fôlego, o disco mantém as tradicionais características da banda. In The Meantime abre o registro com as batidas e com o riff grudento, com os vocais rapeados de Hamilton. Unsung foi o primeiro single, fazendo com que o álbum alcançasse a 68ª posição da Billboard 200.
O restante das faixas se destacam pela repetição sincopada dos riffs de guitarra, com o som seco da bateria. Helmet usou a afinação das guitarras em Drop-D, com muita distorção, que muitas vezes envolvem ruidos sonoros.
Hemlet fez várias turnês, lançaram discos, mas peois de mudanças de formação e diferenças musicais, a banda encerrou suas atividades em 1998. O retorno se deu em 2004, quando Page Hamilton estava ouvindo no rádio um fã que disse que estava candaso do Nu-Metal e que estava ouvindo Helmet. Foi então que Page reuniu sua banda, contando com Chris Traynor (g), Frank Bello (bx, Anthrax) e John Tempesta (bt, Cult) para gravar Size Matters.
Atualmente, a banda faz poucas apresentações, incluindo passagens pelo Brasil.
Confiram os vídeos abaixo - In The Meantime:
Unsung (primeiro single):
Formação:
Page Hamilton - Guitarra, vocal
Peter Mengede – Guitarra
Henry Bogdan - Baixo
John Stanier – Bateria
Tracklist:
1-In The Meantime
2-Ironhead
3-Give It
4-Unsung
5-Turned Out
6-He Feels Bad
7-Better
8-You Borrowed
9-FBLA II
10-Role Model
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


